[Resenha] Psicose


Resenha:Psicose
Autor: Robert Bloch
Editora: DarksideBooks
256 páginas

“Todos nós somos um pouco loucos de vez em quando.”

Psicose é um classicão que todos conhecem mesmo sem ter lido ou visto a adaptação, de tanto que vemos a referência do filme de Hitchcock. Sabe aquela cena de um filme em preto e branco de uma moça sendo atacada no banheiro por uma pessoa segurando uma faca? Esse aí haha

O livro foi publicado originalmente em 1959 e inspirado no caso do assassino Ed Gein, de Wisconsin, EUA. A história gira em torno de Norman Bates, um homem solitário que vivia e conduzia um hotel de beira de estrada. No início da trama, acompanhamos a moça Mary a caminho da casa de seu namorado com dinheiro roubado da empresa de onde trabalhava. A intenção era ajudar seu boy a ter uma vida sem dívidas, se casar e enfim viver ao lado do amado, felizes para sempre. Porém, Mary se perde e vai parar justamente no Bates Motel, onde se depara com o estranho Norman e sua mãe manipuladora. Por mais que seja uma trama bastante conhecida e muitos devam saber o final vou me focar apenas nas minhas impressões gerais.

“Você é um ‘filhinho da mamãe’. Era assim que lhe chamava, é isso o que você era. Era, é e sempre será. Um grande, gordo e marmanjo ‘filhinho da mamãe’."

Confesso que me surpreendi bastante com a escrita do autor. No livro adentramos na mente de Norman Bates, algo que não temos muito acesso no filme, o que achei bem intrigante. E não pense que por ser um clássico é uma trama difícil de ler, ao contrário, é uma leitura muito fluida e dinâmica. 


“Não haveria ajuda – ela cavara sua própria cova e agora tinha de deitar-se nela.”

“E agora a escuridão estava ali, em volta dela. Estava sozinha na escuridão.”

“[...] como acreditamos saber tudo sobre uma pessoa só porque a vemos frequentemente ou porque temos uma forte ligação emocional com ela.”

“Estranho como as coisas funcionam na vida real. Nenhum de nós suspeitou de verdade, nós só cometemos um erro atrás de outro até fazer as coisas certas pelas razões erradas.”

Como mencionei anteriormente, o livro foi lançado no Brasil a primeira vez em 1959 e depois em 1964, assim a Darkside teve a ideia relançar novamente em 2013 a obra em capa dura, com intuito de apresentar as novas gerações a obra que Hitchcok adaptou aos cinemas. Há, inclusive, uma curiosidade a respeito do livro e do diretor Alfred Hitchcock, dizem que ele adquiriu os direitos da obra e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis para que ninguém o lesse, para assim, manter a surpresa da adaptação. Esperto ele não? hahah. O clássico de Bloch, segundo a DarksideBooks, antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e início de 1990. Recomendo tanto o livro como o filme!



Eloise G.F

Um comentário

  1. Tenho uma super vontade de ler! Já assisti a série rsrs e fiquei bem impressionada, imagina a historia original!
    e quero essa edição lindona ai!! hahaha
    Poxa, esperto mesmo ele, ótima sacada!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Topo