[Resenha] Bree


Resenha: Bree
Autora: Tay Lopes
E-book cedido pela autora

“Eu costumava a pensar que meu nome parecia com o vento. Que soava leve como a brisa em uma tarde de verão, que era como uma canção de ninar, como o primeiro dia de férias, como um sorriso casual, como a primeira estrela ao anoitecer.”

Este é o segundo livro que leio da autora e mais uma vez fui arrebatada por sua escrita. Sua narrativa é doce e poética, que emociona, aquece o coração e que nos faz suspirar. Uma leitura deliciosamente fluida com personagens plausíveis e humanos, cheio de acertos e erros e dilemas para enfrentar.


"E quando você se torna praticamente invisível acha que talvez com sorte também possa pausar os sentimentos. Quando se torna tão irreal quanto um conto infantil, acha que talvez seja possível pausar também a dor."

"Existe certa poesia no tapete de folhas que começa a cair finalizando uma outra estação. Um novo começo... Um dia tudo estará no seu lugar outra vez."

Bree era uma adolescente como outra qualquer, frequentava a escola, tinha amigos, uma família que amava, no entanto, vê tudo à sua volta virar de cabeça para baixo quando seu pai é preso por fraude. Muitos amigos se afastam, sua mãe se torna uma pessoa ausente e acaba se tornando uma jovem bem solitária, sendo alvo de fofocas e terríveis bullyings. Bree é uma jovem, de nome peculiar, que sempre se deu bem com as palavras, mas após enfrentar todos esses problemas ela acaba por se sentir incompleta...Isso porque toda essa situação que envolveu seu pai também atingiu outras pessoas, ou seja, além de perder seu pai, sua mãe, amigos e qualquer tipo de respeito que poderia ter por seus colegas da escola, Bree também perdeu seu grande amor, Ethan Foster.

"Ethan era feito de luz, ele era o conto mais valioso de um escritor anônimo, aquele que guardamos a sete chaves, aquele que queremos mostrar ao mundo e ao mesmo tempo temos receio de perder... Ele era esse momento único de calmaria entre o fim da tarde e o despertar das estrelas."

"Algumas vezes é preciso partir pra não ter que ir embora nunca mais."


"Algumas coisas não foram feitas para serem nomeadas. Sentimos. E isso é tudo."

"Esse era um conto bem estranho onde uma estrela cadente caía na terra e se apaixonava por um simples vaga-lume. Que vaga-lume de sorte... Que estrela tão ansiada..."

"Quem eu era? Uma garota comum. Algumas vezes metade, algumas vezes inteira. Um conjunto de palavras. Um punhado de silêncio. Quem era ele? Uma estrela em ascendência. Minha proteção."

Como mencionei acima, a escrita da autora é bem poética, a forma que a personagem Bree se expressa comove o leitor, são palavras belas, tocantes e sinceras. É aquela leitura que você quer ler com calma e saborear cada palavra e momento. O livro não apresenta grandes reviravoltas, mas todos os problemas que Bree enfrenta são situações reais, que acontecem no dia a dia, com a gente, com algum amigo ou conhecido, ou seja, situações para se pensar e refletir como bullying, julgamentos, fofocas, problemas familiares e conflitos amorosos. Um aspecto que acho muito interessante na escrita da autora é justamente e o fato de ela conseguir trabalhar temas tão sérios e fortes de forma leve e tocante. Uma história deliciosa, repleta de amor, amizade, perdão e superação.

"Arriscar... A vida é uma grande surpresa, uma escolha não feita e os riscos das que fazemos. No fim todos somos estrelas, e cada um brilha a sua maneira."


Eloise G.F

Um comentário

  1. Oii!!
    Elo, não conhecia o livro, mas dá para perceber que a escrita da autora é realmente poética somente lendo os trechos que trouxe.
    Gosto de livros em que o autor possua essa narrativa, recentemente li um livro assim.
    Faz tempo que não leio YAs, mas adoro os livros do gênero que retratam essas problemáticas que citou, confesso não me atrair por livros jovens que não tem essa característica kkk. Acho que apenas Para Todos os Garotos que já amei está na minha lista de YAs leves kkk
    Amei a resenha 😘
    Bj!!

    ResponderExcluir

Topo