[Palavras Subterrâneas] Os Livros da Magia


Graphic Novel: Os Livros da Magia
Autor: Neil Gaiman
Arte: John Bolton, Scott Hampton, Charles Vess e Paul Johnson. 

Os Livros da Magia é uma Graphic Novel escrita por Neil Gaiman, dividida em quatro partes: O Labirinto Invisível, O Mundo das Sombras, A Terra do Crepúsculo de Verão e Estrada Para o Nada, cada qual ilustrada por um dos mais refinados desenhistas. Focada totalmente na parte do oculto e do sobrenatural da DC Comics, pelo selo Vertigo, que é voltado para um público mais adulto, Os Livros da Magia conta a história de Timothy Hunter, um garoto britânico de apenas 12 anos e que tem potencial para ser o maior mago da era moderna, se este for o caminho que ele desejar trilhar.


Este quadrinho é super importante para conhecimento de toda a comunidade mágica da DC Comics, como John Constantine, Zatanna Zatara, Doutor Oculto, Mister Io, Sr. Destino e entre outros, além de seus planos e mundos. Timothy Hunter é guiado por esses "grandes" do universo mágico a trilhar por toda a história da magia, desde o passado mais distante até um longínquo futuro, com participações de praticamente todos os personagens que utilizam as forças sombrias, como Etrigan, Merlin, Espectro, Madame Xanadu e vários outros.

Tim é cético quanto a existência de magia, porém ele diz que gostaria de poder utiliza-la caso ela realmente existisse. Depois de ter seu iô-iô transformado em uma coruja e começar sua jornada, o garoto descobre logo de cara em seu primeiro passeio com o próprio Dr. Oculto que, além dos que querem lhe ajudar na escolha de um caminho para seguir, também existem aqueles que querem exterminá-lo, devido a grande probabilidade de ele vir a se tornar um grandioso mago ou até mesmo corromper-se para o lado do sombrio.


A utilização da magia é muito perigosa, assim como a breve passagem da adolescência para a vida adulta, onde nossas escolhas definirão o que seremos para o resto de nossas vidas. Sendo assim, Tim tem de lidar com duas difíceis fases de sua vida e se torna um turista, avançando por planos, mundos e universos jamais vistos, podendo enxergar bem de perto as derrotas e conquistas de cada ser do universo que utiliza da magia por diversos motivos, além do preço que esta mesma magia pode cobrar de cada um de seus usuários.

Uma das grandes polêmicas gerada nos últimos anos gira em torno de Timothy Hunter, por ser um menino britânico, que usa óculos e tem uma coruja de estimação, fato este que fez com que J. K. Rowling fosse acusada de plágio ao criar o bruxo Harry Potter. Basta conhecer ambas as histórias para perceber que além destes fatores, as histórias não possuem nada em comum. Os Livros da Magia, como mencionei, tem como intuito reintroduzir os leitores no mundo místico e exotérico da DC Comics, enquanto os livros de Rowling conduzem uma trama muito maior e mais desenvolvida.


Neil Gaiman é um mestre na arte de contar histórias fantásticas repletas de magia e seres mágicos. O leitor é introduzido num mundo tão palpável e real, que é quase impossível parar para questionar isso ou aquilo, se existe ou não existe. Gaiman simplesmente vai te entregando a história e você a abraça com todo o carinho, mergulha literalmente de cabeça e não quer mais emergir dela. A arte da Graphic Novel é encantadora e de extrema beleza, repleta de cores vivas e em alguns quadros a arte chega a ser quase como uma pintura, desenvolvida pelos melhores artistas da época.

Infelizmente encontra-se atualmente fora do catálogo da Panini Comics, porém é possível comprar em sebos ou sites de venda de usados. Ainda melhor seria torcermos para que um relançamento seja feito, já que o mundo místico da DC está em alta, com recentes lançamentos da Liga da Justiça Sombria em quadrinhos e também em animação. Vale muito a pena adquirir esta obra prima dos quadrinhos, uma soma de muito talento em um só lugar.


C. S. Morbius*

****
*Agora temos mais um colunista aqui no blog, que irá abordar um pouco do gênero de horror/terror da literatura e dos quadrinhos, principalmente aqueles de pouco conhecimento do público em geral. C.S. Morbius irá escrever quinzenalmente na coluna  Palavras Subterrâneas.



2 comentários

  1. EU AMEI... Queria esse livro é tão lindo e parece que viajamos junto com os personagens, achei incrível a transformação do iô-iô para uma corujinha.

    Um beijo. Parabéns pela resenha.

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Muito Obrigada querida!<3
      Sim, exatamente. Neil Gaiman tem esse poder de conduzir o leitor a uma viagem ao lado de seus personagens!É uma das coisas que admiro nesse autor! Adoro!!!

      Bjusss!!!!

      Excluir

Topo