Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine


O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
336 páginas

Jacob é um rapaz de 16 anos que vive uma vida bastante normal, com os mesmos problemas que qualquer adolescente de sua idade pode ter. Desde criança ele escuta as histórias extraordinárias de seu avô paterno, que lutara com diversos monstros na guerra e tinha amigos um tanto peculiares. Inclusive ele mostra a seu neto algumas fotos antigas que confirmavam isso. Todavia, conforme Jacob foi crescendo, ele percebe que essas histórias e suas fotos horripilantes, que o assustaram em toda sua infância, eram apenas contos e as fotos antigas desses estranhos amigos eram apenas montagens. No fim das contas, tudo não passava de histórias....era isso que ele gostaria de acreditar. Entretanto, Jacob se depara com um terrível trauma que o faz indagar até que ponto as histórias de seu avô eram mentiras e busca respostas sobre esses fatos indo ao encontro do lugar que seu avô passara sua infância: O Orfanato da Srta. Peregrine.
“Às vezes tudo o que você precisa fazer é cruzar uma porta”- pg. 85


Jacob narra em primeira pessoa sua aventura nesse universo sombrio, estranho e ao mesmo tempo encantador.
O leitor imerge numa aterradora fantasia e se diverte com a narração de Jacob, que é bem descontraída, apesar de ser um rapaz  introvertido, ele tem opiniões um tanto francas e diretas, e é bem teimoso quando quer. É um personagem autêntico, que vive uma vida perturbada em busca do que é real em sua vida e do que não é.
“E foi assim que alguém extremamente suscetível a pesadelos, terrores noturnos, arrepios, ataques de pânico e a ver coisas que na verdade não estão ali se convenceu a fazer uma última excursão à casa abandonada [...].”-pg. 96


Uma trama envolvente e repleta de mistérios. O diálogo do texto com as assombrosas fotografias de época é excepcional. Inclusive, essa utilização de imagens com texto me lembrou o livro S. de J.J Abrams e Doug Dorst -que nesse caso foi utilizado anexos-, acho esse recurso bem interessante, pois faz o leitor se envolver e imergir mais na história, ficar mais próximo dos personagens e torna a história mais tangível.


Outro ponto que me surpreendeu é que as fotos utilizadas são verdadeiras, apenas algumas foram levemente manipuladas. Ransom Riggs contou com a colaboração de colecionadores de fotografias antigas, e esse fato tornou a trama ainda mais sinistra. É uma obra espetacular, criativa, estranha e comovente. O livro apresenta elementos decorativos fascinantes. A divisão dos capítulos é feita em páginas pretas, com texturas e linhas ornamentais e todas as páginas apresentam essa decoração com arabescos, resultando em uma aparência elegante, original e excêntrica ao livro. A editora Leya fez um trabalho espetacular, adoro quando se mantém a essência do livro, pois já aconteceu de eu pegar livros que preferi versões americanas por exemplo,mas não foi o caso deste, pois realmente não tenho o que reclamar, ficou perfeito.



                         

Essa obra já possui uma adaptação em filme: O Lar das Crianças Peculiares, que irá estrear em Setembro deste ano, dirigido por ninguém menos que Tim Burton -pra mim pessoa mais que perfeita e adequada para estar a frente dessa produção- e estrelado por Eva Green -uma das minhas atrizes favoritas. Super Recomendo esta obra e ansiosa para ler o segundo volume.

 [EXTRA QUOTES]:
“Sempre soube que o céu era cheio de mistérios, mas só naquela noite  eu me dei conta da quantidade deles que havia na Terra também.”

 “Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguia notar como ela era extraordinária.”



G.F

2 comentários

Topo