[Resenha] Um Pequeno Favor


Resenha: Um Pequeno Favor
Autora: Darcey Bell
Editora: Bertrand
336 páginas

A história gira em torno de Stephanie, uma mãe solteira que divide seu tempo entre seu filho Miles e um blog, onde escreve e compartilha sua experiência sobre maternidade com outras mamães. No entanto, o blog de Stephanie acaba tomando um rumo diferente quando ela começa a relatar o misterioso desaparecimento de sua melhor (e única) amiga Emily. Uma mulher, que pela descrição de Stephanie é perfeita, possui o casamento perfeito e é mãe do jovem Nicky (que é melhor amigo do filho de Stephanie).


“Sabemos quando uma amiga está nos pedindo, pedindo de verdade, um pequeno favor. É a maneira como ela diz. E fazemos o que ela precisa, não importa o quê.”

A narrativa é conduzida, principalmente, sob a perspectiva de Stephanie que retrata situações de seu presente e passado, sendo alguns capítulos postagens de seu blog. Percebe-se o fascínio que Stephanie tem por Emily, sua preocupação e ingenuidade me parecem verdadeiros, contudo é uma personagem que comete muitos erros e acaba sendo enganada com muita facilidade (e esse foi um dos motivos que fez com que eu ficasse extremamente irritada com ela ao longo da leitura). Além de Stephanie também somos conduzidos sob o ponto de vista de outros dois personagens (não vou citar quais porque acho que acaba revelando certas coisas).


“[...] os culpados, porém, sempre acham que alguém conhece o seu segredo.”


“Talvez a perda me destrave. Talvez a tristeza libere algum demônio que, de outra maneira, permaneceria guardado nas profundezas do meu ser.”

Os pontos que mais me agradaram no livro foram as revelações do passado de Stephanie e de Emily, e poder entendê-las melhor. Uma mensagem que o livro traz é que as aparências enganam e muito. A proposta inicial de apresentar as postagens do blog de Stephanie também foi um ponto positivo da trama, gostei do fato da personagem principal ser blogueira. Adoro histórias que apresentam cartas ou diários, por exemplo, portanto ler as postagens de Stephanie me fazia estar mais próxima dela. Mas ainda acho que a autora poderia ter utilizado este recurso de uma forma melhor. Acho que a falha maior dessa trama foi o pouco desenvolvimento e amadurecimento da personagem principal que não tomava muitas atitudes e quando tomava eram sempre irritantes ou não muito inteligentes. Portanto, os personagens acabaram não me cativando e a trama acabou não me surpreendendo. Não iniciei o livro com muitas expectativas, porque não fazia ideia do que esperar da trama. Fiquei empolgada por se tratar de um thriller e apresentar um misterioso desaparecimento, porém a história acabou perdendo seu brilho ao longo da leitura, alguns pontos são revelados cedo demais e a trama foge um pouco da proposta inicial. Foi uma leitura que, infelizmente, não funcionou muito para mim. Quem já leu?


Eloise G.F

3 comentários

  1. Não tive a oportunidade de ler ainda, mas gostei da sua resenha e de como descreve o livro! Fico triste em saber que o livro tem seus contras mais visíveis do que os prós...

    ResponderExcluir
  2. nunca vi esse livro, mas confesso que o enredo é realmente intrigante, mesmo sem funcionar pra vc eu acredito que lerei se tiver oportunidade!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elo! Eu não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bastante intrigada com a premissa. Ela me lembrou A Garota no Trem ou os livros da Liane Moriarty, que eu adoro! Entretanto, o ponto alto dessas histórias é justamente a construção dos personagens, por isso elas me cativaram tanto. Acho uma pena você não ter curtido esse livro, que pelo visto tinha muito potencial, mas fiquei curiosa para conhecê-lo mesmo assim.

    Bjs,
    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir

Topo