Das Páginas para as Telas: Jane Austen [Parte I]


Jane Austen é considerada uma das mais famosas escritoras inglesas. Nasceu no presbitério de Steventon, Hampshire na Inglaterra em 1775. Começou a escrever em sua adolescência, quando produziu uma versão preliminar de Orgulho e Preconceito, intitulada Primeiras Impressões (1796-1797). O modo de vida e costumes da época lhe serviram de base para compor seus romances, que apresentam sátiras moderadas a respeito da sociedade, em especial às classes altas. Ela retrata seus personagens através de uma ironia divertida e sutil. As histórias são encenadas por meio de bailes, visitas, longas conversas e muitas fofocas, com humor refinado e diálogos impecáveis.




Suas obras são populares e lidas no mundo todo. Há diversas adaptações para peças de teatro, séries de tv, cinema e até mesmo livros que se inspiraram em suas histórias e personagens. Nessa coluna apresentarei algumas das adaptações de séries e filmes que foram baseados em suas obras. (Como há muitas adaptações resolvi dividir essa coluna em duas partes).

Orgulho e Preconceito- Minha obra favorita, como não amar Lizzy e o querido e esnobe Sr. Darcy~suspiros~~. Esta obra retrata a história da família Bennet, em especial da segunda filha mais velha Elizabeth Bennet, que lida com diversos problemas da sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. A primeira adaptação foi uma série britânica produzida em 1938, estrelado por Curigwen Lewis e Andrew Osborn nos papéis de Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. Já o primeiro filme foi uma produção americana, dirigido por Robert Z. Leonard na década de 40, estrelado por Greer Garson e Laurence Olivier. Ambas produções são em preto e branco.


Cena do filme Orgulho e Preconceito de 1940- fonte: IMDB

Cena do filme Orgulho e Preconceito de 1940- fonte: IMDB

Ao longo dos anos várias séries foram produzidas pela BBC (1952, 1958, 1967, 1980 e 1995) todas com total de 5 a 6 episódios. Há também o filme de 2005, estrelado por Keira Knightley e Mathew Macfadyen, dirigido por Joe Wright e produzido pela Working Title Films- inclusive a capa do livro Orgulho e Preconceito da editora Landmark é referente a este filme. Até então, a minha adaptação preferida é a série de 1995 produzida pela BBC protagonizada por Jennifer Ehle como Lizzy Bennet, e Colin Firth como Sr. Darcy. Além das adaptações que buscam se basear nas obras de Austen, há também paródias e filmes de comédia que apresentam influências de seus romances como o filme "Noiva e Preconceito" de 2004, dirigido por Gurinder Chadha, é uma história ambientado na Índia, gira em torno da relação de amor e ódio entre Lalita e o magnata americano William Darcy.


 Capa do filme de 2005- fonte: IMDB

Imagem da série da BBC de 1995- Fonte: IMDB



Razão e Sensibilidade- Relata a história de duas irmãs, a racional Elinor e a sensível Marianne, que passam por dificuldades financeiras após a morte do pai. Mudam-se para o campo, onde encontram o verdadeiro amor- cada uma a sua maneira e jeito de ser.  três séries de tv produzidas pela BBC desta obra: A série de 1971 com 4 episódios, a de 1981 com 7 episódios e de 2008 com apenas 3 episódios. Há também o filme de 1995, dirigido por Ang Lee, com roteiro escrito e adaptado pela atriz Emma Thompson. O filme foi estrelado pela própria Emma Thompson como Elinor Dashwood, Kate Winslet como Marianne Dashwood, Hugh Grant como Edward Ferrars e Alan Rickman como Coronel Brandon. Foi um filme que foi indicado- e venceu- a vários prêmios, inclusive o Oscar de 1996 para atriz Emma Thompson como melhor roteiro adaptado.


Capa do filme Razão e Sensibilidade de 1995- fonte: IMDB

Leia também: Especial-Romances de Costumes


Mansfield Park- aos 12 anos de idade, Fanny Price vai morar de favor na casa do seu tio rico, onde é criada e educada. É uma jovem inteligente e estudiosa, e acaba tornando-se também uma bela mulher. Apresenta uma forte amizade e carinho pelo seu primo Edmund, por quem nutre uma paixão secreta. Sua vida em Mansfield Park é bem calma, entretanto tudo muda com a chegada dos irmãos Crawford, restando a Fanny desvendar e compreender os planos e propósitos de ambos. A primeira adaptação foi a série da BBC de 1983, dirigida por David Giles, e estrelado por Sylvestra Le Touzel como Fanny Price e Nicholas Farrell como Edmund Bertram. Há dois filmes baseados nessa obra, a versão de 1999, dirigida e adaptada por Patricia Rozema e estrelada por Frances O’Connor (Fanny) e Jonny Lee Miller (Edmund), esse filme foi traduzido no Brasil como “Palácio de Ilusões”- pra ser sincera não gostei muito dessa versão-, e há também a versão de 2007 dirigido por Ian B. MacDonald e estrelado por Billie Piper como Fanny e Blake Ritson como Edmund.

Capa do filme Mansfield Park (Palácio das Ilusões) de 1999- fonte: IMDB

Capa do filme Mansfield Park 2007- fonte: IMDB


[EXTRA]: Para finalizar a primeira parte desta coluna vou indicar o filme "O Clube da Leitura de Jane Austen", de 2007 (baseado no livro de mesmo nome da autora Karen Joy Fowler), dirigido e adaptado por Robin Swicord.


Capa do filme O Clube do Livro de Jane Austen- fonte: IMDB

O filme retrata a história de um clube formado para discutir sobre os livros da querida Jane Austen. Ao se aprofundarem na leitura dos livros, os membros do clube acabam lidando com situações semelhantes aos temas das obras, vivendo experiências em suas vidas que se assemelham com os romances que estão lendo. Eu adorei esse filme. Super recomendo!




4 comentários

  1. Você tem ideias maravilhosas para post! Adorei conhecer as adaptações cinematográficas feitas a partir dos romances da Jane! São, sem sombra de dúvidas, maravilhosas! Vou anotar para olhar depois!

    Abraços!
    livrosemcena.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Ingritt <3 Fico feliz que tenha gostado, logo farei a segunda parte com mais dicas de adaptações!!! :D

      Excluir
  2. Olá!
    Amei esse seu post sobre a Jane Austen <3
    Esses filmes são maravilhosos, super recomendo também!
    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Aline <3 <3 Feliz que tenha gostado! Obrigada!!!!

      Excluir

Topo