Resenha:Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar


Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar
Autor: Edgar Allan Poe
Conto disponibilizado pelo desafio #12mesesdepoe
Tag criada pelo blog AnnaCosta

O conto retrata a história do senhor Valdemar, um homem idoso cuja saúde está bastante debilitada. Não há mais nada a ser feito a não ser esperar que a morte bata a sua porta. Um amigo, conhecido apenas como P— e também narrador dessa história, apresenta um imenso interesse pelo mesmerismo (hipnotismo) e propõe ao velho moribundo uma experiência com hipnose momentos antes de sua morte. Quando Valdemar descobre que tem apenas vinte e quatro horas de vida contacta P— e aceita participar desse experimento. O narrador compartilha com o leitor que esse tipo de experimento jamais fora testado em tal situação. Portanto, estava muito curioso e interessado para ver e compreender quais efeitos o mesmerismo teria sobre uma pessoa moribunda.

 Livro da foto: Histórias Extraordinária da Editora Abril (obs: essa edição não possui este conto,  foto ilustrativa)

Para surpresa do narrador, a mesmerização funciona, e mesmo após sua possível morte o Sr. Valdemar continua conversando com o hipnotizador. Em um transe, P—pergunta se Valdemar está dormindo e como resposta ele afirma que está "dormindo", mas ao mesmo tempo também fala a palavra “morrendo”.

“Senhor Valdemar, continua dormindo?”
[...] “Sim; ainda dormindo — morrendo.”-pg 3-4

O experimento dura por cerca de sete meses, e o narrador com ajuda dos médicos verifica o corpo e suas reações diariamente. No entanto, acontece pequenas mudanças no processo, aos poucos o corpo perde os sinais vitais, se torna mais pálido e frio, porém mesmo com a aparência moribunda, Valdemar continua a responder o hipnotizador, o que causa surpresa e horror aos que presenciam o experimento.

“Já não havia o mais leve sinal vital no sr. Valdemar; e, concluindo que estava morto, ocupávamo-nos em confiá-lo aos cuidados dos enfermeiros quando um forte movimento vibratório se fez observar em sua língua. Isso prosseguiu por cerca de um minuto. Ao expirar esse período, do maxilar distendido e imóvel brotou uma voz — e uma tal que seria loucura de minha parte tentar descrever.”-pg.4

O experimento acaba sendo, de fato, uma experiência perturbadora. Acredito que é um conto que provoca diversas especulações e expectativas ao leitor. Eu mesma me perguntava: A pessoa deitada na cama era ainda o Sr. Valdemar ou só a consciência dele presa a uma hipnose? Será que Valdemar, através da hipnose, consegue fugir da morte? O que vai acontecer quando ele despertar do transe? Essas e outras são perguntas recorrentes que passaram na minha mente durante as poucas páginas dessa história. É um conto bem curto, mais curto do que outros contos do autor, porém, é uma história que desperta curiosidade e te prende do início até o fim. Assim como outras histórias de Poe, Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar, é perturbante, com uma atmosfera sombria e macabra, causando sensações de medo e horror. O desfecho é espetacular.

 Livro da foto: Histórias Extraordinária da Editora Abril (obs: essa edição não possui este conto,  foto ilustrativa)

Há uma suposição de que a morte de Valdemar pela tuberculose pode ter sido influenciada pelas experiências do autor com sua esposa, Virgínia, que na época, estava sofrendo por essa mesma doença. Na verdade, acredito que essa influência está não apenas nesse conto, mas em outras histórias do Poe, afinal o autor utiliza uma gama de temas relacionadas a morte como efeitos de decomposição, reanimação dos mortos, pessoas enterradas vivas e entre outros.

  Livro da foto: Histórias Extraordinária da Editora Abril (obs: essa edição não possui este conto,  foto ilustrativa)

Para um melhor entendimento, é importante ressaltar que o mesmerismo era alvo de muito estudo e debates no período de vida do Poe, sendo assim, também foi um assunto que lhe interessou. Mesmerizar é o ato de provocar hipnose com intuito de curar doenças. O mesmerismo (teoria do magnetismo animal) foi uma doutrina defendida pelo médico suábico Franz Anton Mesmer (1734-1815). Considerado tanto sábio como charlatão, postulou a existência de um fluido magnético universal, que poderia ser considerado terapêutico. Mesmer também foi considerado como o precursor do primeiro movimento em larga escala que chamou atenção do mundo acadêmico ocidental para os fenômenos paranormais. O médico pretendia interpretar racionalmente fenômenos e energia, que ao se conectar ao corpo humano, causavam manifestações como transes e curas. Seu intuito era fundamentar o magnetismo como ciência, onde a condição do sobrenatural se tornava um estudo das propriedades de uma condição natural. Entretanto, o magnetismo animal se tornou objeto de controvérsia, principalmente na França, onde a Faculdade de Medicina proibiu de ser praticado pelos médicos, no entanto isso não impediu de que alguns profissionais estudassem sobre o assunto ou até praticassem o magnetismo animal em seus trabalhos.


Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar no ato de sua publicação foi considerada um artigo científico real, isso gerou muitas discussões que debatiam se a história de Poe era de fato baseados em fatos reais ou se era apenas uma história de ficção.


Eloise G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo