[Especial] Homenagem Edgar Allan Poe


Há 168 anos atrás, o mundo perdia um grande nome da literatura. Edgar Allan Poe foi escritor, poeta, crítico e editor, conhecido por seus contos que abordam temáticas macabras e sombrias.


Em seus contos, Poe trabalhou com personagens perturbadas, mentes inquietas e até mesmo neuróticas que enfrentam a dualidade de sua personalidade. O autor explorou detalhes oníricos sombrios, com pessoas enterradas vivas, cadáveres que ressuscitam, lares em decadência e personagens com tormentos psicológicos. São ambientados em cenários melancólicos, sendo a morte, o fatalismo e a imersão no desconhecido da alma humana características fortes de suas obras. Pela voz da personagem (que muitas vezes é também o narrador do conto) somos conduzidos a uma atmosfera lúgubre, uma leitura intrigante e desfechos que provocam sensações de constante perigo e terror.

Contudo, suas obras nem sempre foram voltadas a uma temática gótica e sombria, Poe também escreveu sátiras, poemas, contos de humor carregados de ironias e hoaxes (uma espécie de trote ou brincadeira com intuito de enganar alguém ou determinado grupo, convencendo-os de que algo falso é real). Teve grande influência sobre a poesia simbolista, a ficção científica, ao romance policial moderno e psicológico.

Poe é um dos meus escritores favoritos. Seus contos mexem comigo de tal maneira que é difícil explicar, o medo que Poe inseriu em seus contos é algo mais profundo, algo que toca e provoca sensações como revolta, angústia, fascínio, aflição, indignação... Ele consegue, de fato, expor os terrores ocultos da natureza humana. Poe não escreveu sobre histórias que dão susto, ele mostra o medo, sua essência, nua e crua.


Se você ainda não conhece Poe, deveria conhecer. Seus contos são inteligentes com desfechos de tirar o chapéu. Suas histórias são narradas de forma breve e concisa, no entanto é incrível como sua narrativa consegue te prender e te envolver em tão poucas páginas. Sem mencionar que essa edição da DarkSide Books é sensacional de linda!! Super recomendo, inclusive tem no blog os 13 motivos para você adquirir essa edição. Não deixe de conferir no link  abaixo. Vou deixar também outros links de posts desenvolvidos aqui no blog que falam sobre o autor e algumas de suas obras.

Bjusss Bjusss!
Eloise G.F

2 comentários

  1. Adoro Poe. Ele faz aquele tipo de terror que dá nó na barriga. A gente arregala os olhos e segue lendo, na esperança vã de que o protagonista se salve de alguma forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mônica me sinto dessa forma. É uma leitura sombria e deliciosa. Também adoro esse homem! <3
      bjusss!

      Excluir

Topo