[Resenha] O Alquimista


O Alquimista – edição especial 30 anos
Autor: Paulo Coelho
Editora: Paralela
202 páginas

O livro retrata a história de um pastor de ovelhas chamado Santiago que vive uma vida tranquila e agradável, mas que decide abrir mão de tudo o que tinha para seguir um caminho diferente do que estava habituado. Santiago (também denominado de “rapaz” ao longo da leitura) tem um sonho repetido que acredita ser profético. O sonho fala sobre um tesouro oculto, escondido perto das pirâmides do Egito. Portanto, de sua casa na Espanha, o rapaz parte para aventuras nos mercados de Tânger e travessias no deserto egípcio onde se depara com um alquimista. A “Lenda Pessoal” é o tema central do livro, quando você quer muito uma coisa, todo o universo conspira a favor para ajudá-lo a alcançá-lo.

“[...]as decisões eram apenas o começo de alguma coisa. Quando alguém tomava uma decisão, na verdade estava mergulhando numa correnteza poderosa, que levava as pessoas para um lugar que jamais havia sonhado na hora de decidir.”



Esse é um livro que sempre vou recomendar. Os livros do autor costumam ter uma vibe esotérica e mística, com mensagens espetaculares, destas que você guarda para vida. Não importa quanto você leia ou releia, sempre haverá algo novo para se tirar destas leituras.

“O rapaz começou a invejar a liberdade do vento e percebeu que poderia ser como ele. Nada o impedia, exceto ele próprio.” 

Eu li esse livro na minha adolescência, então quando decidi reler fiquei pensando qual seria a sensação? Mas, para minha surpresa percebi que o amor que sentia por essa obra continuava ali. Sabe quando você se lembra do por quê de gostar tanto disso ou aquilo? Então, essa foi a minha experiência com essa releitura. É difícil falar muito sobre essa obra, pois acho que é mais interessante para o leitor pisar em terras desconhecidas para absorver melhor as lindas mensagens e reflexões presentes em suas páginas.


“-São as forças que parecem ruins, mas que na verdade estão ensinando a você como realizar a sua Lenda Pessoal. Estão preparando seu espírito e sua vontade, porque existe uma grande verdade neste planeta: seja você quem for ou o que faça, quando quer com vontade alguma coisa, é porque esse desejo nasceu na alma do Universo. É sua missão na Terra.”

“[...] às vezes as coisas mudam na vida no espaço de um simples grito, antes que as pessoas possam se acostumar com elas.”


Essa edição de capa dura, exclusiva da Amazon, foi desenvolvida para comemoração de 30 anos da obra. Adorei demais essa edição, com ótima diagramação, papel, texto e arte. A editora Paralela tem feito um lindo trabalho com as obras do autor, vários outros títulos também receberam um novo design.



O Alquimista apresenta uma história envolvente, com uma escrita simples e fluida e com final surpreendente. Nesta releitura eu enchi o livro de post its, já deu para perceber pela quantidade de quotes ao longo da resenha certo? -risos. Mas é muito difícil escolher apenas um ou outro, afinal é um livro que mexe comigo e aquece meu coração. Recomendo demais este como outros livros do autor: Brida, O Diário de um Mago, O Demônio e a Srta. Prym, A Espiã são alguns que adoro! <3 Abaixo mais alguns quotes:

“E como consigo adivinhar o futuro? Pelos sinais do presente. No presente é que está o segredo; se você prestar atenção ao presente, poderá melhorá-lo. E se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor ainda.”

“Ninguém consegue fugir do seu coração. Por isso é melhor escutar o que ele diz. Para que jamais venha um golpe que você não espera.”

“Sou como todas as pessoas: vejo o mundo da maneira que desejava que as coisas acontecessem, e não da maneira que as coisas acontecem.” 

“[...] ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo o que quer e necessita.  Só sentimos medo de perder aquilo que temos, seja nossa vida, sejam nossas plantações. Mas esse medo passa quando entendemos que nossa história e a história do mundo foram escritas pela mesma mão.”

“Onde estiver seu tesouro, ali estará também o seu coração, dissera o Alquimista.”


Bjokas da Elo!

Um comentário

  1. Eu nunca li nada do Paulo Coelho, mas já adorei a recomendação. E os quotes estão maravilhosos. Já vi que os livros dele trazem bastante mensagens legais como você falou. Adoro e já anotei!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir

Topo