[Séries de TV] Downton Abbey


Série de TV britânica de drama histórico, ambientada em uma propriedade fictícia localizada em Yorkshire, denominada de Downton Abbey. A série foi produzida pela companhia Carnival Films para o canal ITV e retrata a história dos Crawley, família aristocrática inglesa, e de seus criados, no início do século XX. O Castelo de Highclere, localizado em Hampshire, foi utilizado nas filmagens exteriores e na maior parte das filmagens internas de Downton Abbey. Já a área onde os criados moram foi construída em Ealing Studios. A série foi criada por Julia Fellows e estreou em setembro de 2010.



A série, que consta com um total de 6 temporadas, aborda muitos assuntos históricos importantes que marcaram a Inglaterra, como a guerra, a independência das mulheres e a gripe espanhola. A primeira temporada inicia com a notícia do naufrágio do RMS Titanic, em 1912. Já a segunda temporada se passa entre 1916 e 1919 abordando a Primeira Guerra Mundial.  A terceira temporada decorre entre 1920 e 1921 e aborda alguns problemas com a economia. Já a quarta temporada tem como foco principal a independência da família em questão dos negócios, e se passa entre 1922-1923. A quinta temporada se passa no ano de 1924, explorando ainda a relação da família e os criados e a questão do preconceito racial. E a sexta e última temporada se passa em 1925, um período onde mansões nobres começam a deixar de existir, portanto a família Crawley luta para manter Downton Abbey viva e explora um melhor laço entre a família e os criados.



Eu recomendo essa série a todos amantes de romances e dramas históricos. A história emociona e envolve o espectador, o tipo de série que quando você começa a assistir, não quer parar, mas que você também não quer terminar. Eu queria morar em Downton Abbey, me senti acolhida pela trama e próxima de seus personagens. A atuação, figurinos, ambientação, fotografia, caracterização, roteiro... tudo feito com muito capricho e esmero. Um aspecto que amo nessa história é justamente o fato de apresentar o drama, dilemas e segredos tanto dos nobres quanto dos criados, como também a relação entre eles.


Downton Abbey recebeu diversos prêmios e indicações desde sua primeira temporada, foi aclamada pela crítica especializada e sua audiência foi considerada alta para uma série de época.  Tornou-se a série de época britânica de maior sucesso desde Brideshead Revisited (1981) e entrou para Guinness Book em 2011, como “programa de tv em língua inglesa mais aclamado pela crítica” do ano. E você? Está esperando o que para assistir? Quem aí é fã da série?




Eloise G.F

Um comentário

  1. Oi, Eloise! Durante todo o tempo que durou a série, só ouvi elogios! Sempre enrolo pra começar a assistir, mas tenho muito interesse.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Topo