[Especial] Romances – Minha Heroína Favorita


É bem difícil definir uma personagem favorita, principalmente em um gênero que a gente gosta. Mas devo confessar que, para mim, ninguém superou a querida Elizabeth Bennet.

Há muitos pontos que me chama atenção nessa personagem. Elizabeth, também conhecida como Lizzy, é a protagonista da famosa obra de Jane Austen denominada Orgulho e Preconceito. Lizzy é a segunda de cinco filhas da família Bennet, é uma personagem de personalidade forte, segura, inteligente e perspicaz. Ela confia piamente em seu julgamento, no entanto nem sempre suas opiniões estão corretas.


Quando conhece Fitzwilliam Darcy (Mr. Darcy), o acha arrogante e orgulhoso e não está totalmente enganada, afinal, Mr. Darcy não é um mocinho que te encanta logo de cara, porém apesar de seus defeitos ele não é uma pessoa ruim ou de má fé. Contudo, Lizzy tem certa dificuldade em enxergar isso e acaba por ouvir apenas um lado da sua história – que é contada por um terceiro - e toma seus próprios julgamentos a seu respeito.

Orgulho e Preconceito - série 1995

Orgulho e Preconceito - série 1995

Eu adoro Lizzy porque ela é verdadeira, fala o que pensa, é inteligente e toma decisões sem se preocupar com que os outros vão pensar – afinal, ela chega a recusar um casamento que poderia ajudar a condição de sua família, pois ela prefere ser sincera perante seus sentimentos. Ela é muito à frente de seu tempo e o que mais me impressiona é que um romance escrito por uma autora que, de fato, viveu nessa época, em uma sociedade onde a mulher deveria se casar por conveniência, deveria ser delicada, agradável, prendada e etc... Não estou dizendo que Lizzy não tenha seus atributos, mas a acho superior perante as outras jovens superficiais que são descritas nos romances desse período. Elizabeth gosta de ser ela mesma sem ficar interpretando papelzinho perante a sociedade e isso é o que mais me encanta.


Além do mais, mesmo com seus erros ela é humilde o suficiente em assumi-los e corrigi-los, mesmo que as vezes seja teimosa em seus julgamentos, ela acaba se arrependendo por ter julgado mal Mr. Darcy. O romance que se desenrola entre eles é puro, verdadeiro e singelo, não tem como não se apaixonar.


Elizabeth Bennet é sem dúvida, uma personagem fascinante e inspiradora. Se eu pudesse escolher qual heroína de romance gostaria de ser, com certeza seria ela.


Esse é o quarto post da tag 5 dias, marcada pelo Blog Sussurrando Sonhos que consiste em postar sobre assuntos relacionados ao gênero Romance. Além disso, todo mês, em homenagem ao Bicentenário de Morte da Jane Austen, posto algo relacionado a autora e suas obras, portanto estou antecipando minha postagem, pois acredito que nada merecedor do que falar dessa personagem encantadora que é a Elizabeth Bennet.

Abraços!
Eloise G.F


4 comentários

  1. Olá!!
    A Elizabeth é, com certeza, uma heroída/mocinha/mulher INCRÍVEL!! Adoro seu jeito, seu modo de pensar. Li o livro faz algum tempo, por isso pretendo relê-lo. Mas comecei a admirar a personagem na adaptação, em que a Keira Knightley foi protagonista.

    Adorando os posts especiais!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, fico feliz que esteja gostando. Elizabeth é um amor mesmo né, impossível não se apegar a uma personagem tão marcante como ela. Mais um gosto que temos em comum <3

      Bjus lindona!!!!

      Excluir
  2. Se arrasou em mais um post?

    Claroooooo, sinto muita vontade de ler esse livro e assistir o filme, eu já vi o filme passando mas não quis assistir, quero ler primeiro.

    Arrasou nas fotos.

    Um cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah leia sim pq é muito muito bom!!! Você vai se apaixonar!
      Feliz que tenha gostado, muito obrigada querida!!! <3

      bjuuus! :*************

      Excluir

Topo