[Especial] Curiosidades A Abadia de Northanger


Quando li A Abadia de Northanger fiquei espantada com a quantidade de referências que a autora utilizou de livros góticos. Portanto, assim que terminei de ler fui pesquisar sobre o romance e sobre essas referências e notei que esta obra tem muito mais informação, história e curiosidades do que imaginava. Caso queira saber mais sobre a história do romance, tem resenha aqui no blog, segue o link: [Resenha] A Abadia de Northanger


As informações descritas abaixo não apresentam spoilers sobre o romance, apenas curiosidades que encontrei sobre a obra em si e a autora e que resolvi trazer de forma sucinta.

*O romance foi escrito entre 1798 e 1799 e publicado postumamente em 1817, intitulado como “Susan”, uma possível referência ao conto “Simple Susan” que encontra-se na obra “The Parent’s Assistant” da autora Maria Edgeworth. Houve uma situação bem complicada em torno da publicação desse livro. O romance chegou a ser comprado por um editor com intuito de ser publicado em 1803, contudo passou-se seis anos e o livro não saiu. Jane Austen teve que pagar para receber de volta a obra e seus direitos sobre ela. Infelizmente, a escritora acabou falecendo em julho de 1817 e a obra acabou sendo publicada apenas em dezembro do mesmo ano pelo seu irmão. É importante ressaltar que A Abadia de Northanger é o primeiro romance que a autora finalizou, contudo foi revisto apenas mais tarde, após outras obras já terem sido publicadas.



*Alguns acreditam que o nome da obra foi modificado para Northanger Abbey pelo irmão de Jane, Henry Austen, com intuito de evocar aos romances góticos que estavam em alta na época. Mas também se acredita que Jane teria abandonado o título original “Susan”, após o surgimento de uma novela anônima com mesmo nome.

*A publicação de 1818, que contem A Abadia de Northanger e Persuasão apresenta um prefácio escrito por Henry Austen datada de dezembro de 1817. O texto é uma homenagem para Jane Austen, apresentando-a a primeira vez ao público como a mulher e escritora que ela era, sua personalidade, gostos e a forma que ela via suas obras.

Fonte Imagem - Wikipedia

*Austen utiliza como pano de fundo de Northanger Abbey a vida social de sua época, status, comportamento e moralidade (aspecto presente em suas obras), tendo como foco a cidade de Bath, local que conhecera em 1797 e que passa a morar em 1800. Austen apresenta com humor a futilidade de algumas de suas personagens que se importam com bens materiais e se preocupam com a renda alheia acima de todas as coisas (o humor e a paródia são elementos marcantes desta obra ).

*Os principais temas abordados na trama são: complexidade e tédio da alta sociedade (conflitos e seleção de parceiros, casamento por interesse e casamento por amor); a comparação da realidade com um romance gótico, como se a vida fosse o mesmo que a ficção; encorajamento a leitura de romances para seus leitores, contanto que aprendam a separar a vida da ficção e controlar a imaginação; o amadurecimento das jovens para idade adulta que precisam lidar com problemas, traições e falsidades.

*A autora faz paródia aos romances góticos, que eram muito populares em sua época, e sua influência nas mentes das jovens. Sua mocinha e heroína, Catherine Morland, é um forte exemplo disso, onde fica deslumbrada com sua visita a Abadia de Northanger e começa a imaginar aventuras sombrias influenciadas pelos romances que lia. Contudo, apesar da paródia a autora defendia os romances em geral, a maioria escrito por mulheres, que eram considerados inferiores e de segunda categoria. Inclusive, apresenta a leitura como uma ferramenta valiosa para o crescimento pessoal.

*A Abadia de Northanger apresenta aspectos de um romance de aprendizagem, onde o herói ou heroína passa por um caminho de amadurecimento e aprendizado para a fase adulta. É uma forma de advertir jovens que se empolgam pela fantasia e esquecem da realidade cotidiana. Catherine Morland é uma jovem que passa por provações e decepções, e passa a notar que a realidade da vida é bem diferente dos livros que lê.


*Os livros mencionados em Northanger Abbey são “Camilla” e “Cecília” – Fanny Burneys, “Belinda” de Maria Edgeworth e “The History of Sir Charles Grandison” de Samuel Richardson. Todos autores que a autora admira.

*As obras de Austen costumam defender romances e romancistas, e essa acaba sendo uma das características de Northanger Abbey, principalmente nos diálogos entre Catherine e Henry Tilney. A educação das mulheres progrediu notoriamente no século XVIII e os romances se tornaram extremamente populares entre elas. Entre 1692 e final do século XVIII, a maioria dos romances eram escritos por autores femininos.

*Jane Austen recebeu influência de diversos autores, mas há três romancistas que merecem destaque: Fanny Burney, Maria Edgeworth e Ann Radcliff. Acredita-se que Nothanger Abbey apresenta uma grande influência de Fanny Burneys e suas obras, principalmente do romance “Camilla”, cuja heroína foi uma forte influência para a mocinha Catherine Morland. A obra de Maria Edgeworth, "The Parent’s Assistant" ao lado da obra de Burneys atribui o caráter de romance de aprendizagem na trama de Austen, onde marca a passagem da heroína para fase adulta. Já Ann Radcliff, com suas obras "A Sicilian Romance", "The Romance of The Forest" e "Les Mysteres d’Udolphe", é a que proporciona o toque gótico que caracteriza o romance.

*Northanger Abbey apresenta uma seleção de romances góticos da época. Isabella Thorpe, amiga de Catherine lhe apresenta uma lista com os sete “romances abomináveis”, também conhecidos como “The Northanger Set of Jane Austen Horrid Novels”. Em 1927, os títulos desses romances foram identificados por Michael Sadler, segue a lista:
The Midnight Bell (1798) de Francis Lathom
The Castle of Wolfenbach (1793) de Mrs Eliza Parsons
The Clermont (1798) de Regina Maria Roche
The Mysterious Warning de Mrs Eliza Parsons
The Necromancer ou The Tale of the Black Forest (1794) de Ludwig Flammenberg, pseudônimo de  Karl Friedrich Kahlert
The Orphan of the Rhine (1798) de Eleanor Sleath
Horrid Mysteries (1796) de Karl Grosse

**Achei esse ebook na Amazon, ainda não sei se é bom, mas é interessante por ter todos os livros em um arquivo só.**

Espero que tenham gostado. Eu posso escrever inúmeros posts sobre Austen, que ainda vai ter mais e mais coisas para compartilhar. Essa lista representa a quintessência da novela gótica mais assustadora, selecionada por Jane Austen. E este ano, apesar de ter prometido não fazer metas, eu gostaria muito de ler e conhecer esses títulos. E aí quem já leu?

Bjokas da Elo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo