[Resenha] Entre Quatro Paredes


Entre Quatro Paredes
Autora: B.A Paris
Editora: Record
266 páginas

Grace e Jack possuem uma vida perfeita. Casados há pouco tempo, aproximadamente um ano, os dois são o tipo de casal que não se desgruda. Grace deixou o emprego assim que se casou e agora se dedica ao marido e à casa, sempre fazendo jantares impecáveis para amigos, além de se dedicar a jardinagem e pintar quadros maravilhosos. Jack também é muito dedicado, sempre mimando e elogiando sua esposa perfeita. Ele é advogado especializado em mulheres vítimas de violência, um homem carinhoso, bonito, rico e muito educado. Quem olha de fora pensa que os dois foram feitos um para o outro. Quem olha de fora pensa que os dois tem sorte, que são o casal perfeição, que Grace é feliz....Será? Nem tudo o que vemos é o que realmente é, e Grace sabe muito bem disso. Ela não tem celular, sua conta de e-mail é compartilhada e só sai de casa ao lado de Jack. Será que esse modo de vida é porque o casal é assim tão apaixonado ou será que eles escondem alguma coisa?


O início da leitura me lembrou um pouco “O Casal Que Mora Ao Lado”, até porque, assim como o livro citado, “Entre Quatro Paredes” inicia em um jantar entre amigos e nota-se que apesar da conversa natural e descontraída, o casal principal e anfitrião apresenta algum tipo de problema. No entanto, as similaridades param por aí. O problema vivido entre o casal só é apresentado aos leitores pela voz de Grace. Nenhum outro personagem sabe que eles vivem em conflito diário devido a conduta de seu marido.

“São noites como essa que me fazem lembrar por que me apaixonei por ele. Charmoso, divertido e inteligente, Jack sabe exatamente o que dizer e de que forma dizer.” 

“[...] havia nele uma elegância e uma descontração que não podia ser ignorada.” 

“Olho ao redor com todos sorrindo e brincando juntos, sem conseguir entender como a minha vida tinha se transformado num inferno que ninguém ali sequer conseguia imaginar. ” 

O livro toma um rumo totalmente diferente do eu que imaginava. Grace passa por uma situação extremamente desconfortável, perigosa e claustrofóbica, algo que não consigo nem imaginar me ver passando. O leitor acompanha toda a agonia e angústia da protagonista que tem que fingir viver em um casamento perfeito quando na verdade está ao lado de um verdadeiro monstro.

“Ele é meu vigia, meu guardião, meu carcereiro. ”



“Eu mal comecei a entender o que Jack sabe desde o início: o medo é o melhor freio de todos.”

Em minha opinião, Jack é um dos psicopatas mais cruel e inteligente no que se refere a jogos sádicos, ele não precisa machucar a pessoa fisicamente, pois o que ele faz com a mente e modo de vida da esposa é perturbador e revoltanteIndependente da vida que leva, Grace segue em frente e suporta todo o sofrimento devido a sua irmã Millie, que tem síndrome de Down. Millie estuda numa escola integral e logo irá morar com Grace e Jack. No entanto, Grace quer que isso jamais aconteça, pois sabe que se sua irmã mais nova for morar naquela casa, ela será condenada a viver da mesma maneira ou pior, portanto a protagonista busca um meio de conseguir fugir de Jack ou de mostrar a sociedade quem ele realmente é....o que não é uma tarefa fácil, afinal, como falar mal de um marido que é bonito, charmoso, educado e que possui um trabalho extremamente respeitável. Portanto, Grace entra em um dilema: como provar as pessoas que ele é o monstro sem parecer uma louca?

“A escuridão total do ambiente, sem nenhum sinal de luz vindo das janelas, assim como o silêncio- pois a casa estava assustadoramente quieta- me deixaram subitamente aterrorizada.” 

“[...] sua capacidade de prever minhas ações significava que eu estava destinada a fracassar desde o início. ”


Um dos pontos que mais gostei do livro é o fato de ser narrado em primeira pessoa, pois o leitor acompanha toda a trajetória de Grace sem saber o próximo passo de Jack, o que, em minha opinião, eleva o suspense da história. Os capítulos são intercalados entre o presente e passado de Grace (que mostra como ela foi parar nessa situação tenebrosa)O livro tem um ritmo muito bom, cada página o leitor se depara com uma nova surpresa de Jack e de sua personalidade macabra. Ele é o tipo de vilão que não se ganha simpatia.


“[...] quando sou bem-sucedida, como no último sábado, o gosto do sucesso torna a minha vida suportável. Assim é a minha vida.”

“[...] sorrio e desejo desesperadamente que a vida ainda fosse tão simples, tão inocente. ”

“Mas eu posso morrer de tédio, afinal, não há nada para aliviar os dias vazios que se estendem ao infinito. “



A autora soube conduzir e fechar a trama de forma satisfatória, com um desfecho delicado, inteligente e comovente. Gosto quando o livro não segue os mesmos padrões de outras tramas e me surpreendi bastante com o último diálogo do livro. Essa obra é um thriller psicológico envolvente e perturbador, com uma leitura fluida, que te prende do início ao fim. É o tipo de livro que o leitor anseia pela próxima página. Super recomendo!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo