[Resenha] Corte de Espinhos e Rosas


Corte de Espinhos e Rosas
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
434 páginas

“Amo você [...] Com espinhos e tudo”. 

Feyre é uma humana e exímia caçadora que luta cada dia para sobreviver e sustentar a sua família. Em uma de suas idas a floresta a jovem se depara com um grande lobo e decide tomar uma decisão que mudará sua vida: matá-lo. A morte do animal resulta em uma visita nada animadora a sua pequena casa. Uma criatura bestial surge com intuito de cobrar a morte de seu amigo (o lobo). O mundo de Feyre, é dividido por uma muralha mágica, de um lado vivem os feéricos e do outro os humanos (uma pequena parte diga-se de passagem). Há alguns anos atrás, os humanos eram escravos dessas criaturas, mas em meio a batalhas um Tratado é forjado com intuito de manter a paz entre essas raças. Mesmo havendo essa separação, os humanos ainda vivem com desconfiança e medo de serem atacados.


O lobo que Feyre matou não era apenas um animal, mas sim um feérico e a única forma que ela tem de se redimir é de ser levada para além da muralha e viver para sempre no mundo dessas criaturas. Para proteger a sua família Feyre decide aceitar o seu destino e acompanhar a criatura para uma região que ela só conhecia através de lendas. Para sua surpresa, Tamlin, o seu captor, não é um feérico qualquer, mas sim um Grão-Senhor Feérico, um ser ainda mais poderoso. O território dos feéricos, conhecido como Prythian, é dividido por regiões e cada uma delas é governada por um Grão-Senhor, sendo Tamlin o Grão-Senhor da Corte Primaveril. E é pra lá que Feyre é levada, no entanto, a jovem percebe que o Grão-Senhor, cujo rosto é escondido sob uma máscara, guarda um grande segredo e sente que algo muito errado vem acontecendo naquele lugar.

 “Nós mortais não tínhamos mais deuses para que rezar [...]”

“[...] em nosso mundo humano desgraçado – protegido apenas pela promessa dos Grão- Feéricos há cinco séculos, em nosso mundo, no qual havíamos esquecido o nome de nossos deuses -, promessa era lei; uma promessa era moeda de troca; uma promessa era sua garanti”

“Amor não alimenta barriga vazia” 

Vejo as pessoas pontuarem a influência e relação do livro Corte de Espinhos e Rosas com o clássico A Bela e A Fera, no entanto, em minha opinião, diante de toda trama, construção de personagens e do universo criado, esse é o ponto mais sutil da história. Percebe-se a influência claro, ela está ali e a autora é fã de contos de fadas e de filmes da Disney e isso é, de fato, uma inspiração para ela, contudo é nítido que há uma fórmula própria e um roteiro muito criativo. E isso é um aspecto que admiro na escrita de um autor, quando ele tem a sua própria essência ou receita para construir, conduzir e narrar a sua história. E já posso afirmar que Sarah me convenceu e me conquistou com sua escrita.


Feyre é o tipo de personagem feminino que adoro. Foi muito interessante- e gratificante- a autora fugir da típica mocinha inocente e ingênua, afinal Feyre não é nada disso. Ela é uma jovem com personalidade, independente, de atitude, pensa sempre na família antes dela e é extremamente corajosa e ousada. Ela é letal quando o assunto é caçar e sensível quando o assunto é pintar. Foi delicioso assistir o relacionamento entre Feyre e Tamlin, que inicia de um modo bem hostil e se torna uma paixão avassaladora. Apreciei cada momento deles na Corte Primaveril e cheguei a desejar, em um certo ponto da história, que tudo ficasse por ali mesmo.

“Ele era um dos Grão-Feéricos, um dos nobres governantes: lindo, letal e impiedoso.”

“O nariz, as bochechas e a testa estavam escondidos por uma exótica máscara dourada, encrustada de esmeralda, como formato de redemoinhos ou folhas.” 

“Não se mantém poder ao ser amigo de todos. E entre os feéricos inferiores e Grão-Feéricos, a mão firme é necessária. Somos poderosos demais, entediados demais com a imortalidade para sermos reprimidos por qualquer coisa.” 

“Eu fora igualmente tola por sentir uma pontada de pena dele, do feérico solitário e deprimido, alguém que eu tão estupidamente tinha achado que realmente se importaria se conhecesse alguém que talvez sentisse o mesmo, talvez entendesse- de meu modo humano, ignorante e insignificante- como era suportar o peso de cuidar dos outros.” 

O livro apresenta uma excelente reviravolta, quando menos esperamos o mundo de Feyre vira de cabeça para baixo – de novo. E a forma que isso é retratado é bem interessante e inquietante, pois mesmo quando Feyre está na Corte Primaveril, onde tudo é maravilhoso, há uma tensão no ar. É nítido que há um mistério em torno dos feéricos e que algo muito ruim está para acontecer, ou seja, a qualquer momento uma bomba vai estourar- isso é claro. A autora soube segurar isso muito bem, em um primeiro momento vemos o mundo lindo e mágico dessas criaturas e no segundo momento percebe-se que tudo não passa de uma fachada.

“Melhor morrer com a cabeça erguida a morrer como um verme, encolhido e covarde.” 


“— Porque eu não iria querer morrer sozinha [...] Porque eu iria querer que alguém segurasse minha mão até o fim, e um pouco depois disso. Isso é algo que todos merecem, humanos ou feéricos.”

Outro ponto que não posso deixar de mencionar são os personagens masculinos desse livro. Cativantes, esbeltos e poderosos são algumas palavras para descrever esses seres místicos. Me apaixonei por Tamlin, Lucien e Rhysand e não vou negar que shippei Feyre com todos eles (sim sou dessas hahah). Mas dos três o meu preferido é o Rhys, (acho que ele deve ter poucas fãs né gente – sqn haha). 

“[...] eu sabia que seguia um caminho que provavelmente terminaria com meu coração mortal despedaçado, mesmo assim...Mesmo assim, não pude evitar.”

“— Porque [...] eu não queria que você lutasse sozinha. Ou que morresse sozinha”

“— Agradeça por seu coração humano, Feyre. Tenha piedade daqueles que não sentem nada.” 

Um aspecto que me deixou muito feliz é que a tradução não utilizou o termo “fada”, mas sim “feérico” que (segundo o dicionário do google) é uma palavra que quer dizer “pertencente ao mundo da fantasia, mágico”, “deslumbrante”, “ofuscante”. Estou falando sobre isso, pois vi uma sinopse em um lugar que estava escrito “fada”, ainda bem que foi descartado- mas é minha opinião ok, se você gosta: tudo bem!:D

“-Por que sua alegria humana me fascina, o modo como vivencia as coisas em sua curta existência, tão selvagem e intensamente e tudo de uma vez, é...hipnotizante. Sou atraído por isso, mesmo quando sei que não deveria, mesmo quando tento não ser.” 

E já que estou falando em magia, amei a forma que Sarah retratou seu universo místico com conflitos, dilemas e maldições. E claro para fechar com chave de ouro a vilã que essa mulher criou: Eu AMEI Amarantha. Em minha opinião, um vilão tem que ser assim: cruel, impiedoso, tirano, traiçoeiro e poderoso, ou seja, tirando esse último item, tudo de ruim e maldade essa mulher é! Sambou como vilã!


Essa foi uma história que me conquistou logo de cara. ACOTAR apresenta uma narrativa primorosa, um universo místico e convincente e personagens cativantes -com direito a mocinha determinada e de atitude; mocinhos lindos, esbeltos e poderosos; e um vilão sagaz, influente e impiedoso. Uma trama misteriosa repleta de intrigas, ação, jogos, romance e magia. Super recomendo!


Bom acho que vocês já devem suspeitar qual vai ser minha leitura de carnaval. Bora ACOMAF<3

Eloise G.F

12 comentários

  1. Resenha maravilhosa!
    A capa desse livro é linda e pareceu ser uma leitura deliciosa. Eu gostei muito da Feyre e de sua personalidade. Mas, confesso, que quando você falou da vilã, me conquistou de vez. Eu adoro vilões assim! Espero ler em breve!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, leia sim esse livro é fantástico. Eu me envolvi com essa história e adorei a escrita da autora e a forma que ela conduziu a trama.A vilã deu um show, amei ela demais!!!!

      Quando puder confira também!
      Bjokas!!!!

      Excluir
  2. Eu comprei esse box para dar de presente para uma amiga. E depois de ler sua resenha, sei que fiz uma ótima escolha. E que capas são essas!!! Agora o ponto principal, depois de ler sua resenha, a voontade de ler ficou ainda maior. Como vou dar o presente agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,
      Já aconteceu isso comigo de dar de presente um livro que queria muuuutio ler hahahah como é difícil né. Que bom que a resenha lhe chamou atenção, sua amiga vai amar esses livros, que além de belíssimos possuem uma história maravilhosa!!!!

      Quando puder leia também, vale muito a pena!!
      Bjokas!!!!!

      Excluir
  3. Oii Eloise. Amei a resenha. Refletiu bastante o que eu senti na época que li o primeiro livro. Sabe, olhando para trás percebo que mudei muito minha opinião sobre acotar depois de ler os seguintes. Mal posso esperar para ver sua reação com a leitura dos próximos
    Beijos.


    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      Obrigada, que bom que gostou. Estou na metade do segundo livro e amando demais! Curiosa sobr eo desfecho!!! Depois quero saber melhor o que mudou para você!!!

      Bjokas linda!!!!!

      Excluir
  4. Oie
    Tão falando muitoooooo dessa trilogia né? Tô muito animada pra ler mas vou esperar um pouco o hype dela, porque se eu for com muitas expectativas, vou acabar me decepcionando kkk Amei a resenha, que bom que gostou da leitura.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Bya, então eu fui com muitas expectativas e fui super atendida hahhaa mas assim só consegui ler do fim do ano pra cá e fiquei namorando meses antes então estou me sentindo realizada com essa leitura. Quando puder leia sim é muito bom!!!Espero que goste como estou gostando!!!

      Bjokas!!!

      Excluir
  5. Primeiro, pausa para esse livro INCRÍVEL! Segundo, pausa para essa resenha e fotos lacradoras ♥♥♥
    Adorei!!!!!
    Agora que acabou a tietagem (essa palavra não existe, né? kkk) preciso falar como adorei este livro e não vejo a hora de ler a sequência! Gostei de saber que entendeu e admirou a Feyre, concordo inteiramente com você, mas vi vários comentários de pessoas que a acharam fraca e com mi mi mi. Cada vez que via esses comentários, pensava: Gente, a garota foi obrigada a sair de casa (a qual sustentava!), está vivendo em um mundo estranho, uma bagaça atrás da outra acontece com a pobre e ela ainda é tachada de fraca, sério?! Realmente não concordo com quem tem essa opinião!

    E os boys? Ahh os boys...♥ kkkkkkkkk sem mais comentários :-D

    Abraço, Elo ♥
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah MUITO OBRIGADA pelo carinho Cailes!!! :D Feliz que tenha gostado das fotos e da resenha!!!! :D
      Entendo seu ponto de vista Cailes, acho que, às vezes, as pessoas querem uma personagem sem dramas e problemas, mas acho que é justamente isso que torna a personagem mais verdadeira, como você pontuou ela passou por muitas coisas e estava em um lugar que não conhecia, com uma raça diferente em um mundo que esconde MUITOS mistérios.Também não concordo com as pessoas que a acharam fraca amiga.

      Esses boys são maravilhosos!!! :D Tô apaixonadaaaaa!!!!!

      Bjokas Cailes!!!!
      <3

      Excluir
  6. Hahaha não pode shippar todo mundo Elo!!!
    Lucien é um dos meus personagens favoritos na vida!
    Tam... ainda vai dar o que falar e Rhys, é único, mesmo. Sem igual.
    É uma trama e tanto mesmo e concordo contigo, tb ressaltei que não é releitura, as semelhanças com o clássico param logo no início e a Sarah cria uma história única!
    Mal posso esperar pra ver sua opinião do segundo!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo me controlar amiga, a Sarah criou uns boys muito incríveis, quero todos hahahaahahah
      Sim, a Sarah criou o universo dela, mesmo que haja histórias de fantasia que seguem uma mesma linha, achei o mundo dela bem narrado, detalhado e muito bem construído.Me surpreendi bastante.
      Estou na metade do segundo, muita coisa já aconteceu mas acho que vai rolar um plot twist sinistro, estou ansiosa pelo desfecho hahaha

      Bjokas linda!!!
      <3

      Excluir

Topo