Resenha: O Misterioso Caso de Styles


O Misterioso Caso de Styles
Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
288 páginas

O primeiro romance escrito por Agatha Christie, a maior escritora de suspense e romance policial de todos os tempos, nos traz o início das aventuras do excêntrico e sagaz detetive Hercule Poirot. Uma história inteligente, que envolve um grande mistério entorno de um assassinato. A origem dessa trama é inspirada em fatos reais da vida da autora, como seu conhecimento profissional sobre venenos, por trabalhar, na época, na farmácia de um hospital, e também a chegada de refugiados belgas da Primeira Guerra Mundial.


A história se inicia quando o capitão  Hastings é convidado por John Cavendish para passar uma temporada na casa de campo de Styles, em Essex, um local isolado e calmo, onde vivia toda sua família. Todavia, quem tinha todo o controle da casa e de seus bens é a madrasta de John e Lawrence Cavendish, Emily Inglethorp, que herdara  todo patrimônio de seu falecido marido. Além deles, vivem na casa Mary Cavendish, a esposa de John; Arthur Inglethorp, atual marido de Emily, um sujeito estranho não aprovado pela família; Cynthia Murdoch, protegida de Emily; Evelyn Howard, a governanta da casa; e também há o Dr. Bauerstein que visita a casa com frequência.

Quando Hastings chega em Styles não imaginava que iria presenciar momentos de angústia dentro daquela casa, pois dias depois de sua chegada, Emily Inglethorp estaria morta. A situação fica ainda mais alarmante quando surge a possibilidade de ser assassinato.  Sendo assim, ele não hesita em chamar seu fiel amigo, Hercule Poirot, que estava pelas redondezas, e seria a pessoa ideal para lhe ajudar a desvendar esse mistério.

Poirot é um detetive belga, muito inteligente, detalhista e por muitas vezes excêntrico. Ele tem permissão da família para analisar o caso, e assim, passa a colher evidências, entrevistar pessoas e montar seu quebra-cabeça com pistas que por vezes não se encaixam e testemunhos que podem ser até duvidosos. Os personagens desenvolvidos por Agatha Christie são bem elaborados e caracterizados, todos são suspeitos, todos escondem algo. Portanto, em sua busca, o detetive belga tenta compreender todo processo que levou ao assassinato, a estratégia e motivos do assassino, e o mais importante quem ele ou ela é. Várias  questões  surgem e ao mesmo tempo se esclarecem ao longo da trama. Uma das características mais impressionantes de  Poirot, é que ele não deixa nenhuma ponta solta e descobre coisas, que nós leitores, nem sequer cogitamos que poderia ter acontecido.
      “Há situações que você tem de confiar em si mesmo.”- pg.174

Apesar desse exuberante detetive  desvendar todos os mistérios, quem da voz a trama e relata todos os acontecimentos ocorridos é o capitão Hastings. Através dele, o leitor imerge na história e conhece detalhes sobre a personalidade e ações de todos os personagens envolvidos nesse evento que um dia seria conhecido como “O Caso Styles”.

O meu primeiro contato com esse detetive simpático e astuto foi em um livro que continha vários contos da autora. Infelizmente, essa não foi a melhor escolha  para conhecê-lo, pois como as histórias eram muito rápidas eu tinha a sensação que ele era um personagem perfeito e que resolvia as coisas com extrema facilidade, e fiquei me perguntando: Sério? É isso?

Porém, quando peguei esse e outros livros, histórias mais completas, pude acompanhar com mais detalhes todas as pistas, conseguindo acertar ou até mesmo me enganar juntamente com o próprio Poirot, achei mais interessante e divertido. Na verdade achei esse personagem fantástico. A personalidade dele é muito bem elaborada, e a autora conseguiu me convencer que ele é extremamente inteligente e focado naquilo que faz, ele enxerga longe e olha os mínimos detalhes, tudo pra ele é relevante, cada coisa que a pessoa faz ou fala ou vê naquela casa antes ou durante o crime pode ser de extrema importância para se compreender a situação de uma forma mais ampla. Ao meu ver ele entende, através de suas descobertas, os passos e motivos do assassino. 
“Tudo precisa ser levado em consideração. Se o fato não se encaixar na teoria, deixe a teoria de lado.”- pg. 114

Uma das coisas que mais me irrita -e que irrita o personagem Hastings também- é o fato de Poirot não revelar todos os seus pensamentos, principalmente de quem ele acha ou tem certeza de ser o assassino. Entretanto, a autora consegue justificar bem esse fato através das conversas entre Poirot e Hastings, onde o primeiro explica ao seu amigo que  não pode esclarecer tudo de vez, pois eles precisam ser mais inteligentes que o assassino, afinal este não pode perceber que desconfiam dele. Achei isso muito inteligente e bem desenvolvido na trama. E tem também o fato de Hastings não conseguir disfarçar muito bem diante das pessoas que ele considera suspeito. 
“Temos que ser tão inteligentes que a tal pessoa não irá suspeitar nem um pouco da nossa inteligência.”- pg. 168

Nessa edição produzida pela GloboLivros há um apêndice apresentando o capítulo 12 original que foi reescrito pela autora a pedido de John Lane, cofundador da Bodley Head Ltd. Ele acreditava que a cena do julgamento não era convincente e deveria ser alterada. Sendo assim, a autora reescreve, porém a explicação do crime permanece a mesma, mas além de ser revelada no decorrer do processo judicial, acontece na sala de estar  de Styles, típica cena que acabou se tornando marca na maioria dos romances cujos mistérios são desvendados pelo detetive  Hercule Poirot.



Outro ponto interessante do livro é o fato de conter figuras referente a história, como o mapa da casa, isso orienta o leitor a entender melhor o local do crime. Aconselho, pra quem não conhece ainda a Agatha Christie, a iniciar pelo primeiro caso de Poirot, é uma obra impecável, com final incrível e repleto de reviravoltas, quebra-cabeças e muito mistério. Não é a toa que foi considerado um dos melhores livros de estréia jamais escritos. Toda diagramação do livro, design da capa, as páginás com um leve tom  amarelado, tudo ficou muito bem produzido. Adorei essa edição.



G.F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo