[Especial] Dia do Orgulho Nerd / Dia da Toalha


Dia 25 de Maio é um dia mais do que especial para nerds e geeks do mundo inteiro, pois é nesta data que é comemorado o Dia do Orgulho Nerd. Mas afinal, do que se trata esse dia?
O Dia do Orgulho Nerd é uma data comemorativa que promove a cultura nerd/geek e defende o direito de toda pessoa ser um nerd.

É importante ressaltar que essa data não foi escolhida de forma aleatória. No dia 25 de Maio de 1977 estreava o primeiro filme da série Star Wars- Episódio IV: Uma Nova Esperança. (Mas Eloise, não existe o Dia do Star Wars??? Sim, existe! É o dia 04 de Maio, e irei comentar sobre essa data no final deste post).
Tá, mas se o dia foi escolhido por causa de Star Wars, por que todo mundo fala do cara da toalha? Vamos lá, antes de tudo é importante lembrar que o universo nerd/geek é bem amplo e não se resume a apenas Star Wars, portanto nesse dia comemoramos também “O Dia da Toalha” em homenagem a “trilogia de cinco” da série O Mochileiro das Galáxias, do autor Douglas Adams. Essa comemoração teve início no ano de 2001 devido ao falecimento de autor como forma de homenageá-lo. Outra comemoração que ocorre nessa data é o “Glorioso 25 de Maio” em homenagem aos fãs da série “Discworld” do escritor inglês Terry Pratchett, também já falecido.
Todavia, O Dia do Orgulho Nerd foi celebrado pela primeira vez em 2006, na Espanha com o nome “Dia Del Orgullo Friki” e se expandiu e popularizou por todo mundo através da internet. O evento contou com 300 nerds que se reuniram principalmente em Madri, alguns foram fantasiados de Pac-Man. Porém, é importante ressaltar que já haviam eventos criados por Tim McEachern chamados Festival do Orgulho Geek ou Dia do Orgulho Geek realizados nos anos de 1998-2000 num bar em Albany- NY. Apesar de não haver muitas semelhanças e conexões com a atual data comemorativa, esses eventos são considerados um prelúdio do Dia do Orgulho Nerd.
Desde então, essa data é comemorada por diversos fãs de filmes, séries e quadrinhos que comemoram em casa ou em eventos o dia que representa o orgulho de ser nerd.
[Curiosidades:]
**Por que Dia da Toalha?
Como citei acima, O Dia da Toalha refere-se à série O Mochileiro das Galáxias em homenagem ao autor Douglas Adams, falecido em 2001. Pra quem não conhece a série pode soar estranho esse termo. Portanto, darei uma breve explicação do por quê uma toalha é de extrema importância para os fãs do autor.
A série retrata a história de Arthur Dent e seus companheiros em aventuras pela galáxia e tempo. A toalha é um item essencial para os “viajantes da galáxia”, como podemos ver na citação abaixo:
“Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.” –pg. 27-28
Eu sei que, para quem não conhece, parece meio maluquinho, mas sério vale a pena conferir. É uma série muito inteligente e divertida!
**Dia 04 de Maio - Dia do Star Wars:
É a data comemorativa que se celebra a popular série Star Wars de George Lucas (não só a série de filmes, mas quadrinhos, livros e toda a cultura que envolve o universo criado pelo autor). A data foi escolhida devido à popularidade de um trocadilho ao modo de chamar o dia em inglês referente a famosa frase “May the Force be with you” (Que a Força esteja com você) que acaba sendo muito utilizada no dia como “May the 4th (fourth) Be With You” (que não vou traduzir porque fica sem sentido em português, porém nota-se que a forma de falar fica semelhante a original, porém referindo-se a data 4 de Maio).
Apesar de ser um trocadilho já utilizado em outras situações na língua inglesa, a frase acabou sendo mais conhecida e popular por causa de Star Wars. A primeira celebração do Dia de Star Wars aconteceu em 2011 no cinema subterrâneo de Toronto, Canadá. Houve uma programação incluindo Game Show de Trivia sobre a Trilogia Original, concurso de fantasias e exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias e remixes da web.
Além dessa data, como vimos acima, Star Wars também é comemorado no Dia do Orgulho Nerd ao lado de outros filmes, séries, quadrinhos e games. Afinal, impossível de Star Wars ficar de fora, né gente! <3
Portanto nerds e geeks aproveitem bastante esse dia, porque ele é nosso!<3
Feliz Dia do Orgulho Nerd galera!
Eloise G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo