[Resenha] O Jogo da Verdade


O Jogo da Verdade
Autora: Kézia Martins
E-Book - Livro Independente
224 páginas

O livro nos traz a história de Melissa, uma adolescente de 17 anos que vive uma vida “aparentemente normal”, cercada por duas ótimas amigas e um quase namorado. Mas o que ninguém sabe é que a “normal Melissa” esconde muitos segredos. Melissa vivenciou uma situação muito difícil em seu passado, e a forma que ela lida com as consequências dessa situação é contando mentiras, ou melhor, sendo uma mentira. E é assim que ela convive com suas amigas e família, tentando ser uma pessoa melhor, diferente da garota do seu passado, ou seja, uma nova Melissa.

“Pode ser bobo, mas de mentira em mentira a gente acaba por esconder uma grande verdade.”


Até aí tudo bem, mas até aonde leva uma mentira? A vida de Melissa vira de cabeça para baixo com a chegada de um novo aluno em sua escola, um rapaz que, de princípio ela não reconhece, mas depois percebe que se trata de Fernando, seu amigo de infância. Daí em diante, Melissa começa a relembrar quem ela já foi e isso a incomoda muito, afinal o que ela mais queria era esquecer. Porém, suas melhores amigas, Adriana e Fabiana, começam a perceber que há algo de estranho com a amiga e que ela não só está diferente como também guarda muitos segredos.

"Virei as costas e sai, sem jeito com vontade de olhar para trás, e ver se ela ainda continuava a me olhar como se olha uma filha. Mas eu não fiz. Eu nunca faço. Para mim, olhar pra traz nunca foi uma atitude nobre."


"Achava que a questão era só aceitar minhas mentiras, mas não podemos aceitar facilmente algo que não sabemos por que fazemos. Uma coisa tem que ser admitida: Nunca sabemos por que estamos mentindo. Nenhuma pessoa mente sabendo que fez isso por causa de alguma coisa, ela mente simplesmente pra esconder a vergonha de estar mentindo."

Um dos pontos mais altos do livro é entender do que Melissa tem medo e o que ela esconde? Eu fiquei muito curiosa sobre o tal segredo que ela guardava e o por quê de ela ser tão exigente consigo mesmo, pois a todo momento ela queria ser uma pessoa correta para seus familiares (pai e irmão) e amigas, como se ela quisesse se redimir de algo.

“Eu fico me perguntando em qual parte dessa minha historia de vida eu errei? Será que é porque eu tento ser boa demais e acabo sendo de menos? Acabo não sendo eu? Talvez seja isso. Talvez eu queira tudo perfeito demais e acabo aperfeiçoando o que não era pra ser perfeito. Faz sentido isso?”

Contudo, é importante ressaltar que o livro não gira em torno apenas dos segredos e mentiras de Melissa, mas também apresenta várias situações e outros conflitos, o que me deixou bem impressionada, pois tudo foi muito bem distribuído ao longo da trama. A parte que mais me encantou na história foram os diálogos que foram muito bem escritos, tornando uma leitura agradável, divertida e receptiva. O leitor se sente inserido e acolhido na história, os personagens são plausíveis e carismáticos e você consegue compará-los com pessoas que você convive no seu dia a dia. O ambiente criado pela autora, assim como descrevi acima, é muito verdadeiro. Me lembrei da minha época de escola e como a história é desenvolvida no Brasil tornou essa lembrança ainda mais palpável.

"É complicado de se entender, mas não é porque não entendemos que devemos fazer pouco caso da dor dos outros. Eu não sei muito, mas é sempre bom procurar saber. Acima de tudo pra não julgar.”


“Quando a gente não é o que é de verdade, ficamos confusos no que deveríamos ser.”

Além de plausível e divertida, a história é leve e fluida, mas não se engane, não é porque é leve que ela não aborda assuntos extremamente importantes. Eu adorei a forma que a autora lidou com cada situação que Melissa passava e principalmente a forma que ela concluía o problema, em nenhum momento fiquei insatisfeita. O leitor acompanha todas as reflexões e amadurecimento da protagonista, e isso, em minha opinião, é um ponto forte da trama, porque me deixou ainda mais próxima da personagem central e de seu drama. Quem nunca achou que seu problema era gigantesco e nunca quis comentar com ninguém pois achava que ia ser vista como a estranha? Ou que teve medo de contar algo justamente por achar que perderia o vínculo com aquela pessoa querida, afinal o que ela acharia de você dali em diante? Melissa lidou com muitas situações semelhantes como também soube ajudar a quem precisava –e isso foi um dos pontos que mais amei nela.

"Deixar como está não faria mal algum na verdade. Claro que eu ainda estaria mentindo para as pessoas que eu mais amo, mas o que é uma mentira perto da grande verdade? Pra que complicar as coisas só porque estou com medo? E se tudo ficar pior depois? O que eu vou fazer com minha verdade? Do que ela vai valer? Nada. Absolutamente nada. Só vai diminuir minha culpa."


“Ninguém é o que realmente é de verdade. A pessoa mais doce do mundo pode ter um passado sombrio. A vida não nos dá certezas.”

 Arte disponibilizada pela autora

  Arte disponibilizada pela autora

 Arte disponibilizada pela autora

O segredo que Melissa esconde é realmente muito sério, depois que ele é desvendado eu passei a compreender mais a protagonista. Eu não achei ela dramática, acho que todos nós passamos por momentos de confusão e medo -e na adolescência isso é ainda mais acentuado- portanto eu compreendi a dor da personagem e a sua dificuldade em compartilhar o tal segredo.

“Aquilo que diziam sobre nunca olhar pra trás estava totalmente errado, as vezes encarar o passado era a melhor forma de enxergar o presente.”

Esse é o primeiro volume da trilogia "Confidências", que retrata a história do grupo de amigas. O livro está disponível em e-book e pode ser acessado pelo Wattpad e também pode ser adquirido na Amazon. O Jogo da Verdade é um livro delicioso. Adorei o romance desenvolvido na história, foi singelo, puro e verdadeiro. Também amei o amadurecimento da protagonista, a importância da família em compreender que estão diante de um problema e ir em busca de soluções com afeto, carinho e união, o apoio sincero de amizades verdadeiras (me apaixonei pela personagem Adriana), e a superação e reconhecimento de que nada na vida está perdido. Super recomendo a leitura!!!

Eloise G.F


6 comentários

  1. Estou tão apaixonada nessa tua postagem que quero salvar tudo o que escrever e guardar para ler sempre que precisar. Muito obrigada por suas palavras lindas que me tiraram sorriso dos meus lábios e suspiros da minha alma. Eu me senti realizada por saber que consegui agradar e que que você realmente gostou da resenha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kézia!!! Que bom que gostou da resenha! Eu que agradeço pela ótima leitura, animada pelo próximo!!!Quero conhecer mais sobre a Adriana <3

      Bjuss!!

      Excluir
  2. Oii Elo
    Que resenha linda.
    Adorei.
    Estou com esse livro da Kezia para ler tem um tempinho, mas ainda não consegui pegar na obra. Contudo, sua resenha me deu o Gás que eu precisava. Esse livro parece ser maravilhoso. E bem elaborado, apesar de ter essa leveza. Amei.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jessica, feliz que tenha gostado e tbm por ter te impulsionado a iniciar essa leitura!Super recomendo, depois compartilhe comigo o que achou! Tenha uma excelente leitura!

      Bjokas!!!! <3

      Excluir
  3. Oláa!
    Não conhecia esse livro, mas me interessei, e já fiquei curiosa com o tal segredo, só pela forma como você escreveu sobre. Com certeza vai para minha lista de "livros pra ler" ;)

    Beeijos
    Universo Tácito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, feliz que gostou! Quando puder leia sim é uma leitura deliciosa! <3

      Bjus!!!! <3

      Excluir

Topo