[Quotes da Elo] Jane Austen - Parte I


Olá leitores, tudo bom?
No post de hoje vou apresentar para vocês os meus quotes e passagens favoritos das obras "Razão e Sensibilidade" e "Mansfield Park" da querida e amada Jane Austen. -Se ainda não conhece essas obras clássicas é só clicar no nome do livro para ser redirecionado para respectiva resenha <3


“Se o elogio delas é censura, a censura de vocês pode ser elogio, já que a falta de discernimento delas não é maior do que os preconceitos e as injustiças de vocês. ” (Razão e Sensibilidade)

“[...] quando a mente não quer ser convencida, sempre encontra algo para inspirar-lhe dúvidas [...]” (Razão e Sensibilidade)

“Receio que a delícia de uma ação nem sempre demonstra a sua conveniência. ” (Razão e Sensibilidade)

“Com frequência me vejo cometendo esse erro, em total equívoco quanto ao caráter de alguém, num ou noutro ponto, fantasiando que as pessoas são muito mais alegres ou sisudas ou inteligentes ou obtusas do que realmente são. E teria dificuldade em dizer por que e como essa ilusão começou. Às vezes somos guiados pelo que dizemos de nós mesmos e com muita frequência pelo que outras pessoas dizem de nós, sem que paremos para refletir ou julgar. ” (Razão e Sensibilidade)

“Elinor [...] possuía uma força de entendimento e uma frieza de julgamento que a qualificavam, embora tivesse apenas dezenove anos, para ser a conselheira da mãe [...] Tinha um excelente coração, um temperamento afetuoso e sentimentos fortes; mas sabia como governa-los." (Razão e Sensibilidade)

“Marianne [...] era sensível e inteligente, mas intensa em tudo: suas angústias, suas alegrias não tinham limites. Era generosa, agradável, interessante: era tudo, menos prudente. ” (Razão e Sensibilidade)

“Não era um rapaz de má índole, a menos que ser algo frio e egocêntrico signifique ter má índole [...] Se tivesse se casado com uma mulher mais agradável, poderia ter-se tornado ainda mais respeitável do que era; poderia até ter-se tornado ele mesmo agradável [...] No entanto, a sra. John Dashwood era uma forte caricatura do marido: mais tacanha e egoísta. ” (Razão e Sensibilidade)


“John Dashwood não tinha muito a dizer que valesse a pena ouvir, e sua mulher, menos ainda. Mas não havia aí nenhuma desgraça especial, pois isso acontecia com a maioria dos visitantes, quase todos vítimas de um ou de outro destes defeitos que os impediam de ser agradáveis: falta de sensatez, quer por natureza, quer por educação, falta de elegância, falta de inteligência ou falta de caráter. ” (Razão e Sensibilidade)


“[...] ninguém adivinharia pela aparência das irmãs que Elinor estivesse chorando em segredo por obstáculos que deviam separá-la para sempre do objeto do seu amor, e que Marianne estivesse interiormente relembrando sem parar as perfeições de um homem de cujo coração se sentia senhora absoluta, e que esperava ver em cada carruagem que passava perto de casa. ” (Razão e Sensibilidade)

 “[...] não há no mundo tantos homens ricos quanto mulheres bonitas que os mereçam. ” (Mansfield Park)

“Aqui se vê harmonia!  Aqui se repousa! O que se aprecia nessa paisagem supera tudo o que a pintura e a música são capazes de expressar, e que só a poesia pode tentar descrever! Eis o que pode tranquilizar qualquer preocupação e arrebatar o coração! Quando vejo uma noite linda como esta, sinto como se fosse impossível existir maldade e sofrimento no mundo. Decerto haveria menos das duas coisas se as pessoas apreciassem a perfeição da natureza e se motivassem mais a sair de si mesmas para contemplar um cenário como este. ” (Mansfield Park)


"[...] neste momento me sinto fanfarrão o bastante para interpretar qualquer papel já escrito, desde Shylock ou Ricardo III até o herói trovador de uma farsa, com capa escarlate e tricórnio. Sinto como se pudesse ser qualquer coisa ou tudo, arengar ou esbravejar, golpear ou dar cambalhotas em qualquer tragédia ou comédia da língua inglesa. Vamos fazer alguma coisa. Que seja apenas a metade de uma peça, um ato, uma única cena, o que nos impede?" (Mansfield Park)

“Se é possível considerar uma das faculdades de nossa natureza mais admirável que as outras, eu acho que deve ser a memória. [...] A memória, às vezes, conserva tantas coisas, é tão útil, tão obediente, em outras vezes, tão confusa, tão fraca, e, em outras ainda, tão tirânica, tão fora do controle! Somos, sem dúvida, um milagre em todos os aspectos, mas as nossas capacidades de lembrar e esquecer parecem estranhamente insondáveis. ” (Mansfield Park)

Eloise G.F

2 comentários

  1. Muito legal o post! Também vou estrear a coluna de Quotes lá no Blog. Minhas citações favoritas são as duas primeiras ♥

    Bj!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, é sempre bom guardar os quotes, acho bem bacana ter um espaço separado para isso, principalmente para aqueles livros que guardo um moooonte de quotes e não tem espaço na resenha para postar tudo. Faça sim, irei conferir os seus também <3

      Bjokas!!!

      Excluir

Topo