[Resenha] Lemony Snicket Autobiografia Não Autorizada


A Pândega do Pônei -As Crianças Mais Sortudas do Mundo!
Autor: Loney M. Setnick
Editora: Companhia das Letras
240 páginas

Laurie, Larry e Pequena Linda Sorteabeça são três crianças sortudas e felizes que se preparam para uma festa ultra mega divertida, no entanto essas crianças afortunadas não imaginam o elemento surpresa que estará nessa festa ultra mega divertida: pôneis de verdade!!! A festa ultra mega divertida será a alegria da criançada. A essa altura da resenha é provável que você já tenha desistido ou até dormido com a leitura desse texto chato e improvável – uma palavra que aqui significa “duvidosa”. Digo improvável devido ao mal uso das palavras “sortudas”, “felizes” e “crianças” inseridas numa mesma sentença, portanto irei sugerir palavras que seriam mais apropriadas para o título e temática dessa história, caso algum dia, de fato, for publicada: desafortunados, trágico, órfãos, incêndios, e outros males relacionados a fogo ou  má sorte...Agora que não há mais ninguém lendo a resenha poderei abordar sobre o que retrata verdadeiramente esse texto, afinal a resenha é apenas uma distração para guardar os arquivos certamente sigilosos e cruciais. Respeitosamente, E:


Lemony Snicket Autobiografia Não Autorizada
Autor: Lemony Snicket pseudônimo do autor Daniel Handler
Editora: Companhia das Letras
240 páginas

“Aqui o mundo é sereno”

Brincadeiras à parte, esse livro retrata alguns esclarecimentos e revelações sobre a vida de Lemony Snicket. Para quem não conhece esse cara, Lemony é o narrador (e também pseudônimo de Daniel Handler) dos 13 volumes de Desventuras em Série. A trama de Desventuras é repleta de espionagens, disfarces e organizações secretas, o que faz com que a história seja repleta de mistérios e segredos jamais revelados, por isso que o conteúdo desse livro é tão importante para os fãs da série.


Hoje foi um dia muito frio e pungente, tão frio e pungente quanto uma taça de chocolate quente, se à taça de chocolate quente tivessem acrescentado vinagre, e se ela tivesse sido posta na geladeira por várias horas. Fora o tempo, o dia estava tão normal quanto um bando de focas aladas passeando de monociclo, se você mora em algum lugar onde isso é normal, até que uma pessoa misteriosa — uma palavra que aqui significa "arcana" — entrou pela porta giratória” 


A capa foi um ponto que me chamou atenção, isso porque o livro apresenta um jacket que pode ser usado dos dois lados, a capa real refere-se a “Lemony Snicket Autografia Não Autorizada” e a sobrecapa refere-se a história A Pândega do Pônei - As Crianças Mais Sortudas do Mundo!”, (que eu descrevi brevemente no texto acima). O motivo para ter uma sobrecapa reversível é para proteger o leitor contra o risco de ser pego lendo um livro tão perigoso, portanto o autor explica para utilizar a capa A Pândega do Pônei - As Crianças Mais Sortudas do Mundo!”, com intuito de disfarçar o real conteúdo da obra, afinal as informações contidas dentro dele não podem cair em mãos erradas. Em minha opinião, essa foi uma estratégia muito inteligente, pois imergimos no universo de Lemony e de Desventuras sem ao menos ler o primeiro parágrafo, só a capa já nos conduz a esse mundo. E foi por esse motivo que iniciei a resenha com essa brincadeira, sem mencionar que não consigo ler um livro narrado por Lemony Snicket e não me sentir influenciada por sua escrita divertida e sagaz.


“Todos sabem que um dos meios mais fáceis de despistar seus inimigos é inventar uma longa e mentirosa história sobre como alguma coisa chegou às suas mãos, passada por um desconhecido misterioso, ou como, tendo perdido aquela coisa, você recebeu uma carta, ou uma mensagem escrita em letra de mão ilegível, por meio de um aperto de mão.” 

“Como estava dizendo, se eu fosse contar a vocês que a minha tia me fez prometer só entregar este pacote à minha sobrinha ou ao meu sobrinho — só que eu não tenho sobrinha nem sobrinho, e não acho que algum dia terei, [...] "



O livro apresenta vários conteúdos a respeito de Lemony, porém também traz algumas informações de outros personagens da série. O leitor se depara com uma linda diagramação repleta de fotos, cartas enigmáticas e duvidosas, códigos indecifráveis, trechos crípticos de livros e todo tipo de arquivo que descreve sobre organizações secretas, disfarces, inimigos, entre outros.

“O fogo é como ganância, meu camarada. Ele se espalha pelo mundo, pensando apenas em si mesmo, e apodera-se de tudo o que encontra, acabando com a diversão de todo mundo.”


“[...] se você está esperando alguém e esse alguém não aparece, é difícil saber exatamente quando desistir e aceitar que ele não vem.”



“[...] não entendo por que algumas pessoas vão ao teatro quando aparentemente prefeririam estar desembrulhando balas ou falando ao telefone [...]”



Em minha opinião, esse é um livro que deve ser lido após a leitura dos treze volumes de “Desventuras em Série”, pois acredito que as pessoas que não conhecem a série poderiam ficar muito perdidas. Portanto, se você já leu, ou melhor ainda, se acabou de ler a série, corre e vai conferir esse livro. É uma leitura rápida e fluida, o tipo de livro que você lê numa tarde. Sou suspeita a falar porque Lemony é meu personagem preferido da série, mas me deliciei com cada página e foi muito divertido adentrar um pouquinho mais em sua história. Apesar de não haver muitas revelações, há várias conexões e curiosidades intrigantes a respeito da série. Eu me senti como se estivesse em posse de um arquivo extremamente importante e secreto. Foi realmente uma experiência única e muito divertida. Para quem já é fã da série vale muito a pena adquirir. Como mencionado acima o design e diagramação dessa obra está impecável, a Companhia das Letras fez um belo trabalho. Super recomendo!!




P.S:
’’1. Este livro não aparenta ser uma falsificação, o que não quer dizer que a história seja verdadeira — somente que é contada com rigor.

2. Que este livro procede do sr. Snicket é fato inquestionável, o que não quer dizer que não seja questionado por algumas pessoas.

3. O livro é mais ou menos dividido em treze partes, cada qual com uma pergunta como título. Não se sabe ao certo se foi dividido pelo próprio sr. Snicket ou por algum outro membro do grupo, embora o sr. Snicket raramente frequente grupos [...]” 


Eloise G.F

16 comentários

  1. Oie Eloise.
    Eu estou lendo desventuras em série por agora e estou apaixonada pelos livros. Acho genial a sacada da jacket que desperta bem o interesse. Não costumo ler não ficção. Mas vou abrir excessão.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, você pode se despreocupar pois apesar de o nome ser Autobiografia no final das contas é uma ficção e tem vários links com a série desventuras, acredito que você iria gostar. Sim a capa tem uma ideia genial!!!<3

      Bjokas da Elo!

      Excluir
  2. Ola!
    Estou simplesmente encantada com a criatividade para apresentar uma biografia, que aqui no Brasil, muitas vezes sofre preconceito por ser considerado um gênero maçante. Juro que estou cogitando ler os 13 livros que estou enrolando faz uma década...rs
    Beijos!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati,
      Leia Desventuras sim é divertidíssimo e sério você vai ler os 13 livros muito rápido. É uma leitura fluida e muito divertida. Recomendo! <3

      Bjokas!!!

      Excluir
  3. Oieee,
    Estou fascinada por esse livro. Há tempos desejo o box, e agora depois dessa sua apresentação para esse livro vou tentar o mais rápido o possível te-los e ter esse livro também, amei a forma como você apresentou o livro, me vi completamente envolvida. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah que bom que gostou, fico muito feliz. Quando puder leia a série e este livro também. Vale muito a pena. É uma leitura fantástica, não deixe de conferir. <3

      Bjux!!!

      Excluir
  4. Oie
    Bom saber que é melhor ler esse livro depois de ler a série Desventuras em série, não quero ficar perdida kkk Aliás, quero muito ler essa série e ver a série da Netflix (quantas séries eu escrevi aqui?kk) deve ser ótima, amo narrativas assim, cheias de aventuras e um pouco de drama. Ainda não sabia da existência dessa autobiografia mas vou ler com certeza kk Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya,
      Os livros e a série são ótimos!!! Super recomendo a leitura. E sim, esse livro deve ser lido mesmo só no final porque senão você fica perdidinha, é praticamente um complemento de informações da série. Vale muito a pena!!!! <3

      Bjokas!!!!

      Excluir
  5. Não sou muito fã de biografias, mas essa com certeza eu iria querer ler. Eu amei as suas fotos e as citações do livro, eu ri muito e acho que vou até anotar algumas para não perder, rs. Nunca li Desventuras em Série, sempre quis, mas a quantidade de livros me faz ficar enrolando, mas se a escrita da série for tão boa quanto as citações que você colocou, eu com certeza irei ler essa série esse ano. Não conheço o Lemony, mas já o amo, rs.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danii, essa autobiografia é uma ficção e é tão divertida com um conteúdo bacana e que faz relação com a série que a leitura te prende do início ao fim. Quando puder leia a série, ela é muito boa e tem diversas citações para guardar, até porque a narrativa de Desventuras é muito inteligente. Vale apena conferir <3

      Bjokas!!!!

      Excluir
  6. Olá.
    Nunca li Desventuras em Série (sonho em algum dia ter o box completo em minhas mãos), mas li outro livro dele assinado como Daniel Handler, chamado Por isso a gente acabou (inclusive tem resenha dele no blog).
    O autor é bem divertido e me deixou com vontade de ler todas as suas obras, tanto que até mesmo uma biografia que deveria ser entediante ele consegue dar seu toque e deixar legal.

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,
      Exatamente esta autobiografia tem essa vibe divertida que você citou, assim como toda a série Desventuras. Daniel Handler tem uma narrativa única e muito inteligente. Vou anotar esse livro que tu indicou para leituras futuras <3

      Bjokas!!!

      Excluir
  7. Olá. Primeiramente, preciso dizer que você arrasou nas fotos, adorei! E essa edição parece ser muito caprichada, gostei bastante dessa ideia da jacket. Infelizmente eu não li nenhum livro de Desventuras em Série, mas confesso que tenho grande interesse. Eu gosto de livros com esse tipo de humor e que tem o poder de te fazer ficar imersa na história, como se tudo fosse real. Isso faz com que você se sinta parte da história, de alguma forma. Adorei a tua resenha, me deixou com ainda mais vontade de conhecer essa história e esses personagens. Beijos!

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,
      Quando puder leia Desventuras, se tu gosta desse tipo de humor, essa série é a certa pra você. Daniel Handler nos conquista pela sua narrativa divertida e inteligente, fiquei muito impressionada com a história e não imaginava que iria amar tanto. A Autobiografia de Lemony Snicket é um complemento delicioso e divertido que também vale a pena conferir, após a leitura da série.Que bom que gostou!

      Bjokas!!!

      Excluir
  8. Adorei a ideia do livro apesafde nunca ter lido . E estas fotos bem caprichadas? Amei❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Bruna, quando puder leia Desventuras e este livro, vale muito a pena <3

      Bjusssss!!!!

      Excluir

Topo