Resenha: O Presente do Meu Grande Amor


O Presente do Meu Grande Amor
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Instrínseca
352 páginas

Essa obra é uma compilação de pequenos contos de vários autores contemporâneos que retratam de uma forma leve, divertida e romântica histórias vivenciadas nas festas de fim de ano, em especial o Natal. O livro foi organizado pela autora Stephanie Perkins e conta com importantes nomes da atualidade como Rainbow Rowell, Gayle Forman, Jenny Han, David Levithan, Holly Black, Matt de La Peña, Ally Carter, Kelly Link, Myra McEntire, Laini Taylor, Kiersten White e a própria Stephanie Perkins.


O livro reúne um total de doze contos que se diversificam um do outro, abrangendo histórias que envolvem tanto romances como fantasias. Como os contos são muito curtinhos não dá pra falar muita coisa sobre eles, mas vou compartilhar aqui com vocês meus três preferidos:

“Meias-Noites” da autora Rainbow Rowell, apresenta o relacionamento dos amigos Mags e Noel ao longo dos anos e das festas de ano-novo. Este foi, com certeza, o meu favorito.

“-Dance comigo. É o nosso aniversário.
-Não gosto de dançar junto com um bando de gente.
-Mas é o melhor jeito de dançar! Dançar é uma experiência coletiva.”- pg. 17

É o primeiro conto do livro, um romance fofo e cativante que valoriza a amizade e o início de um amor puro e sincero. Não conhecia nada da autora e simplesmente me apaixonei, quero mais livros dela na minha estante.

“-Você é minha melhor amiga.
-Você tem um monte de melhores amigos-rebateu ela
-Não. Só você.”- pg. 27



“-Não vou a lugar algum [...]
-Vai sim [...] E não tem problema. Só...preciso que você me leve junto.”- pg. 30

“É um Milagre de Yule, Charlie Brown” da autora Stephanie Perkins, é uma história que retrata o encontro de Marigold, filha de hippies, com North, um jovem vendedor de árvores de Natal. Marigold precisa de um jeito de começar uma conversa com North e inventa de comprar uma árvore de Natal para finalmente atingir o seu objetivo, porém o andamento das coisas se tornam cada vez mais constrangedoras e Marigold não sabe se tudo isso foi realmente uma boa ideia. Esse foi meu segundo conto favorito. Essa é uma daquelas histórias que além de romântica é muito divertida. Você ri, se diverte e suspira. Muito fofo, bem a cara de Stephanie Perkins.

“-Sabe qual é a coisa mais estranha desta noite? Considerando que está sendo uma noite absurdamente estranha?
-O quê?
-O fato de você ainda não ter percebido que estou disposto a fazer qualquer coisa, qualquer coisa [...] pra ficar perto de você.”- pg. 141

“Encontre-me na Estrela do Norte” da autora Jenny Han, traz a história da filha adotiva de Papai Noel e sua vida entre os duendes. Ao longo da leitura do livro, fui percebendo que havia contos que apresentavam um toque de fantasia em suas histórias, e esse conto de Jenny Han é um deles. Me surpreendi com essa história, porque, de princípio, cheguei a pensar que seria mais simples e bobinha, mas acabei me enganando. É um conto muito lindo que retrata a história de Natalie, uma humana que viveu apenas entre duendes, e chega a se apaixonar por um deles.



Um ponto que amei nesses três contos que citei é que essas autoras conseguiram, em poucas páginas, me conquistar com suas histórias. Eu me apeguei aos protagonistas e quis conhecer um pouco mais sobre eles. Eu acho surpreendente quando um autor consegue fazer isso, e é por isso que esses foram meus contos favoritos, pois me cativaram a tal ponto de eu querer mais. Porém, não estou dizendo que apenas esses contos são bons, os outros também são muito legais, fofos e divertidos, só estou compartilhando os que eu mais gostei. A leitura do livro em geral vale muito a pena. Outra coisa que amei foi a capa que apresenta uma linda ilustração retratando os doze casais do livro.

“-Hum...Você ia me beijar?
-Eu...não posso.
-Por que não?
Ele hesita e depois diz:
-Não quero que ninguém sofra."- pg. 111

Uma coisa que adoro em livros contemporâneos é me identificar com os personagens, principalmente ao que se refere a seus gostos e hobbies, como no caso das citações abaixo:

“-Não sei se você sabe, mas meio que estamos presos dentro de casa  por causa da nevasca, o que é a desculpa perfeita para ficar vendo Netflix. Ontem eu assisti a uma temporada inteira de Downton Abbey.”- pg. 69 (“Anjos da Neve”- Matt de La Peña)



“[...] uma vassoura de quadribol – o presente mais pedido entre crianças de seis a oito anos naquele Natal, embora eu achasse que elas quisessem que a vassoura voasse de verdade.- pg. 99 (“Encontre-me na Estrela do Norte” -Jenny Han).

Esse, é definitivamente, um livro ideal para ser lido no final do ano, entre o período natalino e as festas de fim de ano. As histórias são lindas, fofas e divertidas e cada uma traz um aspecto diferente do natal. É engraçado como uma festa de fim de ano, um feriado ou data comemorativa pode ser representado ou ter um significado diferente de pessoa pra pessoa. Esse foi o aspecto que mais gostei deste livro: os diferentes pontos de vista que os autores abordaram em seus contos. Portanto, se você gosta do clima natalino, ou se comemora o Chanucá ou solstício de inverno ou ainda se adora uma boa festa de fim de ano, esse é um livro que você não deve deixar de conferir. Super Recomendo!

“[...] ele escreveu que eu só precisava acreditar que o mundo não era de mão única. Que era grande o bastante para conter muitas histórias diferentes, grande o bastante para ser imprevisível.”- pg. 180 (“Krampuslauf”- Holly Black)

Eloise G.F






Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo