[Bloguices] Qual o Meu Gosto Literário?


Tá aí um assunto que venho querendo abordar há tempos e que sempre adio. Na verdade, eu sou uma pessoa bem eclética quando se trata a gênero, adoro suspenses, terror e mistérios, romances de época, contemporâneo e chick lits, aventura, fantasia e ficção científica e por aí vai. Portanto, para explicar a vocês sobre meu gosto literário vou falar do que mais gosto de ler em um livro, além de ficar focando em um gênero específico.


Como muitos devem ter notado gosto de histórias de época, por isso que aprecio tanto os queridos romances de época, pois adoro histórias ambientados na era regencial ou vitoriana, gosto de saber sobre costumes, vestimentas, tradições e etc... E não posso deixar de mencionar que também aprecio aqueles que são ambientados em outros tempos, até mesmo mais antigos como, por exemplo, período greco-romano.  




No entanto, se você quiser me ver empolgada e em estado de êxtase, então você tem que me ver lendo livros ambientados ou inspirados no período medieval. Eu ADORO histórias retratadas nesse período acompanhadas com tudo que tem direito: reinos, combates, intrigas, traições, romances, enigmas, mistérios...havendo fantasia ou não, sendo baseada em um reino real ou fictício (apesar que devo confessar que sou muito curiosa, portanto amo histórias que são baseadas em fatos reais). Mas o que mais me impressiona nessas tramas são as estratégias de combates, espionagens e seus plot twists (nesse caso quando o livro é bem desenvolvido e apresenta um roteiro impecável). Por isso que amo livros/séries como "Game of Thrones" ou "Rangers", por exemplo. Esse ano entrou para minha lista “A Maldição do Vencedor” e recentemente “O Beijo Traiçoeiro”, um livro que me surpreendeu muito. É o tipo de livro ou série/filme que quando pego para ler /assistir não paro, se deixar passo o dia lendo ou assistindo. Inclusive, já me indicaram "Prince of Thorns", e estou empolgadíssima para essa leitura.





Aí o que a @grupoeditorialrecord me faz? Me manda esse livro maraviwonderful. Surtando aqui de felicidade gente. Doida para começar a ler <3 Obrigada pela cortesia!




Outro tipo de histórias que adoro são aquelas que apresentam mistérios e quebra-cabeças ou tramas que são ambientadas em vilarejos distantes onde todos se conhecem e há um grande segredo envolvendo o lugar e seus habitantes. Normalmente encontro histórias assim dentro do gênero de suspense, terror, detetive ou policial. Me divirto muito lendo esse tipo de livro.







E não posso negar meu fascínio por histórias fantásticas né, como no caso de “Harry Potter” ou “O Hobbit” e livros do Gaiman como “Coraline” e “O Livro do Cemitério” que são fantasias mais sombrias.





No entanto, independentemente do tipo de livro ou gênero, sendo histórias que retratam época ou histórias do passado ou vilarejos misteriosos, as histórias que prendem minha atenção costumam ter os seguintes aspectos: protagonista com personalidade forte, sagaz e determinado, tramas que apresentem diálogos inteligentes, divertidos e bem construídos, roteiros bem amarrados, sem furos, com um bom plot twist (que de fato me surpreenda), como disse acima, se houver mistérios e estratégias melhor ainda e se houver no meio disso tudo um romance convincente, disposto dentro da história na dose certa, aí sim fechará com chave de ouro (pouco exigente não?hahaha). Mas não é nenhuma regra pra mim, no entanto esses são os aspectos que mais me atraem em um livro, claro que há outros fatores que poderia inserir aí, e depende muito da trama, da forma que é conduzida ou o momento que você está durante a tal leitura, mas esses, em suma, são meus pontos preferidos de um livro. E você? Qual o seu gosto literário?

Bjos da Elo!<3

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo