[RelendoHP] Harry Potter e a Pedra Filosofal


[RelendoHP] Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: JK Rowling
Editora: Rocco
208 páginas

Há dez anos atrás eu começava a ler Harry Potter. Eu era muito fã dos filmes (e ainda sou), porém quando chegou a vez de A Ordem da Fênix eu senti uma necessidade de conhecer os livros e toda a história do universo bruxo criado pela JK Rowling, pelo simples fato de ter me sentido um pouco perdida no quinto filme da série. E posso afirmar que essa foi a melhor decisão que tomei. Se você gosta dos filmes e ainda não conhece os livros, ou se você não conhece nada e só ouviu falar do menino bruxo, então eu lhe digo: Leia! Essa é uma leitura que vou indicar sempre, para todas as pessoas, para todas as idades. Eu simplesmente amo a escrita, a trama, as personagens e todo esse universo de magia, amizade e amor criado pela JK Rowling....e nessa primeira releitura eu já pude reafirmar esse sentimento que tenho por essa obra.<3


No primeiro livro da série, Harry é introduzido ao mundo da magia. Ele foi criado pelos seus tios trouxas (pessoas que não são bruxos) sem saber sua real origem ou sobre o verdadeiro motivo da morte de seus pais. Logo no início do livro é explicado que eles morrem combatendo um dos grandes vilões bruxos: Voldemort, que acabou sendo derrotado por ninguém menos do que Harry Potter, o menino (que ainda era um bebê) que sobreviveu. A única “lembrança” que Harry tem desse dia é a cicatriz em forma de raio que ele tem na testa. Portanto, Harry Potter é um nome muito conhecido entre os bruxos, que se tornou famoso por esse ato, porém o próprio menino Potter não sabe disso...até completar 11 anos de idade.

“Uma brisa arrepiou as cercas bem cuidadas da rua dos Alfeneiros, silenciosas e quietas sob o negror do céu, o último lugar do mundo em que alguém esperaria que acontecessem coisas espantosas. Harry Potter virou-se dentro dos cobertores sem acordar. Sua mãozinha agarrou a carta ao lado, mas ele continuou a dormir, sem saber que era especial, sem saber que era famoso, sem saber que iria acordar dentro de poucas horas com o grito da Sra. Dursley ao abrir a porta da frente para pôr as garrafas de leite do lado de fora, nem que passaria as próximas semanas levando cutucadas e beliscões do primo Duda... Ele não podia saber que neste mesmo instante, havia pessoas se reunindo em segredo em todo o país que erguiam os copos e diziam com vozes abafadas: — À Harry Potter, o menino que sobreviveu!” 


“Você nunca se perguntou como arranjou essa cicatriz na testa? Isso não foi um corte normal. Isso é o que se ganha quando um feitiço poderoso e maligno atinge a gente; destruiu os seus pais e até a sua casa, mas não fez efeito em você, e é por isso que você é famoso, Harry. Ninguém nunca sobreviveu depois que ele decidia matá-lo, ninguém a não ser você, [...]”

Um pouco antes de seu aniversário, Harry começa a receber estranhas cartas, que seus tios se recusam a lhe entregar. Ele fica intrigado com o conteúdo e quem poderia querer entrar em contato com ele, mas só vai saber sobre o que se trata em seu décimo primeiro aniversário, onde ele conhece Rúbeo Hagrid, um homem gigantesco que vai ao seu encontro e enfim lhe explica quem ele realmente é:

“— Um bruxo, é claro — repetiu Hagrid, recostando-se no sofá, que gemeu e afundou ainda mais —, e um bruxo de primeira, eu diria, depois que receber um pequeno treino. Com uma mãe e um pai como os seus, o que mais você poderia ser? E acho que já está na hora de ler a sua carta.” 

Harry enfim lê a sua carta e descobre que se trata de uma vaga em uma escola que ele nunca tinha ouvido falar com uma lista de materiais e itens esquisitos para comprar. Ou seja, Harry havia recebido uma carta para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, uma escola de bruxos. Ele fica mais do que surpreso, Harry fica muito confuso e repleto de dúvidas. Hagrid até lhe adianta algumas informações, mas mesmo obtendo algumas respostas Harry não tem noção pelo que lhe espera. Mal sabe ele que a partir dali sua vida mudaria para sempre.

Essa é uma das partes que mais amo e admiro nos livros de JK Rowling, porque assim como Harry (nós leitores) desconhecemos esse universo e acho isso sensacional, pois somos apresentados a esse novo mundo ao lado do protagonista que também não sabe de nada. Ao lado de Potter conhecemos lugares esquisitos e ao mesmo tempo fantásticos, pessoas excêntricas, algumas incríveis, outras assustadoras, poções, vassouras voadoras, dragões, varinhas mágicas, quadribol...e muita, muita magia.


Daí você pode indagar: “Ah mas algumas dessas coisas eu também encontro em outros livros." Tá, pode até ser, mas não como em Harry Potter. A escrita dos livros de JK Rowling é muito agradável, sempre há algo novo a se conhecer e tudo é narrado de forma leve e divertida. A história é muito bem estruturada e organizada, percebe-se que a autora se preocupou em criar um universo plausível e verídico, portanto Rowling não criou apenas o que está no livro, mas também desenvolveu todo um universo e história de personagens de outras gerações, segredos e mistérios que envolve tanto o presente como o passado desses personagens. Por isso que digo, há sempre algo novo para se descobrir.

Para mim, o melhor momento da leitura é quando Harry entra no Beco Diagonal, nunca me canso desse lugar. Quando Harry começa a comprar suas coisas, o primeiro pensamento que me vem é “há um mundo novo a ser explorado” (mesmo eu já conhecendo a história, risos).

“— Lembro-me de cada varinha que vendi, Sr. Potter. De cada uma. Acontece que a fênix cuja pena está na sua varinha produziu mais uma pena, apenas mais uma. É muito curioso que o senhor tenha sido destinado para esta varinha porque a irmã dela, ora, a irmã dela produziu a sua cicatriz.” 

“As quatro casas chamam-se Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina. Cada casa tem sua história honrosa e cada uma produziu bruxas e bruxos extraordinários. Enquanto estiverem em Hogwarts os seus acertos renderão pontos para sua casa, enquanto os erros a farão perder. No fim do ano, a casa com o maior número de pontos receberá a Taça da Casa, uma grande honra. Espero que cada um de vocês seja motivo de orgulho para a casa à qual vier a pertencer.”


“Quem sabe sua morada é a Grifinória,
Casa onde habitam os corações indômitos.
Ousadia e sangue-frio e nobreza
Destacam os alunos da Grifinória dos demais”< Minha Casa >

“Tinha feijoezinhos de todos os sabores, balas de goma, chicles de bola, sapos de chocolate, tortinhas de abóbora, bolos de caldeirão, varinhas de alcaçuz e várias outras coisas estranhas que Harry nunca vira na sua vida.”

Mas também há vários outros momentos deliciosos dessa leitura como: Quando Harry conhece Rony e prova os doces de bruxos, uns mais bizarros que outros; quando eles são selecionados para as casas; quando Harry entra pro time de quadribol; quando Harry, Rony e Hermione começam de fato a se tornarem amigos; todas aulas de magia; Hogwarts e seus mistérios; os momentos de tensão que os três jovens bruxos passam em suas aventuras ou o momento emocionante de Harry diante do Espelho de Ojesed; o xadrez de bruxo; as visitas à cabana de Hagrid; rever personagens como Alvo Dumbledore, Profª MacGonagall, Prof. Snape, os gêmeos Weasley, Fofo, .... Durante a releitura eu pensava: “Oba agora é isso ou nossaaa que saudades disso!!!”. Em vários momentos eu me pegava esboçando um sorriso durante essa (re)leitura, não importa se estivesse lendo em em casa ou num ônibus.

“Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.”

“A boca de Hermione estremeceu e ela correu de repente para Harry e o abraçou.
— Hermione.
 — Harry você é um grande bruxo, sabe?
— Não sou tão bom quanto você — disse Harry, muito sem graça, quando ela o largou.
 — Eu! Livros! E inteligência! Há coisas mais importantes, amizade e bravura e, ah, Harry tenha cuidado!” 

“Afinal para a mente bem estruturada, a morte é apenas uma grande aventura seguinte. Você sabe, a Pedra não foi uma coisa tão boa assim. Todo o dinheiro e a vida que a pessoa poderia querer! As duas coisas que a maioria dos seres humanos escolheriam em primeiro lugar. O problema é que os humanos têm o condão de escolher exatamente as coisas que são piores para eles.” 

É difícil para mim descrever o quanto essa história (toda série) é maravilhosa. Logo no início da leitura, você já compreende o quanto a história vai ser especial, pelo menos foi assim comigo e está sendo novamente, e eu realmente espero e desejo que com você também seja.

“— Chame-o de Voldemort. Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si.”

“— Sua mãe morreu para salvar você. Se existe uma coisa que Voldemort não consegue compreender é o amor. Ele não entende que um amor forte como o de sua mãe por você deixa uma marca própria. Não é uma cicatriz, não é um sinal visível... ter sido amado tão profundamente, mesmo que a pessoa que nos amou já tenha morrido, nos confere uma proteção eterna. Está entranhada em nossa pele.” 

Mesmo havendo várias histórias ou séries sobre bruxinhos no mundo todo, Harry Potter sempre será pra mim uma história original, com um trama criativa que não fala apenas sobre magia, mas que retrata assuntos sérios também como bullying e superação, a força da amizade e do amor. Já percebi que essa releitura será mais do que mágica, será emocionante, nostálgica e muito especial.<3

Eloise G.F


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo