Resenha: Memórias de uma Gueixa


Memórias de Uma Gueixa
Autor: Arthur Golden
Editora: Imago
451 páginas


A história da pequena Chiyo Sakamoto tem início na aldeia de Yoroido no Japão, um lugar não muito charmoso, que poucas pessoas visitam. Ela vivia ali com sua família – seus pais e sua irmã mais velha, Satsu- numa casa próxima ao mar, que ela intitulava de “casa-bêbada”, e que segundo ela, vivia uma vida entortada. Eles eram muito pobres, seu pai era pescador, porém já estava muito velho e sua mãe era muito doente e estava prestes a morrer, a vida de Chiyo não era nada fácil, mas tudo começa a mudar no momento que ela conheceu o Sr. Tanaka Ichiro. Esse encontro foi a melhor e a pior coisa que aconteceu em sua vida, e também o que levou a pequena Chiyo anos mais tarde a se tornar uma gueixa.



Chiyo era uma menina esperta e também muito ingênua. Ela acreditava e fantasiava que o Sr. Tanaka se preocupava com seu futuro e que iria adotar ela e sua irmã. De fato, percebendo a situação que a família se encontrava, ele conversou com o pai das meninas e o convenceu que a melhor alternativa era levá-las dali. Porém, pra grande decepção de Chiyo, ela e sua irmã, não estavam sendo adotadas e muito menos indo morar com o Sr. Tanaka, estavam sendo vendidas e o destino delas era Kioto.

E quando você acha que as coisas não podiam piorar, as irmãs são separadas. Chiyo acaba tendo um destino mais favorável que sua irmã. Por ser uma menina muito bonita e herdar de sua mãe olhos de um azul acinzentado e translúcido, que eram belos e peculiares de um tipo que quase nunca se vê no Japão, acaba sendo escolhida pelo okiya – casa de gueixa- Nitta, que tem como objetivo educar e instruir gueixas. Ao contrário de Satsu, que é levada para uma casa de prostíbulo, impossibilitando, assim, o contato entre as duas irmãs.

“As advinhas diziam que seus olhos eram tão pálidos porque havia água demais em sua personalidade [...]”- pg. 11

No livro deixa bem claro que Gueixas não são prostitutas, pois seu trabalho não envolve sexo, mas sim entreter os homens com conversas, danças, histórias, entre outros. Porém, se você quer ser uma gueixa de sucesso é importante você ter um danna, um homem rico, tipicamente casado, que assume a gueixa como amante exclusiva e paga todas suas despesas. E também tem a questão do mizuage, que no livro é retratado como um acordo financeiro, onde a virgindade da menina é vendida, e nesse momento ela deixa de ser maiko- aprendiz- e se torna uma gueixa.- Há outras referências que apontam que o mizuage era apenas uma cerimônia que celebrava a maturidade-. Essas situações não eram consideradas um ato de prostituição pelas gueixas, o mizuage , por exemplo, era considerado uma grande soma que ajudava a promover sua estréia como gueixa.

O romance é narrado em primeira pessoa pela protagonista, já conhecida pelo seu nome de gueixa, Sayuri Niita. Ela narra toda sua vida desde Chiyo a Sayuri, descreve o momento que se tornou uma gueixa e como foi ser uma. A trama se desenvolve antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. A forma como ela retrata sua vida é bem interessante. Ela não permite que o leitor se perca na história, explica e compartilha até mesmo situações que ela não compreendia em um determinado momento, mas que passou a entender anos depois. O leitor se sente acolhido, envolvido e íntimo de sua história.

A jornada para se tornar uma gueixa é bem longa, e ser uma gueixa requer muita dedicação e empenho. O livro aborda com muitos detalhes a cultura, desde o modo de vestir, instrumentos e dança, forma de andar, penteado e maquiagem, cerimônia do chá, entreter e os diversos meios que Chiyo/Sayuri aprende para conseguir ser uma gueixa de sucesso. Entretanto, toda caminhada tem seus obstáculos e seu pior pesadelo se chama Hatsumomo, a gueixa de destaque do okiya Nitta, que faz de sua vida um inferno.

Chiyo derrama muitas lágrimas, ela enfrenta um caminho árduo, mas também há momentos únicos e especiais em sua vida, um deles é o seu encontro com o Presidente.- Pra mim é um dos momentos mais lindos da história-. O amor que sente é puro, belo e verdadeiro. Acredito que essa seja sua maior força, o que a encoraja a enfrentar situações difíceis, e o que a leva a ter um objetivo na vida e querer de fato se tornar uma gueixa.

“Senti que podia ver dentro de mim como se eu fosse parte dele”- pg. 122

Apesar da história parecer verídica e a narrativa ser bem convincente, o romance não passa de uma ficção, porém o autor fez uma extensa pesquisa a respeito das gueixas na década de 30 e 40, para servir de base e pano de fundo de seu romance. O livro foi adaptado para o cinema em 2005. Achei o filme muito bem produzido e amei a caracterização dos personagens, porém ele é bem resumido, daí aconselho a ler primeiro a história antes de conferi-la nas telinhas.


Memórias de uma Gueixa é uma história repleta de reviravoltas, derrotas, superação, disputas, inveja, amor, amizade e traição. Um romance envolvente e cativante, que é ao mesmo tempo ingênuo e sedutor. Com certeza, é uma das histórias mais emocionante e linda que já li. 


G.F

2 comentários

  1. Ouvi muitos comentários bons a respeito desse livro, e tenho muita vontade de ler. Sempre acheibq fosse baseada em fatos reais kkkk.

    Adorei a resenha!


    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raquel. Eu tbm pensei que fosse, até pesquisei alguns fatos e pessoas quando li (risos), mas o autor fez muitas pesquisas e isso tornou a história muito real. :)

      Excluir

Topo