[Resenha] Como Nunca Imaginei



Como Nunca Imaginei
Autora: Naiara Aimee
E-book independente cedido pela autora.

Sabe aquele romance que quando você começa a ler não quer parar? A leitura deste livro foi tão prazerosa que não queria que acabasse, fiquei emocionada e apaixonada pela trama e suas personagens. Eu já havia mencionado em outra resenha o quanto me senti envolvida com a escrita da autora. Através de uma narrativa delicada e sensível, somos apresentados a três mulheres, três tempos e três romances que tocam nossa alma. Débora é a protagonista da trama, uma mulher que perdeu uma amiga muito querida, praticamente uma irmã, e que tem sua vida virada do avesso ao receber de presente um lindo vestido de noiva e um baú antigo.


Confesso que logo de cara a autora já me ganhou aí, eu AMO, sou apaixonada por objetos antigos e queria muito ser Débora e ter recebido este presente, ainda mais porque dentro do baú é encontrado um diário que retrata a história de uma jovem que viveu no Rio de Janeiro no início do século XX. (Sérioooo, por que não acontece isso comigo? Nunca pedi nada hahah)

“É como se ambos estivéssemos ligados de alguma forma, por uma força maior que nos guiou um para o outro!”


“Os olhos castanhos daquele homem, quando ele parecia olhar direto para mim, não me saiam da mente, nem sua maneira determinada e seu discurso que tocou meu coração.”

Quando Débora começa a ler o diário o leitor é conduzido a história de Giovanna, uma jovem nobre, cuja vida sofre grandes mudanças ao conhecer André. Essa parte da história retrata um Brasil que crescia e a cada dia ficava mais moderno, contudo, o benefício disso ia apenas para pessoas brancas e de classe social alta. A autora retrata bem as diferenças sociais e o forte preconceito da época, principalmente com os negros. André vem de uma boa família, contudo ele é considerado um mestiço, pois sua mãe era negra, e não é bem visto pela sociedade, pois defendia os menos favorecidos. Esse é o maior conflito que Giovanna terá que enfrentar, afinal, ela se apaixona justamente por André, e sua família, principalmente seu pai, não aprova tal união.

“Brasil ainda tem muito que mudar, meus senhores, e podem apostar seus bolsos cheios de dinheiro sujo que, se as coisas continuarem como estão, o Brasil se tornará um país de pessoas pobres, sem saúde e sem educação!”

“É isso que precisa mudar neste país, as pessoas devem enxergar além da cor ou posição social.”

“A senhorita teve a graça de nascer em um lar de boa família, mas, para sua desgraça, nasceu mulher! Nossa reputação é algo tão frágil como cristal, que qualquer escândalo, uma conversa a rua com um homem, gera comentários, um mal-entendido é capaz de nos marcar para a vida toda.”


“Está enganada, mamãe, eu sei, sim, como é o mundo e vejo que para as mulheres, para os pobres e os de cor, ele é bastante cruel.”

“[...] não só o Brasil iria progredir enquanto não valorizasse seu povo, como também as pessoas jamais seriam melhores se não aceitassem umas as outras.” 

“Uma questão de fé, de que tudo em que se acreditasse poderia se tornar real. Talvez aquilo soasse como algo pequeno para muitos, mas era algo grande para mim.”

Além da história de Giovanna, também conhecemos a vida de Débora, que vai em busca de mais informações sobre o diário e nessa busca conhece Fernando. Por último, somos conduzidos a história de Celeste, a minha preferida, talvez por já conhecer toda a trama o romance final foi o que mais me tocou e emocionou. De alguma forma a história dessas três mulheres está entrelaçada. São três lindas histórias de amor, duas vidas no passado e uma no presente, sendo que cada romance apresenta seus dilemas e superações. De princípio, senti falta de entender melhor a conexão de Débora com o resto da trama, por que ela foi escolhida a receber esse misterioso presente? Mas, ao longo da história a autora deixou várias informações que, para mim, ficaram claras. Portanto, eu acabei montando através dessas informações a história não mencionada, mas que estava lá. (Ficou claro? Haha é porque não dá para explicar com mais detalhes sem dar spoilers).


“Que voz linda aquele homem tinha! Seria possível que uma pessoa se apaixonasse ao primeiro som?”

“Mas você não pode apenas existir, [...]. Você precisa viver!”

“[...] se ele deixasse, eu acreditaria por nós dois.”

“Um dia de alegria vale mais que uma vida sem felicidade”


“Tudo o que eu sei é que esse coração já não me pertence mais. Ele é seu.”

“[...] sempre é tempo de amar! O tempo certo, Celeste, é agora.”

“Um caminho livre sem você é o mesmo que andar no deserto onde não há vida!”

“Nosso amor não é proibido como o fruto do paraíso; é abençoado como a harpa de Davi.”

A autora retratou muito bem tanto as histórias ambientadas no passado como o romance contemporâneo, foi fácil acompanhar essa transição de passado e presente e se afeiçoar aos personagens. É uma leitura fluida e extremamente agradável. O livro é um romance cristão, portanto vemos muita menção de Deus e a fé de suas personagens, contudo, um aspecto que me tocou é que a autora não usou isso de forma exagerado, foi natural e plausível. Gostei da forma que ela criou o desfecho de cada romance, não é porque tem Deus na história que tudo vai ser fácil, que vai acontecer milagres da noite para o dia. Tudo tem seu tempo e nem sempre as coisas acontecem do jeito que gostaríamos, muitas vezes o resultado disto é ainda melhor do que esperávamos e achei esse aspecto de seu romance muito real e verdadeiro, porque a vida é assim. Super recomendo a leitura e indico a todos as obras da autora!



Eloise G.F

#DESAFIOHISTORICOSEEU3 e #RomancedeÉpoca12Meses: Ambientados no Brasil


8 comentários

  1. Sem palavras para essa resenha tão linda <3 Estou encantada com ela. Fico feliz demais que tenha achado a leitura fluida e agradável e pela recomendação. Sem falar que a foto está maravilhosa como sempre. Mais uma vez obrigada pelo carinho com uma obra minha <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Eloise.
    Eu amo livros que apresentam essa dualidade temporal. Quando são bem escritos então.
    Fiquei com bastante vontade de ler, não só pelo tipo de obra que que eu gosto, bem como pela escrita da autora que realmente parece sensacional.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Adoro histórias que se passam em dois tempos e que retratam essas diferenças de época.
    Gostei do estilo da autora e de saber que não houve exageros. Eu não conhecia o livro antes e fiquei instigada para ler.
    Linda resenha!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elo! Que resenha mais linda <3 Eu amo livros com histórias entrelaçadas, principalmente quando elas vão se conectando durante a trama. Eu fiquei com o coração quentinho lendo a sua resenha, querendo ter esse diário em mãos para acompanhar não só a história de Giovanna, mas também das outras 3. Fiquei curiosa para saber como a Celeste se encaixa nessa história. Fiquei com muita vontade de conhecer o livro, adorei a recomendação.
    Beijos!
    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu acompanho a autora nas redes sociais mas ainda não pude ler nenhuma obra e sofro com suas resenhas pq sei que vou amar hahaha #KDtempo ?! Mas logo leio e te conto o que achei.
    Acho que esse tipo de romance é ótimo exatamente por serem reais!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii,
    Nossaaaa, que lindooo, Elo!
    Menina, amei demais a premissa. Também amo coisas antigas e sinto que vou amar esse livro. Eu já o vi por aí, não lembro onde exatamente, mas me apaixonei nessa capa e fico ainda mais feliz por ver uma opinião positiva a respeito dele. Com certeza vai pra lista <3

    Beijossss
    eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa capa, lembra um filme antigo daqueles dos bons.
    imagino que esse livro seja ótimo mesmo, pois eu amo romances cristãos, acho que li apenas um.
    Adorei, a resenha e as fotos lindas como sempre e que quotes são esses/ Lindos demais. Bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas sua resenha, assim como os quotes, fotos e sua pontuação me fez procurar ele via Amazon . Gostei bastante da proposta, eu gosto muito do gênero também e outro ponto positivo foi que o livro apresenta divisão temporal, o que acredito eu que deixou a obra mais emocionante. Quero muito ler, é uma ótima indicação com toda certeza.

    ResponderExcluir

Topo