[Especial] Jane Austen: Ilustrações


No especial de hoje vou abordar um assunto que sou apaixonada: ilustrações de livros. E nada melhor do que falar desse assunto abordando as lindas ilustrações presentes nas obras da autora Jane Austen. As edições de luxo da Martin Claret apresentam ilustrações dos artistas Hugh Thomson e C.E Brock, que foram artistas renomados e exímios ilustradores de livros.

~ Capa da edição ilustrada por Hugh Thomson, 1894~


~Ilustração: Mansfield Park - Hugh Thomson, Macmillan, London, 1897~

Hugh Thomson foi um dos mais populares artistas de livro da era Vitoriana. Thomson é conhecido por suas ilustrações desenhadas à pena para autores como Jane Austen, Charles Dickens, J.M. Barrie e edições de William Shakespeare. Entre 1886 e 1900, o artista ilustrou um conjunto de pequenos clássicos para editoras como Macmillans (editora e distribuidora internacional britânica fundada em 1843 pelos irmãos Daniel Macmillan e Alexander Macmillan). De 1883 em diante, ilustrou todos os seis romances de Jane Austen, além de outros clássicos literários e em 1900 tornou-se um dos ilustradores mais populares de sua época. Muitos de seus trabalhos são considerados inseparáveis das publicações, como no caso de Orgulho e Preconceito e outros romances de Austen.

~Ilustração: Emma - Hugh Thomson, Macmillan, London, 1896~

 ~Ilustração: A Abadia de Northanger - Hugh Thomson, London, 1897~

Charles Edmund (C.E) Brock foi um artista que produziu ilustrações para inúmeros autores, como Jonathan Swift, William Thackeray, Charles Dickens, George Eliot e Jane Austen. Na ilustração Brock é mais conhecido por seu trabalho linear. Foi um habilidoso colorista, e como pintor, recebeu aplausos pelo realismo e vibração presentes em seu trabalho.

Brock e seu irmão mais novo, Henry Mathew Brock (outro excelente ilustrador), mantiveram um estúdio em Cambridge que apresentava diversos itens curiosos, antiguidades, móveis e coleções de figurinos. Eles possuíam uma coleção de gravuras do período Regencial e figurinos feitos especialmente como exemplos para determinados trajes. Os membros da família usavam esses figurinos para servir de modelo para as ilustrações.

~Ilustração: Volume II, Capítulo II - Persuasão - (C.E Brock, 1909)~

Os trabalhos de C.E Brock variavam de acordo com o tipo de história que ele estava ilustrando. Algumas ilustrações eram consideradas refinadas descritas como “sensíveis à delicada delicadeza, à tecidade e à aparência feminina dos primeiros romancistas vitorianos”, outros trabalhos já eram considerados “intensos e profundamente ingleses” com soldados e cavalos, e ainda haviam os mais caricatos voltados para divertir crianças. Charles tinha uma técnica versátil, trabalhava especialmente com aquarelas, mas também produziu trabalhos com tinta à óleo e ilustrações preto e branco (possivelmente feitos com bico de pena).

É importante ressaltar que essas ilustrações não são apenas imagens dos personagens ou capas, mas sim representações de cenas que estão inseridas no texto. Por exemplo, a ilustração abaixo, que temos da obra Razão e Sensibilidade retrata a cena do capítulo IX quando a personagem Marianne é carregada por Willoughby após sofrer uma queda, ou seja é uma ilustração que representa exatamente essa cena.



 ~ Ilustração: Volume I, Capítulo IX - Razão e Sensibilidade - (C.E Brock, 1908)~

Nesses dois volumes da Martin Claret, as ilustrações estão inseridas como introdução do romance, como se fosse uma capa para dividir uma obra da outra, porém normalmente (com exceção da capa de Orgulho e Preconceito ilustrada por Hugh Thomson) elas estariam presentes no interior da história contribuindo na narração e interpretação do texto.

É uma pena que as ilustrações dessas edições estejam em preto e branco, as aquarelas de C.E Brock são maravilhosas. Não deixem de conferir outras ilustrações desses artistas no site Molland (é uma comunidade de pesquisa feita por fãs de Jane Austen).

Eloise G.F

2 comentários

  1. Lindas as ilustrações!! Como sou fascinada por antiguidades, adorei as imagens retratando aquela época :-*

    Bj!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas ilustrações são lindas né e o melhor são artistas que viveram próximos do tempo de Austen (um pouquinho depois mas já ajuda hhaha) Isso traz uma maior clareza de como era aquele tempo não é mesmo! Também adoro!

      Bjusss!

      Excluir

Topo