[Resenha] Sem Canção



Resenha: Sem Canção
Autora: Naiara Aimee
Ebook cedido pela autora

“Sabe o que é legal na música? [...] É que ela pode até ser feita com um propósito, mas, quando é jogada ao mundo, podemos fazer diferentes interpretações dela.”

Neste romance contemporâneo, Aimee nos apresenta Erin Albuquerque, uma jovem jornalista que não é muito fã de música. Erin gosta de silêncio, de estar apenas com seus pensamentos, principalmente quando precisa escrever uma coluna para seu trabalho. Contudo, seu mais novo vizinho chega para acabar com sua paz e tranquilidade, afinal, para sorte de Erin, ele é nada mais nada menos do que músico. Ela mal o conhece e já o detesta, seus dias são preenchidos com sons de instrumentos e canções, tudo o que ela menos precisa para se concentrar e trabalhar.


“[...] não quero apenas que goste da música, quero que sinta a música. As coisas externas te distraem, mas, se você apenas ouvir e se deixar levar, vai perceber o quão profunda ou significativa ela pode ser.”

Confesso que a primeira coisa que me chamou atenção neste livro foi seu título, quando Naiara me enviou seu mais novo trabalho eu fiquei pensando e refletindo como seria um mundo sem canção? Afinal, eu acordo com música, eu ando de ônibus e vou caminhar com música, eu danço, claro que danço também no silêncio, mas a música me move, me faz vibrar...portanto, o título em si já mexeu comigo, assim que li esse nome “Sem Canção” já fiquei curiosa, intrigada e animada para saber o que encontraria dentro destas páginas.

“[...]se há uma coisa que eu aprendi com tudo que aconteceu, é que devemos viver e sentir cada dia como se não houvesse amanhã, pois , como diz uma das minhas canções preferidas, na verdade não há.”

“Ele consegue despertar mais em mim; consegue fazer com que flutue, fazendo eu me sentir nas nuvens só pelo fato de estar perto de mim.”

E encontrei o Gabriel, Gabe para os íntimos. Um mocinho maravilhoso, sensível e que fala de música de uma forma tão bela e profunda que não tem como não amá-lo. Eu me identifiquei muito com esse personagem, porque assim como ele fiquei pasma ao saber que Erin não gostava de música, algo que é tão importante para mim e para meu dia a dia. Mas também não posso negar que nesta leitura também me identifiquei com Erin, porque sou uma pessoa muito centrada e estudiosa, e acredito que o único momento que não consigo ouvir música é justamente quando estou escrevendo ou lendo, então eu a perdoo em parte.

“[...] não posso deixar de ficar fascinada com a forma como ele sente o que canta.”

“[...] percebo como expor a situação, compartilhar com outras pessoas que passaram pelo mesmo e saber que não estão sozinhas é algo realmente importante.”

“Sua voz rouca percorre meu corpo como eletricidade e me atravessa, fazendo com que eu sinta cada palavra que sai da boca dele com uma intensidade poderosa. Cada frase que ele canta me soa como uma declaração e, secretamente, todo meu eu anseia que elas sejam verdade.”

“[...] o som da sua voz é toda música que quero ouvir.”

Naiara tem uma escrita sensível, suave e tocante. Seus personagens são carismáticos e suas histórias são envolventes e emocionam de uma forma que aquece o coração do leitor. Um ponto que adorei foi o fato da narrativa ser em primeira pessoa e intercalada, ou seja, em alguns momentos temos o ponto de vista de Erin e outros de Gabe. Outro ponto que merece destaque foi seu desfecho, me surpreendi bastante e fiquei satisfeita por ter fugido do óbvio e de inúmeros clichês. Além do romance, a trama levanta questões sobre violência e abuso contra mulher. A mocinha passa uma situação complicada logo no início da trama, e sendo jornalista começa a desenvolver uma reportagem que ajude outras mulheres que sofreram situações semelhantes ou piores. Mesmo não sendo o ponto principal da história, esse foi um assunto muito bem abordado e conduzido ao longo da narrativa. A autora soube trabalhar o assunto com muita leveza e seriedade. Esse é aquele romance que aborda a palavra amor no seu sentido mais puro e verdadeiro de ser, aquela leitura que você começa e não quer parar, que você se torna amiga dos personagens e quer acompanha-los nas suas próximas trajetórias. É uma leitura fluida, leve, divertida e tocante. Super recomendo!


Eloise G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo