Resenha:Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar


Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar
Autor: Edgar Allan Poe
Conto disponibilizado pelo desafio #12mesesdepoe
Tag criada pelo blog AnnaCosta

O conto retrata a história do senhor Valdemar, um homem idoso cuja saúde está bastante debilitada. Não há mais nada a ser feito a não ser esperar que a morte bata a sua porta. Um amigo, conhecido apenas como P— e também narrador dessa história, apresenta um imenso interesse pelo mesmerismo (hipnotismo) e propõe ao velho moribundo uma experiência com hipnose momentos antes de sua morte. Quando Valdemar descobre que tem apenas vinte e quatro horas de vida contacta P— e aceita participar desse experimento. O narrador compartilha com o leitor que esse tipo de experimento jamais fora testado em tal situação. Portanto, estava muito curioso e interessado para ver e compreender quais efeitos o mesmerismo teria sobre uma pessoa moribunda.

 Livro da foto: Histórias Extraordinária da Editora Abril (obs: essa edição não possui este conto,  foto ilustrativa)

Para surpresa do narrador, a mesmerização funciona, e mesmo após sua possível morte o Sr. Valdemar continua conversando com o hipnotizador. Em um transe, P—pergunta se Valdemar está dormindo e como resposta ele afirma que está "dormindo", mas ao mesmo tempo também fala a palavra “morrendo”.

Bloguices: Tag 7 Livros – 7 Sentimentos


Olá leitores!!!! Fui marcada pela querida Cailes do Blog Histórias Literárias na tag 7 Livros – 7 Sentimentos, que consiste em relacionar os 7 sentimentos abaixo com livros. Segue as minhas respostas:


1- Tristeza:  “O Oceano no Fim do Caminho” de Neil Gaiman, é um livro maravilhoso, que me emocionou bastante. Me senti envolvida com a história e mesmo que seja uma trama que tenha aquele toque de fantasia, acabou me conduzindo a momentos nostálgicos e de reflexão, até porque é uma trama que remete a recordações, nostalgia, amizade, superação... Enfim, é uma história muito bonita que faz o leitor mergulhar no seu próprio oceano e refletir sobre quem você é e sua trajetória - comigo foi assim. Eu realmente chorei com esse livro, mas não tanto pela história, e sim pela forma que ele tocou minha alma. 




2- Amor: A série Os Bridgertons”. Gosto muito da forma que a Julia Quinn apresenta o amor em suas histórias, tanto o amor entre um homem e uma mulher, como entre familiares e amigos. É uma série que te cativa, com personagens carismáticos, cujas histórias te envolvem do início ao fim.
Topo