[Resenha] The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo


Resenha: The Girl From Everywhere – O Mapa do Tempo
Autora: Heidi Heilig
Editora: MorroBranco
416 páginas

O que você faria por amor?
Nessa viagem repleta de aventuras, mitologia e magia nos deparamos com a história de Nix, uma jovem inteligente, devoradora de livros, que viaja a bordo do Temptation, um navio pirata. Ao lado do seu pai e capitão Slate, Nix e a pequena tripulação vão em busca de mapas para viajar, contudo, o tipo de mapa que eles procuram é aquele que leva para qualquer tempo e lugar, ou seja, um mapa do tempo.

“[...] as chances favorecem as mentes preparadas [...]” 


Desde que Nix se entende por gente viaja no tempo, acumulando tesouros, conhecendo gente nova e lugares exóticos. No entanto, toda essa viagem tem um propósito: encontrar o mapa Honolulu de 1868 (ano de nascimento de Nix e morte de sua mãe). Slate quer esse mapa custe o que custar, mas a jovem receia que com esse mapa sua vida possa correr um grande risco. Afinal, o que aconteceria se seu pai conseguisse salvar sua mãe, como seria sua vida e quem seria?

“Na mitologia sânscrita, dizem que o sopro é vida, e eu não queria dar vida aos meus medos.”

“A era da exploração acabou faz tempo, amira. Agora estamos na era da globalização. E quando todo mundo aceita que alguma coisa é de um jeito, todos os outros jeitos de que ela poderia ter sido desaparecem.”

“Dinheiro é melhor quando é gasto depressa. Nunca se sabe quando alguém pode roubá-lo do seu bolso.”

“-Os tempos estão mudando?
-Esse é um dos motivos pelos quais registro o que vejo. Caso contrário, as coisas desaparecem.” 

“Nunca fico nos lugares por tempo suficiente para conhecer seus segredos.”

“-O que você mais gostaria de ver? [...]
-Alguma coisa que eu só possa ver aqui e agora.”

“Antes mesmo de saber, já fazia parte desse lugar, e era cada vez mais difícil fingir que ele não fazia parte de mim.” 

“[...] eu hesitei em partir. Por quê? Por medo de ser desfeita? Ou porque, ao ficar livre para partir, eu poderia me lembrar de todas as outras razões que tinha para ficar? 

Para embasar essa fantasia, a autora nos trouxe uma boa dose de fatos históricos e reais, aspecto que deixou a leitura ainda mais interessante, além de despertar minha curiosidade sobre lugares, artefatos e situações mencionadas na trama. Apesar do tema “viagem no tempo” ser bastante usado hoje em dia (que eu, a propósito, adoro!) achei que a autora soube trazer sua própria essência e fórmula a história, tudo foi bem inesperado e novo para mim. Adorei o fato da autora ter mesclado viagem no tempo com navegação e pirataria, além de ter apreciado bastante a relação dos mapas com registros dos lugares, o fato das pessoas deixarem de acreditar em algo ou lugar e este de fato deixar de existir e virar uma lenda. E o mais bacana é que não é todos os mapas que viajam no tempo, existe uma explicação plausível e bem interessante sobre isso no livro.

“[...] quando passamos por uma grossa figueira aprendi que, em terra, o primeiro sinal de um novo dia não era a luz do sol, mas o canto dos pássaros.”

“Às vezes, o destino escolhe por nós.”

Para quem é fã de fantasia, pirataria, viagem no tempo e de uma boa aventura, essa é uma ótima escolha. Além de trabalhar todos esses aspectos já citados, a autora também desenvolveu personagens plausíveis que lidam com questões familiares, situações amorosas e laços de amizade. A única coisa que me incomodou foi o triângulo amoroso, que acabou sendo, em minha opinião, desnecessário. Contudo, tudo foi distribuído na dose certa. É um livro para ser apreciado, com uma narrativa primorosa e personagens cativantes. Já fazia tempo que queria ler essa história e fiquei apaixonada pela escrita da autora e por essa trama envolvente. Já estou animada para ler o próximo! Amei essa linda edição feita pela MorroBranco, essa é a primeira obra que adquiro da editora e fiquei super satisfeita com a aquisição. Super recomendo!


Eloise G.F




6 comentários

  1. MENINA! Eu amei a temática do livro, Piratas do Tempo! O tipo certo de mistura, nunca vi nada do tipo e já amei só pela sua resenha! Adoro também quando o autxr se baseia em fatos reais, deixando tudo mais vivo na nossa imaginação, parece ser um livro gostoso de ler!

    ResponderExcluir
  2. Oi,tud bem ?

    O post já começar com essa interrogação sobre o que fariamos por amor, já me ganhou kkkkkk, mas fiquei duplamente apaixonada ao ler a proposta do livro com viagem no tempo, mágia e aventuras . Já abri o link da Amazon e adicionei a minhas lista de desejados. Também tenho que mencionar que os quotes estão maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?

    Eu adorei a temática desse livro! Estou namorando ele tem um tempão, porque nunca li nada com foco em piratas, ainda mais piratas do tempo. Amei suas fotos demais, menina! Ficaram lindas!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca li nenhum livro sobre piratas...
    Mas viagem no tempo eu tb amo!
    Acredito que trabalhando bem dá pra sair uma mistura fantastica desses dois temas :)
    Espero ler em breve!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Não sou muito fã do gênero fantasia, porque gosto de ler sobre a realidade. Porém, o que me chamou atenção nessa história foi ser uma ficção com uma boa dose de real, e a autora que soube lidar com a viagem no tempo com seu próprio jeito de escrever. Me interessei.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elo!
    Eu estou lendo uma história com viagem no tempo (o último dos magos) e já quero ler outras com a mesma temática, porque estou adorando! Agora acho incrível que quase todos os elementos que você citou na sua resenha, me deixaram curiosa para conhecer essa história. Já estava de olho nela desde o seu lançamento no ano passado e estou aguardando uma oportunidade de adquirir o livro. O triângulo amoroso, quando não é bem estruturado, realmente vira um pé no saco, acho uma pena que alguns autores continuem insistindo nisso. Mesmo com essa ressalva, adorei a dica <3

    Bjs,
    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir

Topo