[Especial] Mocinhos de Época: Moda e Costumes [Parte III]


Olá leitores!
Separei alguns aspectos que acho interessante e que estão bem presentes nos Romances de Época. Mas desta vez aspectos vinculados aos nossos queridos mocinhos.


Eton College, conhecida nos romances como Eton, foi fundada em 1440 por Henrique VI da Inglaterra. A escola se situa  Berkshire (parte de Buckinghamshire), e educa mais de 1.300 alunos (entre 13 a 18 anos). Ex-primeiros-ministros britânicos, os atuais príncipes da Inglaterra e atores famosos já frequentaram e estudaram no local.

fonte Wikipedia

White’s é um clube de cavalheiros que fica em St Jame’s em Londres. É um clube antigo fundado em 1693 considerado o maior e mais exclusivo clube privado do mundo. Muitos famosos já frequentaram o local, sendo até hoje mantido como exclusivo para cavalheiros, com raras exceções como a visita da rainha Elizabeth II em 1991 e 2016.

fonte Wikipedia

Vestuário - eu já mencionei algumas curiosidades sobre o modo de vestir de época aqui no blog, mas sempre encontro alguma coisa a mais para acrescentar. Portanto, seguem mais algumas informações que encontrei no livro “A Roupa e a Moda: Uma história concisa”. No final do século XVIII as linhas gerais das roupas já estavam estabelecidas: os homens utilizavam um traje conhecido como tipicamente inglês (uma versão mais justa e mais elegante de roupas de campo). Essas modas apresentaram poucas variações em toda Europa, pelo menos no que remete às classes superiores. Os ingleses demoraram mais para abandonar os cabelos empoados (que eram cobertos de pó, geralmente farinha de trigo, ou utilizavam perucas brancas ou cinzas) e só deixaram de ser usados quando, em 1795, o governo passou a cobrar impostos sobre eles. A partir daí, apenas alguns homens mais idosos usavam. Vemos um exemplo de cabelo empoado em Uma Dama Fora dos Padrões cuja ambientação ocorre no final do século XVIII. O rabo-de-cavalo também foi abandonado nesta época exceto pelos militares, que ainda usaram por mais dez anos.

As roupas masculinas da aristocracia do século XVIII eram em geral mal feitas e não se ajustavam bem ao corpo. A roupa ajustada foi a essência do dandismo e George Bryan "Beau" Brummel foi um ótimo exemplo de dândi de sua época, ele se orgulhava por não haver nenhuma ruga em suas roupas e por suas calças se ajustarem às pernas como a própria dele. Não havia bordados nas roupas do dândi, eram feitas com tecido liso, corte de preferência do casaco de caça e cores primárias. Além disso, havia o arranjo do pescoço, que precisava ser feito da melhor maneira possível. O colarinho da camisa era virado para cima, com as duas pontas projetadas sobre o rosto, firmadas por um lenço em forma de plastrom ou stock. Reza a lenda que alguns dândis passavam a manhã inteira arrumando seus plastrons.


Brummel fonte wikipédia

Brummel fonte wikipédia

O stock era uma faixa dura, em nó, já pronta e abotoada para trás. O uso do plastrom ou stock fazia ser muito difícil (quase impossível) virar ou abaixar a cabeça, por isso se deu a imagem de arrogância dos dândis. Usava-se cartolas e de noite bicorne (em formato de lua crescente, sendo as duas abas apertadas uma contra outra, o que tornava possível carrega-lo sob o braço). Cabelos curtos e despenteados, a maioria dos homens se barbeavam, com exceção dos militares que usavam costeletas e algumas vezes bigodes. O uso de espadas era proibido, mas os homens usavam bengala ao sair na rua. Após a partida de Brummel em 1819 (ele fugiu para escapar de credores), as roupas de dândi e daqueles que pensavam que eram dândis começaram a apresentar todo tipo de extravagância (a copa da cartola ficou mais larga que a aba, casacos com ombreira, plastrons mais apertados e mais altos, colarinhos que chegaram até os olhos e até cintura afinada com auxílio de espartilho- meio exagerado). No entanto em 1840, as roupas masculinas ficaram mais sóbrias, as cinturas apertadas, ombreiras e outros aspectos extravagantes foram abandonadas.

Bom esse foi um breve resuminho, não dá para colocar tudo por aqui, mas espero que tenham achado interessante observar esses aspectos com um pouquinho mais de detalhes. Trarei mais informações e curiosidades futuramente.

Caso queiram acompanhar outras curiosidades, seguem abaixo alguns links semelhantes:
Romance de Época: Moda e Costumes [ Parte II]

Bjokas da Elo!

10 comentários

  1. Olá!!

    Que post maravilhoso!
    Por esses dias eu estava conversando com meu marido sobre os aspectos que mais me encantam em romances de época, por isso amei seu post!
    Quando eu leio fico só imaginando!!

    bjs
    Fe

    ResponderExcluir
  2. Oi Eloise, adorei o post.
    Sou apaixonada pelos costumes da era vitoriana, apesar de ter ranço das suas ideologias.
    Adorei descobrir novas coisas com você.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. uau que super estudo! a gente se prende tanto aos livros de romance que esquece que tem muito mais detalhes pra analisar :)
    Eu estudei alguns pontos da história durante a faculdade e tenho um livro que conta a história do vestuários desde os tempos egipcios, acho fascinante! ótimo post!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante seu post, muitas vezes nos prendemos ao desenrolar da história e não paramos para observar o tanto de pesquisa e cuidados o autor deve ter ao escrever sua obra afim de dar maior verossimilhança a sua obra. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que bacana! Confesso que amo histórias com esse enredo histórico. Essa época sempre serão maravilhosos enredos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elo!
    Ah, eu amo romances de época, mas não dá pra negar que a vida das pessoas era muito complicada nessa época, em especial a das mulheres. Vendo você descrever a moda masculina me deixou sufocada kkkkkkk quando li que algumas peças extravagantes foram abandonadas "soltei o ar que não sabia que estava segurando". Hahahahaha! Mas eu adorei o seu post! Em especial as curiosidades sobre os locais, com certeza vou encará-los com outros olhos a partir de agora. Vou espiar os outros posts também. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Eloise, tudo bem? Eu não leio romances de época com frequência mas, ano passado realizei algumas leituras do gênero e fiquei encantada com a quantidade de detalhes nos livros, as autores realizaram uma pesquisa ENORME antes de montar a história, o que me deixou ainda mais apaixonada por ela. Eu acho essas roupas masculinas da era vitoriana, muito exageradas e com certeza os homens se sentiam sufocados com tantas roupas...kkk

    Adorei o post, espero os próximos!
    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem ?

    Amei o post, além de interessante é um prato cheio para quem ama romances de época e pode adentrar melhor no assunto com os costumes e a moda . Foi um post muito bom de ler, se tratando dos modos ...a era vitoriana foi rica e encantadora.

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Ainda não iniciei a leitura de romances de época, mas amei o post e as curiosidades que você trouxe. Muito interessante! Parabéns pelo post e pela pesquisa!

    Beijos

    ResponderExcluir

Topo