[Bloguices] Desafio #1AnoComHPLovecraft


Olá pessoas lindas!!!Tudo bom? Vocês conhecem ou já leram algum conto de Lovecraft? Pra quem não conhece, Lovecraft é considerado um dos mais reconhecidos e influentes autores de horror do século XX. Foi um grande admirador de Edgar Allan Poe e Lord Dunsany, e revolucionou o gênero de terror ao inserir e atribuir elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. Há inúmeros filmes, livros, quadrinhos, animações e até mesmo bandas de rock que sofreram influências de suas obras. *De boa, depois que você ler Lovecraft, você vai ver Lovecraft em tudo*


A primeira experiência que tive com a obra desse autor foi em 2016 (bem recente). Um dos pontos que amo e que acho espetacular em suas histórias é a forma que o autor narra os acontecimentos e descreve suas criaturas. O leitor não tem acesso a todas as informações referentes aos monstros, ou seja, tudo o que sabemos durante a leitura é descrito pelas personagens, estas só conseguem ouvir sons estranhos, e por vezes indefinidos, e ter apenas um vislumbre das criaturas, em alguns casos as personagens ficam tão impressionadas que chegam a ficar loucas, de tão inacreditável que é a coisa. Isso faz com que o leitor utilize também a sua própria imaginação, adentre na história e dê corpo e sentido a ficção.

Suas criaturas são seres inomináveis e indescritíveis, tanto a personagem como o leitor estão diante do desconhecido e como diz Lovecraft: “A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido.” O último livro que li que abordava uma criatura que tinha uma super influência lovecraftiana foi IT A Coisa, que é algo que irei abordar com mais detalhes num próximo post sobre minhas impressões sobre IT.


Vale muito a pena conferir seu trabalho e como mencionei acima suas obras influenciaram e ainda influenciam diversos livros, séries, filmes, músicas e afins, portanto acho bem interessante conhecer a fonte que essas pessoas bebem. Seus contos apresentam uma narrativa detalhada, com uma descrição rica e minuciosa. Lovecraft é conhecido por desenvolver histórias de Terror Cósmico. Suas histórias são uma mistura de horror e ficção científica, vinculados ao ocultismo e misticismo. Apresentam a ideia ou pressuposto da existência de seres de outras dimensões e eras antigas que dominaram o nosso planeta anteriormente, seres que apresentam um poder colossal, que são assustadoramente malignos e que possuem a intenção de eliminar a raça humana para voltar a dominar a Terra.

Esse ano estarei participando do desafio cósmico #1AnoComHPLovecraft  criado pelos IGs @charlitto_ogami ,@dicaasdaisa e @umcafecomluke. O desafio consiste em leituras mensais dos contos e novelas do autor H. P. Lovecraft. Como 2017 foi um ano de muitos lançamentos de livros do autor, está bem fácil adquirir edições que contenham os contos da lista.



Procurem no Facebook o grupo 1 Ano com HP Lovecraft para poderem interagir com outros participantes do projeto e postar suas resenhas e debater em cada mês sobre os contos que tiverem correndo. Janeiro começa com o conto Dagon e O Forasteiro e a interação começa a partir do dia 10. Se você não tem Facebook, não tem problema, utilize a hashtag do projeto que todos os participantes poderão encontrar suas resenhas e postagens com mais facilidade. Vem participar gente <3

Bjos da Elo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo