[Resenha] Nossas Noites


Nossas Noites
Autor: Kent Haruf
Editora: Companhia das Letras
160 páginas

Nossas Noites é um romance que retrata a história de Addie e Louis, dois vizinhos que moram em Holt, Colorado nos EUA. Ambos são viúvos e septuagenários, e apesar de se conhecerem há muitos anos não chegaram a ser grandes amigos, pelo menos não até o início dessa história. Em uma tarde, Addie aparece na porta de Louis e lhe propõe um convite bastante ousado e corajoso. Já que os dois já viviam solitários há alguns bons anos ela o convida para passar algumas noites dormindo com ela. Mas não se enganem, o que ela propõe não é sexo, e sim ter alguém para conversar às noites ou simplesmente dormir de mãos dadas. Louis, obviamente, fica bastante surpreso, mas resolve aceitar o convite mesmo assim e ambos iniciam um relacionamento puro e verdadeiro de amizade, carinho e respeito.


“Estou pensando em como isso é estranho. Em como estar aqui é uma coisa nova pra mim. Em como estou me sentindo inseguro e meio nervoso. Eu não sei direito no que estou pensando. Uma porção de coisas embaralhadas.” 

“Quem imaginaria que, a essa altura da vida, nós ainda poderíamos ter algo desse tipo? Que afinal ainda existe, sim, espaço para mudanças e entusiasmos na nossa vida. E que nós ainda não estamos acabados nem física nem espiritualmente.”


Infelizmente, por ser uma vizinhança pequena, os boatos correm rápido demais. E no auge de seus setenta anos, Addie e Louis precisam enfrentar as fofocas maldosas, além de ter que lidar com seus filhos que também não aceitam muito bem essa relação entre eles.

“[...] uma das coisas que mais ouço por aí é como qualquer história sempre fica bem guardada com você. Entra pelo seus ouvidos e sai direto pela sua boca. Eu não ia gostar nem um pouco de ficar com fama de mentiroso e mexeriqueiro numa cidadezinha tão pequena como esta. Uma reputação dessas segue uma pessoa para onde quer que ela vá.” 

“Resolvi que não vou ficar me preocupando com o que as pessoas pensam. Já fiz isso tempo demais- a minha vida inteira. Não vou viver mais desse jeito. ” 


Esse romance peculiar é um livro pequeno com uma leitura agradável, fluida e personagens plausíveis e carismáticos que te conquistam do início ao fim. A conversa entre Addie e Louis é deliciosa, faz com que o leitor se sinta acolhido pela história. A amizade entre eles, que vai se tornando aos poucos um amor singelo e gracioso, me conquistou totalmente. Kent Haruf construiu um romance lindo que retrata sobre redescobrir os prazeres da vida, sobre a velhice e as experiências adquiridas ao longo dos anos, e principalmente nunca é tarde demais para ser feliz.

“[...] hoje eu sei dar valor a isso. Na época, não. Mas nós não sabíamos de nada quando tínhamos vinte anos e éramos recém-casados. Só tínhamos o instinto e os padrões com que havíamos crescido.” 

“E em como eu poderia explicar que ainda quero ir para a sua casa à noite e ficar junto com você. Em como eu estava me sentindo mais interessado por isso do que tinha me sentido por qualquer outra coisa fazia muito tempo.” 


Um ponto que também gostei do livro é que interessante ver o lado das pessoas quando elas relatam sobre suas próprias vidas. Muitas vezes o que vemos de fora não é um terço daquilo que é vivido pela pessoa. E essa é a dura realidade. Não é raro sermos alvos de preconceitos e julgamentos desnecessários e maldosos, sendo que aquilo que estão falando a seu respeito muitas vezes não é nem verdade. Infelizmente, há muitos que apoiam e acreditam nas fofocas sem ao menos conhecer a pessoa que é o alvo do julgamento.

“Você tem razão, eu não a conhecia muito bem. Mas é exatamente por isso que está sendo tão bom. Passar a conhecer bem uma pessoa nessa idade. E descobrir que você gosta dela e que você ainda não está completamente esgotado, afinal.” 

“Está sendo melhor do que eu esperava. É uma espécie de mistério. Eu gosto da amizade que estamos criando. Gosto do tempo que passamos juntos. De ficar aqui no escuro da noite. Das conversas. De ouvir você respirar ao meu lado quando eu acordo.” 

Quando recebi esse livro da Companhia das Letras, ele veio acompanhado de uma pequena carta que ao ler percebi que seria um livro muito especial, e de fato é. Esse romance é aquele que você pode ler em uma tarde livre e terminá-lo sentindo-se leve e bem consigo mesmo. Amei estar como espectadora das conversas de Addie e Louis e ter a oportunidade de conhece-los um pouquinho mais, com histórias sobre suas vidas e sinceramente, já estou com saudades deles. Eu realmente gostei muito desse livro, foi bem diferente de tudo que venho lendo e posso afirmar que foi uma leitura deliciosa e agradável. Super recomendo!

Eloise G.F



2 comentários

  1. Oii Eloise.
    Eu fiquei encantada com essa leitura. Nunca vejo romances com personagens maia velhos e fique imaginando o quão linda deve ser essa relação. Parece ser um livro que ensina não só amar, Mas também a respeitar. Amei!

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      É realmente um livro muito lindo, ele nos faz refletir sobre amor, amizade, respeito e também a perceber que nunca é tarde demais para ser feliz e aproveitar a vida.

      É uma leitura deliciosa que você aproveita do início ao fim. Fiquei encantada com Addie e Louis e super recomendo. Vale a pena conferir! <3

      Bjusss!!

      Excluir

Topo