[Bloguices] Influências Lovecraftianas na Cultura POP


Olá leitores, para não ficar de fora do mês da ficção científica o Crônicas de Eloise, em parceria com o ig @charlitto_ogami, criou um post especial sobre um dos grandes mestres do horror e da ficção científica: Lovecraft.

Mas antes que vocês digam: “Nunca li nada do autor!” Saibam que o post de hoje não irá abordar sobre suas obras especificamente, mas sim sobre filmes, jogos e até mesmo músicas que sofreram influências de suas histórias. Portanto, farei das palavras de Stuart Gordon (diretor, produtor e roteirista de cinema) as minhas: “Há muitas pessoas que já conhecem Lovecraft sem saber”.



Lovecraft é conhecido por desenvolver histórias de Terror Cósmico ou Cosmicismo, um princípio literário que o próprio autor denominou para retratar a ideia de que a vida é incompreensível ao ser humano e que este é insignificante no esquema maior de existência intergaláctica, sendo o universo infinitamente hostil aos interesses do homem. Suas histórias são uma mistura de horror e ficção científica, vinculados ao ocultismo e misticismo. Apresentam a ideia ou pressuposto da existência de seres de outras dimensões e eras antigas que dominaram o nosso planeta anteriormente, e buscam o momento certo para despertar e retomar o poder. Estes seres apresentam um poder colossal, são assustadoramente malignos e possuem a intenção de eliminar a raça humana para voltar a dominar a Terra. Outro aspecto relevante é a presença da loucura como consequência das formas indescritíveis das criaturas cósmicas. Os primeiros cinco itens foram separados por mim e os últimos cinco por Charlitto Ogami. Confiram:

STRANGER THINGS (SÉRIE)

A série é conhecida por abordar diversas inspirações, homenagens e referências da década de 80. No entanto, os irmãos Duffer (criadores da série) em entrevista ao Entertainment Weekly explicam que há também influência lovecraftiana presente na segunda temporada ao apresentar uma criatura interdimensional que está além da compreensão humana. A intenção dos criadores não é se aprofundar muito no que essa criatura possa ser ou querer.



IT, A COISA (LIVRO)

O livro retrata a história de sete crianças que vivem na cidade fictícia de Derry, um local antes tranquilo e pacato, cuja paz é abalada por um ser sombrio que alguns visualizam como palhaço. Um medo profundo e avassalador domina a cidade, crianças desaparecem ou morrem misteriosamente. IT é um ótimo exemplo de influência lovecraftiana, Pennywise é um ser antigo e inominável, que pode mudar de forma de acordo com a aparência do medo de suas vítimas, pois sua real fisionomia é indescritível aos olhos humanos.



ALIEN (FILME)

O famoso “Alien, O Oitavo Passageiro” e “Prometheus” também apresentam uma forte influência do universo criado por Lovecraft. Tanto o design da criatura como atmosfera sombria e misteriosa presente na trama, como o medo do desconhecido e o desespero de suas personagens são características intrínsecas do horror cósmico lovecraftiano.





METALLICA (MÚSICA)

Pois é, Lovecraft não está presente apenas no universo literário ou cinematográfico, mas também aparece fortemente representado na música. Temos como exemplo o Metallica (mas vale lembrar que outras bandas de Heavy Metal também sofrem influência do autor), que em 1984 lançou a música instrumental “The Call of Ktulu” (inspirado no conto de mesmo nome “O Chamado de Cthulhu”). Em 1986, lançou a música “Thing That Should Not Be” (inspirada no conto “A Sombra Sobre Innsmouth”). Segue abaixo a playlist do spotify para conferir:


ANIQUILAÇÃO (FILME)

Filme lançado em março deste ano, retrata a história de uma bióloga (interpretada por Natalie Portman) que participa de uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, local que se encontra isolado da civilização. A bióloga investiga o surgimento de um “brilho” anormal que modifica as leis da natureza. O filme é adaptação da obra do autor Jeff VanderMeer e possui uma clara influência do conto A Cor Que Caiu do Espaço de Lovecraft.



SILENT HILL (JOGO)

Silent Hill é um jogo de terror psicológico, que mergulha os jogadores numa cidade repleta de criaturas aterradoras e ambientes que causam uma aflição sem igual. Névoa, interferências de rádio, silêncio absoluto em alguns momentos, barulho de vento, apavoram qualquer um a todo momento. Inicialmente contava a história de Harry Manson, um pai adotivo de uma garotinha de sete anos que desaparece em meio a névoa densa de Silent Hill, que parte em busca da menina sem saber dos terríveis segredos que espreitam das sombras da cidade maligna.



Com pouco ou nenhum armamento para lutar contra as criaturas, o personagem principal tem de ir descobrindo a verdade sobre a cidade com documentos, livros e pedaços de nota encontrados pelo caminho. Durante toda a série, nos deparamos com criaturas indescritíveis, com formas bizarras e incompreensíveis, como o Abstract Daddy ou o Pyramid Head, capazes de gelar a espinha de qualquer um rapidamente. As influências lovecraftianas estão a todo momento transbordando.



HELLBOY (HQ)

Hellboy é filho de um demônio com uma feiticeira, nascido nas profundezas do inferno. Foi encontrado ainda “filhote” por Treyor Bruttenholm e outros soldados em 1944, após os criadores do projeto Ragnarok terem lhe invocado. Quem realizou o ritual de invocação foi Rasputin, um monge louco da Alemanha nazista, nas ruínas de uma capela. Seu intuito era trazer o apocalipse, mas o pequeno Hellboy se mostra um ser do bem, para a decepção do invocador. O professor cria o demônio preparando-o para o combate de forças das trevas e o ensina a valorizar o ser humano.



Integrando futuramente a B.P.R.D. (Bureau of Paranormal Research and Defence) ao lado de figuras como Abe Sapien e Liz Sherman, Hellboy passa a lutar contra o mal pelo mundo, combatendo antigos deuses, fantasmas, vampiros e outras criaturas da noite, além dos nazistas sobreviventes. As alusões aos mitos de Cthulhu são bastante óbvias, explorados em várias aventuras do demônio vermelhão, que tem de lidar com seres cósmicos colossais, que colocam a humanidade como um mero ser insignificante diante de sua grandeza e força imensurável.



ASH VS EVIL DEAD (SÉRIE)

É uma série ambientada no mesmo universo da trilogia de filmes Evil Dead de Sam Raimi, com Bruce Campbell retornando ao papel de Ash Williams, criado para ser uma sequência. A história dessa vez se passa trinta anos após os três primeiros filmes e agora o protagonista trabalha como balconista num mercado e vivendo num trailer, vivendo a vida entre noitadas em bares e bordéis. Ao ler acidentalmente as passagens do Necronomicon, O Livro dos Mortos, ele liberta o demônio Kandarian mais uma vez.



O Necronomicon é um livro fictício criado por H. P. Lovecraft e muito mencionado em suas obras. Ele teria sido escrito por Abdul Alhazred, um árabe louco. Este livro proibido encontra-se na biblioteca da Universidade de Miskatonic, na cidade de Arkham. Repleto de magia negra e rituais mágicos capaz de trazer os Grandes Antigos, seres cósmicos presentes em duas novelas do autor, "A Sombra Projetada do Tempo" e "Nas Montanhas da Loucura". Ash vs. Evil Dead, assim como a trilogia de filmes iniciais, tem como responsável pela vinda do demônio à Terra, o grimório maldito. Referência clara as obras do filho de Providence.


O ENIGMA DO OUTRO MUNDO (FILME)

O Enigma do Outro Mundo é um filme com fortes inspirações na novela "Nas Montanhas da Loucura" do autor Lovecraft, contando com a história de uma estação de pesquisa dos EUA na Antártida, no início do inverno de 1982, que é subitamente bombardeada por um helicóptero da estação de pesquisa norueguesa nas proximidades. Eles estão tentando matar um cachorro que escapou de sua base. Após a destruição do helicóptero norueguês, os membros da equipe dos EUA voam para a base norueguesa, apenas para descobrir que todos estão mortos ou desaparecidos. Eles encontram os restos de uma criatura estranha que os noruegueses queimaram. Portanto, levam o monstro para a sua base e deduzem que é uma forma de vida alienígena. Depois de um tempo, fica claro que o alienígena pode assumir e assimilar outras formas de vida, incluindo humanos, e pode se espalhar como um vírus. Isso significa que qualquer um na base poderia ser aquela coisa, e as tensões entre os americanos aumentam e muito. Afinal, quem é a inconcebível e inominável criatura?




JUNJI ITO (MANGAKÁ)

Junji Ito é um mangaká (autor e ilustrador de quadrinhos japoneses) que trabalha fortemente com referências lovecraftianas em suas obras. Uma das mais óbvias e uma das mais incríveis e aterradoras histórias, encontra-se no mangá Uzumaki. Uma cidadezinha se vê amaldiçoada por uma força desconhecida relacionada a espirais. O autor explora essa curva plana giratória de todas as formas possíveis! Começa com pai do namorado da protagonista adquirindo uma sina em colecionar espirais de todos os tipos, passando para a esposa, que desenvolve um horror por esta forma. E não para por aí, beirando a bizarrice de caracóis humanos, contorcionismos, olhos girando por trás da órbita ocular, são apenas alguns dos momentos pavorosos desenhados e descritos pelo autor. Vocês provavelmente passarão a ver espirais em TUDO depois de ler este mangá.



Outras obras legais para acompanhar são, Gyo, Fragmentos do Horror, The Enigma of Amigara Fault, entre vários outros contos recheados de criaturas inomináveis, capazes de tirar o sono de qualquer um. E não estou exagerando! Eu sonhei diversas noites com Uzumaki! Junji Ito é praticamente a reencarnação de H. P. Lovecraft em terras nipônicas.

Essas são apenas algumas das inúmeras influências lovecraftianas na cultura pop. Já leu, assistiu, jogou ou ouviu alguns dos exemplos citados?

Bjokas da Elo!

Sigam os igs

7 comentários

  1. Gostei muito!
    Eu ainda não consegui ler com vcs nesse projeto, mas não esqueci não! Vai dar certo! hahaha Quero muito ler algo do autor, mas como vc disse, já conheco e nem sabia!
    Ficaram ótimas essas indicações de inflências, é nítido como está presente em obras super conhecidas!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Eloise. Amei esse post. Nunca li nada de HP Lovecraft, mas por eçle ser pai do terror tenho certeza que quase todos os enredos nesse gênero tem essa pegada Lovecraftiana. Achei bem interessanter entender essas influencias. Ainda mais pela maneira com o qual elas conseguem se sobressair em histórias tão originais. Amei o post. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Olá Eloise, tudo bem? Apesar de nunca ter lido nada do HP Lovecraft conheço a maioria dos filmes, livros e série que você apresentou nesse posts e não tinha a menor ideia que eles tinham uma pegada Lovecraftiana. Por isso, me sinto instigada a conhecer um pouco as obras escritas por esse autor tão talentoso, sempre vejo pessoas admirando o seu trabalho.

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  4. Oi Elo! Que post incrível! Eu nem poderia imaginar que sofria tanta influência do Lovecraft assim hahaha. Mais um motivo para começar a ler suas obras - aliás, essa edição da darkside está maravilhosa. O motivo de ficar tão empolgada com o seu post é porque a maioria dos filmes, séries e livros que você citou, eu adoro. Algumas referências são bem evidentes, então prevejo que vou ficar pensando nisso por um bom tempo, rs. Parabéns pelo post, amei! <3

    Beijos,
    http://www.abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem ?

    Que post MARAVILHOSO ! Ótima dicas de leituras, filmes, música. Já assisti boa parte das dicas e amei, por conhecer as obras eu olhei o post de outra maneira e só gostei ainda mais dele. Também posso citar o Enigma do Espaço, com Jhonny Depp.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! E tudo começou no livro!! Quantas vidas e obras surgem a partir das impressões que as histórias deixaram no leitor. Confesso que de tudo que li aqui a única influência que me toca é a playlist maravilhosa que coloquei pra ouvir enquanto comentava esse post.. Beijos ~Elis (Blog Prenteses)

    ResponderExcluir
  7. Elo, que post bacana!!
    Conheço ou já li/vi todos os livros/filmes/séries que citou e nunca imaginei que eles tivessem influencias desse autor. Talvez por eu ser totalmente leiga quanto a Lovecraft rsrs, mas tenho certeza que muita gente inteirada desse universo também não sabia.

    Obs: Bichos feios esses, né? Dá uma agonia olhar kkkkk

    Bj!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Topo