[Resenha] Como Se Casar Com Um Marquês



Resenha: Como Se Casar Com um Marquês – vol II – Agentes da Coroa
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
320 páginas

Já faz um tempinho que fiquei de postar essa resenha por aqui, acabei colocando outras prioridades na frente, mas nesta última semana de 2018 pretendo postar as resenhas atrasadas e fechar o ano com chave de ouro. Este é o segundo volume da duologia Agentes da Coroa. Neste romance acompanhamos a história de James Sidwell, o marquês de Riverdale, já apresentado aos leitores no volume um da série. James é sobrinho de lady Danbury (a famosa e rabugenta senhora presente também na série Os Bridgertons), e é convocado pela tia a passar um tempo em sua casa para salvá-la de um chantagista.


Em “Como Agarrar uma Herdeira” conhecemos o trabalho de espionagem de James e seu amigo Blake Ravenscroft a serviço da coroa. Portanto, James é incumbido pela sua tia a se passar como administrador de sua casa com intuito de descobrir quem é o tal chantagista. Sendo assim, o marquês passa a se chamar James Siddons, escondendo sua real identidade das outras pessoas.

“Havia alguma espécie de ligação entre eles. Elizabeth não sabia nada sobre amor, mas sabia que poderia se apaixonar por aquele homem. Sentia isso no fundo do seu coração, o que a apavorava. Ele não era um homem com quem ela poderia se casar.” 

Enquanto James buscava encontrar o chantagista, Elizabeth Hotchkiss precisava desesperadamente encontrar um marido. A jovem trabalhava como dama de companhia de lady Danbury, contudo seu salário não ajudava ao ponto de sustentar seus outros três irmãos mais novos. Elizabeth já não sabia o que fazer até encontrar o livro “Como se Casar Com um Marquês” na biblioteca da casa Danbury. Neste livro ela encontra as técnicas que ela precisa saber (ou não) para conquistar o seu marquês. Mesmo achando o livro estúpido, Elizabeth não consegue se afastar dele e quando conhece James, o novo administrador da casa, decide praticar as tais técnicas com ele.


“Estava apaixonado. Finalmente encontrara a única mulher que poderia preencher seu coração e, se isso fazia dele um tolo, que fosse.”


Para criar o guia “Como Se Casar com um Marquês” a autora se baseou em um livro verdadeiro chamado "The Rules" que foi um best-seller americano que ajudava as mulheres a arranjar um marido. Outra curiosidade é a pequena aparição do personagem William Dunford do livro Minx da autora. Agentes da Coroa é uma série deliciosa, mas dos dois livros o meu preferido foi, com certeza, Como Se Casar com Um  Marquês. Elizabeth e James são dois personagens que se completam e nem preciso mencionar o enorme carinho que tenho por lady Danbury. Julia Quinn sabe estruturar bem os laços familiares (representados neste romance pela família de Elizabeth e pelo amor entre James e sua tia), o leitor se sente acolhido na história e parte dessa família.

“[...] vejo nos seus olhos o que sinto no meu coração.”

O livro aborda de forma sucinta e leve as dificuldades da vida da mulher da época que para ter uma vida boa e estável precisava se casar por dinheiro. Mas não pensem que Elizabeth é ambiciosa, na verdade a jovem coloca sua família sempre em primeiro lugar, portanto a questão de se casar por dinheiro só é levantada para poder ajudar a condição de vida de seus familiares, o que acaba sendo bem triste para jovem. Esse é um tema recorrente em romances de época e sempre que vejo situações assim reflito e imagino como deve ter sido difícil ser uma mulher neste como em outros períodos históricos.



Eu não canso de dizer o quanto amo os romances de época de JQ. A autora consegue transformar uma história clichê de uma jovem que precisa se casar em um romance leve e extremamente divertido, com direito a muitas gargalhas, diálogos dinâmicos e personagens bem construídos e carismáticos. A trama me conquistou do início ao fim através de uma leitura fluida e envolvente. Super recomendo!



Bjokas da Elo!

3 comentários

  1. Oi Eloise.
    Eu li Como Se Casar Com Um Marquês mais ou menos na época que lançou e acabei não gostando tanto. Achei bem legal ver como você se apaixonou pela obra, apontando coisas que eu mesma não havia gostado. Mostra como a literatura é diversificada não é mesmo?
    Adorei a resenha.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Meu , eu simplesmente AMO como a Julia liga os personagens de seus livros , mesmo não sendo a mesma série e tudo o mais eu a admiro demais por isso !! E por isso sou apaixonada hehehe

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu acho que boa parte da minha dificuldade em ler romances (especialmente os de época) é por eu não saber lidar com essas realidades antiquadas de casamento e estereótipos do que esperam de uma mulher. Isso de casar por dinheiro é só uma delas. Por mais que seja uma leitura crítica é algo que me incomoda demaaais. Mas interessante saber que a autora consegue transformar isso numa história leve e engraçada. Que bom que fez uma boa leitura!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Topo