Resenha: Como Eu Era Antes de Você


Como Eu Era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
320 páginas

Louise Clarck é uma jovem de 26 anos que não possui muitas pretensões na vida, mora com seus pais, com sua irmã -que é mãe solteira- e seu avô -que precisa de cuidados, pois já sofrera um derrame. Namora um rapaz por aproximadamente 6 anos, cujo foco é se tornar um triatleta, e devido aos seus treinos acaba não tendo muito tempo pra ela. Lou trabalhava- e estava satisfeita em trabalhar- em um café como garçonete, porém quando menos esperava o estabelecimento precisou ser fechado e consequentemente ela foi demitida. Em busca de um novo emprego, sendo uma pessoa com pouquíssimas experiências e expectativas, porém com uma enorme necessidade de ajudar a situação financeira de sua família, Lou se depara com a família Traynor e consegue um emprego como cuidadora de um tetraplégico, e assim ela conhece Will.



“Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente- ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela- obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.”- pg. 58.


Will Traynor é um homem lindo, bem-sucedido, rico e que ama aventuras e viajar. O tipo de pessoa que precisa estar sempre em atividade e que sempre consegue tudo o que quer. Entretanto, infelizmente, sua vida sofre uma mudança drástica. Devido a um acidente Will vai parar na cadeira de rodas e se torna um tetraplégico. Um homem que amava viver, e que vivia intensamente, agora preso numa cadeira de rodas onde sua única mobilidade é a cabeça e os dedos das mãos. Ele planeja acabar com sua dor, pois não vê mais sentido em viver uma vida onde jamais poderá realizar seus objetivos ou fazê-los sem depender de alguém. Porém, ao conhecer Lou, uma jovem falante, animada e com gosto pra moda bem peculiar, muita coisa em sua vida começa a mudar. Com grande dificuldade, mas com uma enorme determinação, Lou procura ajudar aquele homem rude e mal-humorado a ver o lado bom da vida. Mas a questão é, até que ponto ela consegue realmente ajudá-lo? Lou se torna algo a mais na vida de Will, entretanto há decisões que ele já havia tomado antes de conhecê-la. Será que ela consegue mudar tais decisões?
                    “Informação é poder, Will”- pg. 257

A autora escreve de forma divertida e comovente uma história que fala sobre amor, família, reflexão e perda. A relação entre Lou e Will é tocante e faz o leitor refletir sobre os diversos tipos de amor e como esse sentimento pode mudar as pessoas. Quem dá voz a trama é a própria Louise, porém, em alguns capítulos a narração é passada para outros personagens, o que achei bem interessante, pois apresenta outras perspectivas e pontos de vista da história.
“Existem horas normais e horas inúteis, nas quais o tempo para e escorre e a vida- vida real- parece distante.”- pg. 77

Jojo Moyes é uma escritora inglesa especialista em criar histórias sobre mulheres fortes que encaram situações-limite, passando por vários obstáculos e vivendo grande sobrecarga emocional. Em uma entrevista feita ao blog da intrínseca, a autora afirma que sempre chora quando escreve cenas emocionantes e que se ela não chorar, percebe que a história não está funcionando. O livro Como Eu Era Antes de Você vendeu mais de três milhões de cópias e há depoimentos no mundo todo de pessoas que se emocionaram com a obra. O livro contará com uma adaptação pro cinema em Junho de 2016, com direção da britânica Thea Sharrock e como protagonistas Emilia Clarke, uma das estrelas de Game of Thrones, e Sam Claflin, de Jogos Vorazes. A própria Jojo é responsável pelo roteiro do filme.
“Alguns erros...apenas têm consequências maiores que os outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é.”- pg. 221

Achei a capa deste livro, como de outras obras da autora, muito linda e com uma ilustração delicada e singela. A Intrínseca possui outros títulos da autora que inclui a sequência de Como Eu Era Antes de Você com o nome Depois de Você, e outros livros como A Última Carta de Amor, A Garota que Você Deixou pra Trás, Baía da Esperança e Um Mais Um.
“Quero....ser apenas um homem que foi a um concerto com uma garota de vestido vermelho. Só por mais alguns minutos.”- pg. 149

Como Eu Era Antes de Você é um livro que arranca muitos sorrisos e muitas lágrimas. Os personagens são extremamente carismáticos e a história envolve o leitor a tal ponto que você não quer que acabe. Preciso de mais Jojo Moyes em minha vida. Super recomendo.


G.F

4 comentários

  1. Fiquei muito arrasada no final desse livro. Mas já não esperava um final feliz. Parecia perfeito demais pra dar certo. Foi complicado. Entendo perfeitamente o lado do Will. Se eu fosse ele, eu teria feito a mesma coisa. Mas se eu fosse a Lou, também teria desejado nunca ter conhecido ele.
    Ele tirou ela da zona de conforto, virou a vida dela de cabeça pra baixo. Às vezes ignorância é uma benção. :'D Não sei se to preparada pra ler a sequência porque não consigo imaginar um livro sem o Will. </3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não consigo imaginar a sequência Bocchan, concordo com tudo que você disse. É uma situação extremamente delicada. Obrigada pelo comentário. <3

      Excluir
  2. Chorei esse livro mexe com cabeça da gente.
    Fiquei arrasada como eu mesmo tivesse perdido alguem.
    Dificil de aceitar que amou dela nao foi suficiente para ele querer está vivo.
    Li o segundo livro meio que pra ser meu conforto.
    Lou ficou abandonada.
    Mas todos os trechos do livro eu lembrei do will.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, sei como é também fiquei arrasada, chorei de soluçar. Mas foi a escolha dele né é uma situação bem delicada mesmo. To um tempão pra ler o segundo mas venho enrolando hahaha acho que não consigo ver Lou sem Will. Obrigada pelo comentário <3

      Excluir

Topo