[Resenha] O Silêncio do Túmulo


Resenha: O Silêncio do Túmulo
Autor: Arnaldur Indridason
Editora: Companhia das Letras
320 páginas

Essa foi minha experiência com este autor e foi a primeira vez que li um romance policial de um escritor islandês e confesso que me surpreendi bastante com o resultado. 


Protagonizado pelo detetive Erlendur, acompanhamos uma investigação sobre um misterioso esqueleto datado da Segunda Guerra, um aspecto que já me fisgou logo de cara pois adoro desvendar mistérios do passado e aquele esqueleto tinha uma história para contar.

“Todos nós estamos esperando o fim do mundo, disse. Seja com um cometa ou com qualquer outra coisa. Todos nós temos nosso dia de juízo final. Alguns o atraem para si mesmos. Outros o evitam. A maioria de nós o teme, mostra que o respeita. Você, não. Você nunca mostrou respeito por nada. E você não tem medo do seu pequeno dia do juízo final.”

Enquanto arqueólogos trabalhavam lentamente na remoção do esqueleto afim de analisá-lo, o detetive Erlendur com sua equipe tentava desvendar os segredos que rondavam o esqueleto e quais histórias ele ou ela poderia estar envolvido(a). No decorrer da investigação muitos segredos são revelados e histórias antes esquecidas, relembradas. Em paralelo acompanhamos os dilemas da vida pessoal do investigador e uma outra história de uma família, onde uma mulher sofre abusos domésticos do marido. 

“Ele desapareceu, e acho que ainda está perdido e esteve perdido durante muito tempo, e não tenho certeza se será encontrado. Não é culpa sua. Aconteceu antes de você vir ao mundo. Acho que ele está procurando a si mesmo, mas ele não sabe por que ou exatamente o que está buscando, e obviamente nunca vai encontrar.”

“O senhor sabe o que é viver constantemente com medo?
[...]
Viver com ódio todos os dias, sem nunca parar, não importa o que faça, e nunca poder fazer nada para mudar, até você perder toda a vontade própria e esperar que a próxima surra não seja tão ruim quanto a anterior.” 

De princípio, eu só tive dificuldade com uma coisa: os nomes das personagens. Nossa, foi muito difícil, mas aos poucos se tornou tudo tão natural que captava quem era quem rapidamente. A escrita é mais lenta, porém envolvente, recheada de pedaços soltos de um quebra-cabeça que você tem que coletar com cuidado para não deixar nenhuma pista passar. Principalmente devido às idas e vindas temporais desenvolvidos de forma magistral pelo autor. 


Foi bem diferente de outros livros do gênero que já li, além das investigações. Ao longo da leitura temos, além das investigações, temas como abusos de drogas e violência contra mulher. Uma leitura prazerosa, a trama vai crescendo, com um desfecho surpreendente e assombroso. Pretendo, com certeza, ler outros livros do autor. Super recomendo, principalmente aos fãs de mistério e romance policial.


Eloise G.F



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo