[Resenha] O Diário Secreto de Rebeca


O Diário Secreto de Rebeca - série Confidências #1.5
Autora: Kézia Martins
E-Book - Livro Independente
36 páginas

O conto, narrado em forma de diário, apresenta uma leitura fluída com conteúdo profundo e reflexivo. Nos deparamos com as opiniões, relatos, sentimentos e pensamentos de Rebeca. O assunto principal da história é a depressão que afeta a personagem principal que está em um momento conturbado, onde busca compreender quem realmente é e entender o porquê de não ser aceita pelas pessoas que a cerca. Ao se mudar de escola Rebeca não consegue criar vínculos ou fazer amizades, ao contrário, tem que lidar com insultos, sendo alvo de preconceito e bullying. A jovem busca conselhos da mãe, mas esta não leva a filha a sério, sendo indiferente a seus problemas. Portanto, sozinha, Rebeca começa a anotar tudo o que sente em um diário, suas frustrações, medos, tristezas.... É a melhor e única forma que a jovem encontra para se livrar da dor que domina sua vida todos os dias.


“Bolo de chocolate muda vidas. Sério, toda a tristeza que estava em mim sumiu e estou pronta pra mais um dia.”

“É melhor a solidão confortável do que o desconforto de más companhias.”

“Aguentar certas maldades sozinha é o pior tipo de morte. Não é a maldade que mata as pessoas. É a solidão.”

Fui apresentada a Rebeca no livro “O Jogo da Verdade” (clique no nome para verificar resenha), onde a personagem apresenta um desentendimento com a protagonista Melissa. No primeiro livro o leitor se depara com uma Rebeca não muito amigável. Portanto, nesse spin-off da série vemos o lado de Rebeca, compreendemos sua personalidade, atitudes e sentimentos, principalmente os sentimentos que giram em torno de Matheus (que é o personagem que gera a desavença entre Melissa e Rebeca).


A leitura me proporcionou uma maior proximidade com a personagem, me senti amiga dela e em vários momentos senti a necessidade de ajudá-la. Acredito que todo mundo já passou por algum momento difícil na vida, claro que cada pessoa lida de forma diferente, mas uma coisa é certa, quando vivemos um problema, na maioria das vezes, nos sentimos um alienígena, onde parece que todo mundo está certo, mas você está errado, está fora do padrão.

“Aqui está um fato que preciso me lembrar de agora em diante: O ser humano não conhece a palavra limites quando está em grupo”

“Foram as palavras que me causaram dor, não serão elas que vão me ajudar.”

“Como escapar do que está te deixando triste se o que te deixa triste é você mesma?”

“Enquanto a professora explicava o conteúdo e eu aparentava normalidade morrendo por dentro. Eu vivia passando mal. Sentia um medo absurdo das sombras sem saber que eu havia me transformado em uma. Hoje eu sou mais sombra do que pessoa. É como realmente me sinto, vazia, sem vida, sem controle do meu próprio corpo, apenas seguindo um ritmo ditado por outra pessoa que já não sou eu.”


Me identifiquei em alguns momentos com a personagem, pois na minha adolescência eu sofri muito com “síndrome do pânico” (que é algo que não desejo a ninguém e espero nunca mais ter que lidar com isso na minha vida) e sei como é difícil enfrentar algo que desconhecemos e não entendemos. Mas eu acho que o pior é lidar com as pessoas que olham de fora e acham que você está de “mimimi”, que é só frescura, pois é minha gente, pasmem, não é, a pessoa, DE FATO, está sofrendo. Os problemas de Rebeca, começam bem pequenos, mas crescem de tal forma que ela mesma não sabe para onde correr e quando finalmente encontra um fio de esperança, que seria o Matheus, outras coisas ruins acontecem, agravando ainda mais sua situação e saúde.

“Geralmente quando chega o final de semana agradeço por me livrar da escola, mas agora quero estar lá só para admirar a pessoa que andou me admirando. Esse sentimento é muito novo, mas posso dizer que não é pior que o vazio.”


“Mas por que só eu estou sendo julgada?
Por que não falam nada do Matheus?”

É interessante que essa leitura proporciona algumas conexões com o primeiro livro, revisitamos algumas cenas, porém sob a perspectiva e pontos de vista de Rebeca. Mais uma vez, a autora me surpreendeu com um conteúdo tão importante e delicado, escrito em tão poucas páginas, com uma leitura fluida e ao mesmo tempo profunda. Não deixem de conferir seus trabalhos e acompanhar a série Confidências. Super recomendo!


Eloise G.F

19 comentários

  1. Olá Eloise!! Gosto de livros em forma de diário, acho que "O diário secreto de Rebeca" me agradaria muito. Entendo seu ponto de vista quando você comentou que muitas pessoas tem preconceito com outras que estão sofrendo por depressão ou síndrome do pânico, acho que são assuntos muito sérios pra julgar alguém dessa forma né. Parabéns pela resenha, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela, que bom que gostou. É uma situação muito delicada e muitas pessoas ainda não compreendem e acabam julgando e prejudicando o processo de recuperação da pessoa, é bem triste. Quando puder leia sim, o trabalho de Kézia é ótimo e ela se aprofunda muito nessas questões.

      Bjkas!!!!

      Excluir
  2. Ooi Eloise. Eu conheço a autora mas nunca li nada dela. Contudo acho interessante ela lidar com sentimentos como Síndrome do Pânico tanto para que as pessoas que têm vejam que não estão sozinhas, como também para aqueles que não conhecem entende-las
    Maravihosa a abordagem do livro, parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      Vale a pena conferir tanto o livro como o conto são bem escritos e abordam com muita delicadeza e atenção o tema Depressão.
      Que bom que gostou da resenha quando puder confira os trabalhos da autora, são muito bons :)
      Bjokas!!!

      Excluir
  3. Oie
    Imagino o quanto esse livro deva ser reflexivo e importante para todos nós, já que ainda existe muito preconceito e falta de informação acerca do que é a depressão. Amei tua resenha, me instigou a ler esse livro, já até no Skoob aqui.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya,
      Que bom que gostou!!! Sim, é um assunto muito importante e que infelizmente ainda tem muito preconceito. Quando puder leia sim, tanto o livro como o conto são muito bons. Vale a pena conferir, espero que goste!!!

      Bjokas!!!

      Excluir
  4. Olá.
    Adoro livros em formato de diário porque conseguimos nos imergir totalmente nos sentimentos da personagem.
    O livro é curtinho e parece ser uma boa leitura.

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, sim é muito bom, mas aconselho a ler antes o livro I da autora. E com certeza, quando a narrativa é em formato diário imergimos ainda mais na história e compreendemos melhor os sentimentos da personagem.

      Bjokas!!!

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Gostei muito da proposta do conto, gosto muito de conhecer mais de personagens e com certeza um diário faz isso, nos deixando mais próximos.
    As fotos estão LINDAS!!!!

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ally, muito obrigadaaa!! Sim, diários nos aproxima mas da personagem, é muito bom!!!

      Bjokas!!!

      Excluir
  6. Oieeee,
    Confesso que estou muito curiosa agora para saber se a vida da Rebeca melhorou ou se ela encontrou um amigo de verdade para ser seu suporte em momentos difíceis! Com certeza irei ler!

    Resenha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Leia sim é uma delícia de leitura, e não deixe de conferir o volume I: O Jogo da Verdade. Muito Obrigada, feliz que tenha gostado!!!

      Bjokas!!!

      Excluir
  7. Oii, adorei sua resenha. Gosto quando autores abordam temas fortes, de maneira que nos fazem refletir e pensar e entender um pouco mais para poder ajudar quem passa por determinadas situações, ainda mais por seu um conto curtinho, a leitura deve ser super rapidinha.
    Sem dúvidas a leitura deve ser emocionante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, sim é uma ótima leitura, com tema importante e muito fluida. Recomendo!!! <3
      Muito Obrigada!!!!

      Bjokas!!!

      Excluir
  8. Que resenha maravilhosa! Confesso que todo livro escrito em forma de diário ou que a personagem possui um diário me chama a atenção e com esse não está sendo diferente, ainda mais com um assunto tão importante que é a depressão, já queroooo. Amei os quotes, bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah muito Obrigada, que bom que gostou!!! <3 Quando puder leia sim é uma leitura rápida e que te prende do início ao fim!!!

      Bjokas!!!!

      Excluir
  9. Olá! Eu já ouvi falar bastante sobre O Jogo da Verdade, inclusive tenho o ebook, mas por algum motivo, ainda não li. Agora que fiquei sabendo sobre esse spin-off, meu interesse na história renovou. Sobre o conto, ele parece ser bem profundo, e achei bastante realista como a personagem desafoga através dos papéis do diário, por que é uma válvula de escape mais comum do que a gente imagina, e extremamente válida. Nossa, e preciso dizer que amei as fotos, ficaram muito lindas. Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, fico feliz que tenha gostado, muito obrigada. Tanto o livro como o conto apresentam essa temática é bem interessante. Gostei bastante do trabalho da autora e esse conto narrado em forma de diário é envolvente. Me identifiquei em muitos aspectos. Quando puder dê uma lida.

      Bjokas!!!!

      Excluir
  10. Infelizmente as pessoas sempre entendem como "mimimi" ne ? Eu não sei se o que eu tenho chega perto do que a personagem/vc tem/teve mas parece que eu tava lendo sobre mim e olha ... É difícil:/.

    ResponderExcluir

Topo