[Especial] Bicentenário da Morte de Jane Austen


Há 200 anos atrás, a renomada escritora inglesa Jane Austen falecia por conta de uma misteriosa doença, que alguns  afirmam ser a doença de Addison, o que a impossibilitou de finalizar o seu último livro, conhecido hoje por Sanditon.



Austen utilizou como base de seus romances a vida da sociedade de sua cidade. Com uma escrita carregada de críticas e sátiras aos costumes da época, suas obras apresentam uma narrativa bem divertida, repleta de reviravoltas, histórias cativantes e personagens femininas fortes e a frente de seu tempo. Seus romances apresentam um humor refinado e diálogos impecáveis, com críticas que são geralmente focadas na sociedade de classe alta e nas diferenças sociais. Suas obras são lidas e apreciadas até hoje, tendo inúmeras adaptações de teatro, séries, cinema e outros livros, cujas histórias se inspiraram em seus personagens.

Nesse ano de 2017, por conta do bicentenário da morte de Jane Austen, haverá inúmeras homenagens em sua memória, e o Blog Crônicas de Eloise não poderia ficar de fora né. No final de cada mês publicarei um post especial a respeito da autora e suas obras. E  pra iniciar nada melhor do que mostrar pra vocês, leitores, as novidades que vem por aí como lançamentos e eventos em homenagem a escritora:

*Um dos lançamentos deste ano - e o mais esperado por mim- é o livro Cartas da Martin Claret. A editora já lançou as obras de Jane Austen em dois livros de luxo (um com capa azul contendo os romances "Mansfield Park", "Emma" e "A Abadia de Northanger"e outro com capa rosa com os títulos "Razão e Sensibilidade", "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão" ) e esse ano lança o terceiro volume que consiste em cartas escritas pela autora para familiares e amigos. Até então, a previsão de lançamento é pro segundo semestre.


**A editora L&PM vai lançar mais duas obras da autora no seu catálogo Pocket. Até então, os títulos confirmados são: "Lady Susan", "Os Watson e Sanditon" e "Amor e Amizade & Outras Histórias",  com previsão de chegar nas livrarias no dia 12 de fevereiro.

***Outro lançamento, que já se encontra nas livrarias, é o livro "Clube de Leitura de Jane Austen" de Karen Joy Fowler pela editora Rocco. Eu ainda não li o livro, mas já assisti a adaptação e achei bem bacana. Retrata a história de cinco mulheres e um homem que formam um clube do livro para discutir sobre as obras de Jane Austen. Ao se aprofundarem na leitura dos livros, os membros do clube acabam lidando com situações semelhantes aos temas das obras, vivendo experiências em suas vidas que se assemelham com os romances que estão lendo.



Em homenagem e memória a autora também haverá encontros e eventos de fãs no mundo todo. No Brasil, podemos contar com o VI Encontro Anual de Jane Austen Sociedade Brasil (JASBRA) – que tentarei ir >.< !!! O evento acontecerá nos dias 2 a 4 de Junho na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, com o tema “Celebrando o legado de Jane Austen”, todas as novidades a respeito do JASBRA estão disponíveis no site Jane Austen Brasil e no site oficial do Jasbra

Eloise G.F

Informações sobre lançamentos e eventos:
O POVO Online

2 comentários

  1. Muito legal sua iniciativa de realizar estes posts especiais!
    Li duas obras da Jane e adorei ambas! Pretendo relê-las e adquiri as demais para depois tb fazer a leitura.
    Já assisti o filme "Clube de Leitura de Jane Austen", é legal, tem uma mensagem interessante, mas não é nada grandioso!
    Essas edições da Martin são um sonho ♥♥♥

    Bj!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cailes! Siiiim essas edições são maravilhosas, e eu estou mega animada pela próxima edição, que além de ter a capa roxa (minha cor favorita), terá um conteúdo que me interessa que são as cartas da autora a seus amigos e familiares. Tem muita coisa legal pra ler da autora como também assistir. O "Clube de Leitura de Jane Austen" é bem interessante por retratar as obras dela e ver essa interação entre o real e as histórias da autora, mas tem outros filmes e séries muitos bem produzidos, gosto muito da série de TV Orgulho e Preconceito da BBC (1995) e do filme Emma com Gwyneth Paltrow. Outro filme muito bom é Amor e Inocência baseada na vida da autora. Caso você não tenha ainda assistido, vale a pena conferir <3

      Muito obrigada pelo seu comentário!!! <3

      Excluir

Topo