[Especial] 10 Fatos sobre Jane Austen


Este ano há diversas homenagens a Jane Austen pois é o ano de Bicentenário de sua morte e o Crônicas de Eloise não poderia ficar de fora para homenagear essa fabulosa autora. Neste LINK há todos os especiais postados no blog neste ano referentes as obras, lugares e vida de Austen. E hoje, dia 18 de Julho de 2017, é o dia que de fato completa-se 200 anos que o mundo perdeu essa exímia escritora.


Apesar de ser mundialmente conhecida, há ainda aqueles que desconhecem a autora ou ainda não tiveram a oportunidade de incluir um de seus romances na sua lista de leitura, portanto nesse dia tão importante decidi organizar dez fatos sobre a autora e compartilhar com vocês leitores!!!

1-   A escritora nasceu no presbitério de Steventon, Hampshire na Inglaterra em 1775. Em sua infância tinha o hábito de ler com muita frequência e começou a escrever ainda em sua adolescência.

2-   Sua escrita era baseada na vida da sociedade de sua época. Jane observava a vida e os modos das pessoas e as retratavam em suas obras compondo romances que continham humor refinado, muita ironia e diálogos impecáveis.

3- A autora possui seis obras principais sendo as duas últimas publicadas postumamente: Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Mansfield Park, Emma, A Abadia de Northager, Persuasão. Além dos romances principais, há peça de teatro, obras curtas, textos escritos em sua juventude e uma coletânea de cartas.


4-   Inicialmente Jane Austen publicava seus livros pelo pseudônimo de “A Lady”.

5-   Foi entre 1796-1797 que a autora escreveu a versão preliminar da famosa obra Orgulho e Preconceito, intitulada como Primeiras Impressões.


6-   Jane nunca se casou e viveu toda sua vida como escritora, morando com sua família. A residência que Austen viveu seus últimos oito anos ao lado da mãe e irmã Cassandra é atualmente um museu em homenagem a autora. Link sobre o museu AQUI.

7-   A autora começou a obra Sanditon no início de 1817, porém acabou se tornando uma obra incompleta devido ao seu estado de saúde que já estava abalado desde 1815. A autora faleceu em 18 de Julho de 1817, possivelmente de Doença de Addison.

8-   No Brasil, suas obras são publicadas por várias editoras como Martin Claret, L&PM, Nova Fronteira, Landmark e entre outros.



9-   Até hoje suas obras são populares e lidas no mundo todo, havendo diversas adaptações para peças de teatro, séries, cinema e até mesmo livros que se inspiraram em suas histórias e personagens. Confira também das Páginas para as Telas Jane Austen Parte I e Parte II.

10-  No ano de 2017, Jane Austen se tornará uma das pouquíssimas mulheres além da rainha da Inglaterra a constar em uma nota oficial inglesa. A autora irá substituir Charles Darwin nas notas de dez libras a partir deste ano.


Espero que tenham gostado!
Um abraço leitores!
Eloise G.F

2 comentários

  1. Ah, que interessante! Não sabia da maioria desses fatos sobre a Jane Austen! Adorei o post, e como sempre, as fotos também! haha <3
    O único livro que li dela até hoje foi o Orgulho e Preconceito, mas os outros já estão na minha lista e em breve começo o Razão e Sensibilidade!

    Beeijos!
    Universo Tácito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Aline fico feliz que tenha gostado e conhecido mais sobre a autora! Leia Razão e Sensibilidade sim, é muito bom!!! Tenha uma excelente leitura querida!!!!

      Bjusssss! <3

      Excluir

Topo