Resenha: Entrevista com o Vampiro


Entrevista com o Vampiro
Autora: Anne Rice
Editora: Rocco
309 páginas

O livro retrata a história de Louis de Point du Lac. Entrevistado por um jovem repórter, Louis conta toda sua vida desde que fora transformado em vampiro no século XVIII pelo vingativo e sombrio Lestat. A estrutura da narrativa do romance é dividida entre o presente (a entrevista) e o passado (os flashbacks narrados por Louis).


“Essa é uma ideia muito mais mundana- disse o vampiro imediatamente- As pessoas que param de crer em Deus ou na bondade continuam a acreditar no diabo. Não sei por que. Não, realmente não sei por que. O mal sempre é possível. E a bondade é eternamente difícil.”- pg. 20

A leitura do livro é bem interessante, pra quem curte histórias de vampiros  a Anne Rice dá um verdadeiro show, entretanto não é uma trama que contenha muita ação e em determinados momentos a narrativa de Louis pode se tornar um pouco arrastada e cansativa. Isso porque Louis é um vampiro demasiadamente melancólico, se encontra, em diversos momentos, aflito perante sua condição e questiona Lestat diariamente sobre o modo de vida e origens dos vampiros, desaprovando seu “criador” constantemente. Louis reflete sobre a vida e a morte, sobre os assassinatos que tem que cometer para se saciar, e tem uma enorme dificuldade em abandonar alguns sentimentos que vivenciou quando era humano.

“[...] havia muitas coisas das quais Lestat devia ter me avisado. Poderia ter transformado aquela experiência em algo enriquecedor, sob vários aspectos. Mas não o fez.”- pg. 35

O tempo também é um elemento muito abordado no livro, principalmente quando a personagem Cláudia é inserida,- a autora criou essa personagem baseada em sua filha, que faleceu de leucemia. Cláudia é uma criança transformada em vampiro, confinada eternamente em seu minúsculo corpinho, pode crescer e amadurecer por dentro, mas estará aprisionada no corpo de criança para toda eternidade.  Esse é um dos motivos que faz o humor de Cláudia variar ao longo da trama. Por ser criada por Lestat e Louis, ela acaba se tornando violenta e perversa como o primeiro e estudiosa e questionadora como o segundo. Portanto, as mesmas dúvidas e curiosidades de Louis também são despertadas em Cláudia, talvez até em maior intensidade. Ambos resolvem embarcar em uma aventura pela Europa Oriental e no submundo de Paris, e se deparam com o misterioso Armand e outras criaturas sombrias das trevas. O leitor acompanha todas as análises e relatos narrados por Louis para o jovem jornalista e imerge em um universo vampiresco repleto de violência, erotismo e muito sangue. A imortalidade já não é tão atrativa e sim um peso na vida de um vampiro solitário e sem respostas.


“ A gente não se satisfaz simplesmente com o sangue do outro [...] trata-se do fato de experimentar uma outra vida e, às vezes, de experimentar a perda desta vida através do sangue, lentamente.”- pg. 35

Mas e Lestat? Bom, não há dúvidas que ele seja um vampiro misterioso, pois ele não relata nada sobre seu passado e não revela nada sobre a origem dos vampiros, ou sobre quem são e quaisquer outras dúvidas que Louis e Cláudia possam ter, na verdade ele acaba achando-os extremamente entendiantes devido a essas inúmeras perguntas.

“Estou cheio de vocês. Vampiros melancólicos que assombram nossas próprias vidas. Não gosto disto.”- pg. 127

Lestat é do tipo que “vive” perigosamente, faz o que quer e quando quer, é extremamente vingativo e maldoso com suas vítimas. Todavia, apesar de perverso é um personagem cativante e em alguns momentos o achei, até mesmo, cômico. Devido ao mistério que o ronda, há uma enorme curiosidade e interesse em conhecer sua história e desvendar seu passado. O segundo volume, inclusive, retrata sobre sua história e há outros livros que Lestat é o protagonista.

“Para ele, ser vampiro significava vingança. Vingança contra a própria vida. Cada vez que acabava com uma vida estava se vingando [...] uma vingança maníaca contra a vida mortal que tinha abandonado.”-pg. 49


Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga As Crônicas Vampirescas, conjunto de obras de Anne Rice, que narra a história dos vampiros Louis, Lestat, Armand, Marius, Magnus e entre outros. As obras são: Entrevista com o Vampiro (1976), O Vampiro Lestat (1985), A Rainha dos Condenados (1988), A História do Ladrão de Corpos (1992), Memnoch (1995), O Vampiro Armand (1998), Merrick (2000), Sangue e Ouro (2001), A Fazenda Blackwood (2002), Cântico de Sangue (2003), Príncipe Lestat (2014), Paraíso de Sangue agora com o título Prince Lestat and the Realms of Atlantis (lançamento previsto nos EUA dia 29 de Novembro de 2016 e sem previsão aqui no Brasil)


- Os vampiros são assassinos - dizia agora. - Predadores. Cujos olhos onipotentes podem lhe proporcionar objetividade. A capacidade de perceber a vida humana em sua totalidade, sem nenhuma piedade repugnante, mas com a vibrante excitação de ser o fim desta vida, de fazer parte do plano divino.”- pg. 83

Apesar dessa ser a ordem cronológica de publicação dos livros, encontrei na internet outras ordens de leitura que mescla As Crônicas Vampirescas com outro conjunto de obras da autora, As Bruxas Mayfair. –Há também alguns livros soltos da autora, mas como não tem ligação com essa série não colocarei nessa lista.

Entrevista com o Vampiro (As Crônicas Vampirescas)
O Vampiro Lestat (As Crônicas Vampirescas)
A Rainha dos Condenados (As Crônicas Vampirescas)
A Hora das Bruxas- Volume 1 (As Bruxas de Mayfair)
A Hora das Bruxas- Volume 1 (As Bruxas de Mayfair)
A História do Ladrão de Corpos (As Crônicas Vampirescas)
Lasher (As Bruxas de Mayfair)
Taltos (As Bruxas de Mayfair)
Memnoch (As Crônicas Vampirescas)
Pandora (As Crônicas Vampirescas)
O Vampiro Armand (As Crônicas Vampirescas)
Merrick (As Crônicas Vampirescas)
Sangue e Ouro (As Crônicas Vampirescas)
A Fazenda Blackwood (As Crônicas Vampirescas)
Cântico de Sangue (As Crônicas Vampirescas)
Príncipe Lestat (As Crônicas Vampirescas)
Prince Lestat and the Realms of Atlantis (As Crônicas Vampirescas)-lançamento previsto nos EUA dia 29 de Novembro de 2016 e sem previsão aqui no Brasil.

*Todas essas obras, com exceção do último que ainda não foi lançado, foram publicadas pela editora Rocco*


“Qual o significado da morte quando se pode viver até o fim do mundo? E o que é "o fim do mundo", além de uma frase, pois quem sabe, ao menos, o que é o mundo?”- pg. 135

O livro “Pandora” pertence a série Novas Histórias de Vampiros, juntamente de “Vittorio, O Vampiro”,  apesar do primeiro ter ligação com as Crônicas Vampirescas, o segundo não tem relação alguma.

Não sei se essa é a melhor forma de leitura, pois só li o primeiro livro até então, mas vou tentar segui-la. Quem quiser indicar outras formas ou acrescentar alguma coisa nos comentários, sinta-se a vontade, quanto mais informação melhor ;)

Há também um livro denominado "Entrevista com o Vampiro: A História de Cláudia". Essa edição é uma versão em quadrinhos que narra a trama sob a perspectiva da vampira Cláudia. É uma adaptação escrita e ilustrada por Ashley Marie Witter.


“- Louis, sua indagação só pertence à escuridão. Este mar não é o seu mar. Os mitos dos homens não são os seus mitos. Os tesouros dos homens não são seus.”- pg. 158

O livro possui uma adaptação cinematográfica- até então, pois há rumores de um remake que será produzido em 2017- estrelando Tom Cruise como Lestat, Brad Pitt como Louis, Kirsten Dust como Cláudia e Antonio Banderas como Armand. O filme sintetizou bastante a história do livro e fez algumas modificações, mas mesmo assim é sensacional.

Se você quer conhecer uma boa história de vampiros, acredito que Anne Rice é um ótimo começo. Recomendo!

Eloise G.F


6 comentários

  1. Olá!
    Primeiramente, que fotos mais lindas <3
    Eu vi esses dias o livro no Sebo que eu sempre dou uma olhadinha aqui perto de casa, quase comprei, mas tava muito desgastadinha e deixei de lado :(
    Quero muito ler esse livro!
    Adorei sua resenha, está impecável!
    E seu blog é muito fofo, já estou seguindo!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline :D Esse livro é muito bom e parece que os outros da série também são maravilhosos! Estou bem animada! Fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada pelo comentário e por seguir o blog <3

      Excluir
  2. Olá, nunca li nada de vampiro, preciso comprar pelo menos um livro rs,rs, adorei sua resenha e suas fotos são lindas, bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!! Leia sim, história de vampiro são muito legais e Anne Rice dá um show! <3

      Excluir
  3. Olá!!
    A Anne Rice é uma autora bastante conhecida e amada por muitos leitores, mas nunca li nada dela! Soube que "Entrevista com o vampiro" era um livro poucos anos atrás (rsrs). Eu já assisti a adaptação há muitos anos e lembro de ter gostado! Principalmente por ter como tema uma música do Guns n' Roses (kkkk).
    Adorei a resenha, como sempre com informações muito interessantes e fotos lindas!!
    Abraço!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cailes <3 esse é o primeiro livro que leio dela e adorei, vou tentar acompanhar a série, super recomendo! Também adoro o filme, Tom Cruise e Brad Pitt arrasaram *O* Obrigada pelo comentário flor!
      Abraços!

      Excluir

Topo