[Das Páginas para as Telas] Desventuras em Série



Olá pessoas!!
Hoje inicia a segunda temporada de Desventuras em Série na Netflix e aproveitando o embalo pensei em conversar com vocês sobre as duas adaptações dessa incrível série criada por Daniel Handler.


Para quem não conhece, Desventuras em Série é uma coleção de treze livros que retratam a desafortunada vida dos irmãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny, que repentinamente ficam órfãos e sem um lar para morar. Seus pais morreram em um incêndio que destruiu toda casa que moravam. Sendo menores de idade, ainda não podem herdar a fortuna dos pais, portanto as três crianças passam a morar com um parente distante, conhecido como Conde Olaf, cujo maior objetivo é ter em mãos a herança das crianças. Contudo, isso não é nem metade da aventura que esses pobres órfãos irão enfrentar. É uma trama ambientada em um universo atemporal e anacrônico, com características do século XIX e da década de 1930, mas com conhecimento científico contemporâneo. (Confira a resenha completa dos livros de Desventuras em Série AQUI)



A primeira adaptação para as telinhas foi o longa homônimo lançado nos EUA em 2004 baseado nos três primeiros livros: Mau Começo, A Sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas. O filme foi estrelado por Liam Aiken como Klaus, Emily Browning como Violet, Kara Hoffman e Shelby Hoffman como Sunny e o queridíssimo Jim Carrey como o vilão Conde Olaf. A adaptação apresenta uma linda cenografia, maquiagem e magníficos figurinos. Assisti o longa apenas após a conclusão da leitura da série e confesso que amei. A história de Desventuras é bem extensa, portanto é bem compreensível a impossibilidade de retratar tudo em apenas um único filme, por isso achei o roteiro muito bem elaborado e conduzido. Todos os atores fizeram um excelente trabalho e fora algumas alterações (que não me incomodaram), a maior parte das cenas e atuações ficaram bem fiéis a série. 


  


 

A mais recente adaptação é a série da Netflix denominada “Lemony Snicket: Desventuras em Série” desenvolvido e criado por Mark Hudis e Barry Sonnenfeld, e produzido e escrito por Daniel Handler. É estrelada por, Louis Hynes (Klaus), Malina Weissman (Violet), Presley Smith (Sunny), Neil Patrick Harris (Conde Olaf) e Patrick Warburton (Lemony). Foram desenvolvidos 8 episódios para primeira temporada baseados nos 4 primeiros livros da série: Mau Começo, A Sala dos Répteis, O Lago das Sanguessugas e Serraria Baixo-Astral. Por ser uma série de tv, há uma maior exploração do universo dos livros, incluindo a obra Lemony Snicket Autobiografia Não Autorizada (confira resenha AQUI) principalmente aos enigmas que giram em torno da história envolvendo espionagens, agentes secretos e disfarces. A impecável ambientação, trilha sonora, figurino, fotografia e atuação resultaram em uma magnífica adaptação que soube captar de forma primorosa a essência dos livros. Hoje estreia a segunda temporada com total de 10 episódios baseados nos livros: Inferno no Colégio Interno, O Elevador Ersatz, A Cidade Sinistra dos Corvos, O Hospital Hostil e O Espetáculo Carnívoro.







Agora a pergunta que não quer calar: Qual é o melhor: a série ou o filme? Quem interpretou melhor Conde Olaf: Jim Carrey ou Neil Patrick Harris? Bom, sinceramente, eu amei tanto o filme como a série, o primeiro tem um teor mais cômico e o segundo uma pegada mais sombria. Jim Carrey conseguiu transmitir todo o humor retratado no Conde Olaf, porque sim ele é engraçado apesar de ser perverso. E Neil Patrick Harris já transmitiu o lado vil do personagem. Acredito que o combo dessas duas interpretações resultaria em um Conde Olaf perfeito. Confesso que a maquiagem da série me cativou muito mais do que do filme, no entanto, o figurino do filme é belíssimo e em minha opinião, melhor do que da série.







Um aspecto que amei no filme foi o fato de ter iniciado a história com O Menorzinho dos Elfos, acho interessante quando a produção se preocupa em mostrar detalhes específicos sobre a trama. A série adianta muitas informações sobre a história que nos livros demoram um pouco mais para esclarecer. Foi uma alternativa interessante, mas confesso que adoro o gostinho de mistério que acompanha os livros e senti um pouco falta disso na série, no entanto, um aspecto que AMO na série é o fato de Lemony Snicket estar presente na história com sua narrativa (ele é o narrador, personagem e escritor dos livros de Desventuras em Série – pseudônimo de Daniel Handler), e confesso que amei a interpretação de Patrick Warburton nesse papel. Outro ator que me encantou foi K. Todd Freeman como Sr. Poe, achei sua interpretação de longe bem melhor do que o Poe do filme. Até então a única interpretação da série que me incomodou foi da Tia Josephine, que continuo preferindo a atuação feita no filme pela Meryl Streep.



Lemony Snicket -   Série Netflix fonte IMDB 

Sr. Poe -   Série Netflix fonte IMDB 

Tia Josephine - Filme fonte IMDB

Deu para perceber que cada adaptação apresenta suas qualidades e pontos positivos, então sugiro assistir os dois e se divertir com as desafortunadas desventuras dos irmãos Baudelaire.

Bora maratonar!!!
Bjokas da Elo!

14 comentários

  1. Olá!
    Menina, eu nem me toquei que a segunda temporada começava hoje, já vou lá dar uma olhadinha porque adorei a primeira. Já li a série bem umas duas vezes e adorei os livros, sempre quis que fizessem uma adaptação decente, até porque o filme foi maravilhoso para mim, pena que não continuaram. Confesso que o Olaf preferido é o Jim Carrey, mas também adorei esse, até porque ele é muito cômico! Estou ansiosa para ver o que vão lançar.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã, a série é maravilhosa, me encantei por essa produção. E como não amar Jim Carrey? Adoroooo!O filme também me conquistou bastante e assim como você, gostaria que tivesse continuação, seria muito divertido <3
      Bjux!!!

      Excluir
  2. Oi Eloise. Eu estou lendo desventuras e gostando. Conheci pelo filme e amei este, mas quero ver a série quando estiver completa. Acho que vou gostar mesmo tendo esses adiantamentos. Gosto de quando algo é bem produzido. Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você irá amar a série Jess. Ficou muito bem produzida e divertida!!!
      Bjokas!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?! Você sabe que eu conheci Desventuras em série pelo filme? Eu mal sabia que tinha 13 livros hahaha. Também achei que os dois tem pontos positivos e acabam se completando. Eles mostraram ambientações diferentes para cada adaptação, mas nenhum deles fugiu da linha que o livro nos dá (apesar de eu ter lido apenas os 4 primeiros).
    Comecei a assistir o primeiro episódio da segunda temporada, e estou super curiosa! Sua resenha está maravilhosa, parabéns!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah muito obrigada! Também achei que ambas adaptações tentaram se aproximar bastante dos livros. Cada uma com seu estilo. Ambas são ótimas <3
      Bjux!!!!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Sabe eu assisti a primeira temporada dessa série e também o filme, mas, não consegui gostar ficar viciada nela a ponto de continuar assistindo, acho tudo muito repetitivo e aquilo vai me estressando. Por outro lado, gostei da interpretação das crianças e sem dúvida eu prefiro assistir o filme do que a série.
    Sobre os livros, não tive interesse em lê-los ainda.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena Vivi que não te conquistou, mas quando puder leia os livros. A narrativa é incrível, de princípio parece que vai ser repetitivo mas depois toma rumos inesperados.
      Bjokas!!!

      Excluir
  5. Eu só assisti o filme e comprei a coleção de livros depois de ler algumas resenhas como a sua :) ainda não comecei a ler, mas como são curtinhos pretendo maratonar mesmo e depois conferir a série que vejo por essa nova resenha que será bem legal tb!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando comecei a ler os livros não consegui parar, apesar de ser 13 livros, a leitura é muito dinâmica, quando você vê já leu tudo. Espero que aprecie a leitura!
      Bjux!!!

      Excluir
  6. Faz uns bons anos que pretendo ler Desventuras em série, mas fico adiando e adiando... Ter tantos livros nessa saga me faz evita-la, porque odeio sagas longas, mas aí eu leio resenhas ou citações dos livros e fico com vontade de ler, estou em cima do muro, rs.
    Já assisti o filme e gostei, mas não vi a série ainda, talvez eu veja quando ter um tempinho :).
    Parabéns pelo post!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, apesar de ter muitos livros, as histórias são curtinhas e a leitura super fluida. Desventuras tem muitas passagens e quotes incríveis. Eu recheava os livros com post its. Super recomendo a leitura, quando você menos esperar já leu tudo <3
      Bjux!

      Excluir
  7. Adoro suas fotos, não canso de dizer!

    Tem sorteio novo la no blog, te convido a participar! http://www.cobaiaamiga.com/2018/03/resumo-da-semana-sorteio-makes.html

    ResponderExcluir

Topo