Dicas da Eloise: Livros de Detetive


Se tem uma leitura que eu amo de paixão são histórias que contêm enigmas para decifrar, um quebra-cabeça para solucionar e um delicioso mistério para desvendar. Nessa coluna pretendo abordar os famosos livros de detetive e dar algumas dicas legais tanto de obras de autores precursores do gênero como também os mais atuais.


O gênero de ficção de detetive (como gênero autônomo) teve como pioneiro o norte-americano Edgar Allan Poe, no século XIX, com o conto  “Os Assassinatos da rua Morgue”, cujo herói detetive utiliza sua observação, dedução e intuição para solucionar um assassinato. Entre 1852-1853 temos “A Casa Soturna” de Charles Dickens, onde o inspetor Bucket examina diversos suspeitos durante a investigação de um homicídio, e em 1868 temos “A Pedra da Lua” de Wilkie Collins, que foi a primeira obra completa de detetive escrita em língua inglesa. Normalmente, no centro dessas histórias está o detetive, que é sempre retratado como uma pessoa muito inteligente, observadora, dotada de habilidades, cujos pensamentos e intuições estão sempre a frente de todos na trama.

Resenha: O Último dos Canalhas


O Último dos Canalhas
Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
304 páginas

Durante várias gerações, os Mallorys eram vistos como canalhas notórios de nascença. Isso porque eram homens devassos, entregues a luxúria, perversos e encrenqueiros. Entretanto, com o passar do anos eles se tornaram mais, digamos assim, civilizados. Claro que em toda família tem sua exceção e nesse caso temos Vere Alywin Mallory, considerado o último canalha da família e o atual duque de Ainswood.


Vere é um verdadeiro devasso, não liga pro seu título e não se preocupa de se comportar ou estar apresentável como um nobre. Seu nome sempre está envolvido em fofocas e é considerado uma vergonha para alguns de seus familiares. Mallory aprontava desde jovem, quando estudava em Eton e era parceiro de crimes ao lado de Sebastian Ballister, conhecido como Lorde Belzebu (protagonista do livro “O Príncipe dos Canalhas) e do visconde de Wardell. A maioria dos membros da família Mallory morre muito cedo, por isso Vere presenciou diversos funerais, inclusive de algumas pessoas que ele considerava e amava muito, e é devido a essas perdas que ele acabou se tornando duque, depois de presenciar vários enterros, era a vez dele assumir o maldito título.
Topo