[Das Páginas para as Telas] Deuses Americanos


Deuses Americanos ou American Gods é uma série de televisão americana transmitida pelo canal Starz, criada por Bryan Fuller e Michael Green e baseada no romance homônimo do autor Neil Gaiman, que também é produtor executivo da série.


A primeira temporada foi ao ar em abril de 2017 e a segunda estreou em março de 2019, ambas com um total de oito episódios cada. A série tem como protagonista Shadow Moon, um presidiário que, dias antes de sair da cadeia, perde sua esposa e melhor amigo em um acidente de carro. Ao se tornar um homem livre, sem emprego e sem família, Shadow se depara com o misterioso Sr. Wednesday que, depois de conversar e insistir muito, convence Shadow de trabalhar para ele como seu guarda costas. O principal objetivo do Sr. Wednesday é de reunir os antigos deuses (mitologia antiga) para combater os novos deuses, relacionados a vida moderna e a tecnologia (internet, mídia e etc). Esse é o principal tema da trama, pois os acontecimentos giram em torno desse conflito.



A primeira temporada da série foi muito boa, com uma produção impecável e personagens muito bem caracterizados (alguns superaram minha expectativa). Claro que o roteiro acabou sofrendo algumas muitas alterações (como é de se esperar) até porque a série além de ser uma adaptação é também uma expansão do universo criado por Gaiman. Minha única ressalva em relação a série foi com o personagem Shadow, cuja personalidade destoou um pouco da personagem do livro. Contudo, esse aspecto melhorou bastante na segunda temporada, em minha opinião. As alterações que mais me cativaram foram as mudanças e atualizações de alguns personagens como Bilquis e Technical Boy. E claro, não posso deixar de mencionar três personagens que ganharam mais destaque na trama: Mad Sweeney, Laura e Salim. Esses personagens não apresentam muitas aparições no livro, mas conquistaram um espaço muito bacana na série, proporcionando um toque de humor a trama (principalmente os dois primeiros <3).




Assim como no livro, a série é dividida entre a história central (viagem de Shadow e o Sr. Wednesday em busca de recrutamento para o grande combate que se espera) e contos que retratam a vinda de imigrantes aos Estados Unidos (com pessoas que levaram consigo espíritos e deuses através de suas crenças, por exemplo). Os contos presentes no livro também foram adaptados para a série, inclusive algumas dessas histórias foram criadas especialmente para esta produção. Deuses Americanos é uma série muito complexa, portanto é preciso ficar bem atento a trama para não se perder, principalmente se você ainda não leu o livro. Tá aí uma produção excepcional que vale muito a pena conferir. Super recomendo!



Eloise G.F



8 comentários

  1. Eu ainda não li e nem assisti a série, mas tenho muita vontade pelas resenhas.
    Achei um tempo longo de uma temporada para outra, ainda mais para mim que sou hiper ansiosa, rs.
    Essas mudanças sempre têm, eu acabo encarando numa boa, só não pode mudar muito, como personalidade dos personagens. Isso me irrita.
    Mas que bom que a segunda temporada foi melhor. Vou tentar assistir!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Isa do @leportraitdeisa.

    Sempre vejo comercial dessa série e ficava me perguntando 'como será que é'.
    Achei interessante sua resenha, esclareceu pra mim sobre a série, mas acho que quero ler o livro primeiro pra ver se me empolgo mais com a série hihihihi

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh eu já tava louca pra ver, agora fiquei até com comichão pra começar hoje!! hahahah
    As propagandas da série estão maravilhosas!
    Achei o livro muito bom, embora tenha sido uma leitura pesada, tem muito conteúdo e não é fluida, ao menos pra mim hehehe, mas no contexto geral acho a história genial!
    E claro, irei assistir o quanto antes!!!!!!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Eloise.
    Apesar da sua resenha magnífica, não creio que va assistir a série. Não gosto muito de produções do tipo porque a demora me incomoda. Não sou dada a acompanhar coisas por muito tempo (tenho a concentração de um gato).
    Mas saiba que todas suas considerações me fazem querer, e muito, ler a obra.
    Espero gostar.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro não, mas já quero assistir a série.
    Esse tema principal da trama,eu achei bem interessante , essa junção de mitologia antiga com novos deuses relacionados a vida digital casou super bem, fiquei curiosa.
    Amei sua indicação.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elô! Meu deus eu AMO a ideia dessa história! Gostei muito do livro, e fico muito feliz com a existência dessa série, porque uma expansão desse mundo era tudo o que eu queria. Entretanto, eu sou a rainha em iniciar mil séries ao mesmo tempo e não finalizar (quase) nenhuma hahaha. Comecei a assistir American Gods no ano passado e fiquei ali no episódio 3, acho. Uma das coisas que me incomodou também, a propósito, foi a diferença entre o Shadow do livro e da série, me apeguei muito ao Shadow tranquilão e taciturno :( mas enfim, seu post me empolgou bastante para dar continuidade à série. Estou ouvindo muitas coisas legais sobre ela também, espero conseguir dar continuidade em breve.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu ainda não conhecia o livro, tampouco a série, mas me pareceu com seu post que eu super adoraria, por isso salvei a indicação. Espero que nas férias consiga assisti-la. Aliás, super normal quando há alterações no roteiro, quanto a isso tento sempre entender, o importante é não perder o foco central da série.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  8. Oi, oi, Elo, tudo bem?
    Me deparo com a capa desse livro com certa frequência, mas apesar a curiosidade nunca tinha parado realmente para ir pesquisar um pouco sobre ele, até que certa vez assisti uma resenha de um booktuber, e a opinião dele não foi tão positiva. Isso faz com que a sua resenha com um olhar mais positivo, renove a oportunidade de ler mais opiniões sobre "Deuses Americanos" e quem sabe, tirar as minhas próprias conclusões, haha. Amei, amei, o modo como você escreveu e organizou a comparação do livro e da adaptação! <3
    Com carinho,
    Jessie do blog Cacto Florido 🌵

    ResponderExcluir

Topo