[Resenha] A Revolução dos Bichos


Resenha: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
152 páginas

A história tem como tema central a corrupção e traição que ocorre entre os bichos na pequena propriedade rural, Granja do Solar, liderada, de princípio, pelo Sr. Jones. Todos os animais da fazenda estavam muito insatisfeitos com o tratamento e a exploração humana. Cansados dessa situação eles se reúnem e sob a liderança dos porcos Bola-de-Neve e Napoleão e decidem fazer uma revolução com intuito de expulsar os humanos da fazenda e criar sua própria sociedade, composta apenas por animais de quatro patas. A Granja do Solar passa a se chamar Granja dos Bichos, local onde todos os animais são vistos como 'iguais' (só que alguns são mais iguais que outros).


Neste romance satírico escrito em 1945, o autor nos apresenta uma revolução que, inicialmente, possui as melhores das intenções. Contudo, a situação começa a mudar quando um de seus líderes, Napoleão, é seduzido pelo poder e ganância. Com o propósito de aplicar suas próprias leis e vontades, ele inicia um governo ditador e manipulador, onde os porcos acabam sendo superiores aos outros animais.

1.   Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo
2.   Qualquer coisa que ande sobre quatro patas, ou tenha asas, é amigo.
3.   Nenhum animal usará roupa.
4.   Nenhum animal dormirá em cama.
5.   Nenhum animal beberá álcool.
6.   Nenhum animal matará outro animal.
7.   Todos os animais são iguais.

A maioria da sociedade dos animais é composta por um povo analfabeto e de memória curta, que se esquecem das regras e dos acontecimentos passados. É uma sociedade que acaba sendo facilmente manipulada que não percebe quando uma regra é alterada ou quando uma história é recontada e distorcida.

“Os animais sentiram outra vez uma vaga inquietude. Nunca ter contato com seres humanos, nunca comerciar, jamais usar dinheiro – pois não estavam tais coisas entre as primeiras moções passadas naquela formidável Reunião inicial, logo após a expulsão de Jones? Todos se lembravam da aprovação dessas resoluções – ou pelo menos julgavam lembrar-se.”

A história do livro é uma fábula satírica com figuras de animais representando o comportamento e as fraquezas humanas. Observa-se, através de metáforas, um governo opressor e ditador, que manipula os mais humildes fazendo parecer que tudo está a favor do povo enquanto a minoria se beneficia. Orwell tinha como objetivo denunciar o mito soviético através de uma história que fosse fácil de compreender e de traduzir para outras línguas.

“Percebi então que, se aqueles animais adquirissem consciência de sua força, não teríamos o menor poder sobre eles, e que os animais são explorados pelos homens de modo muito semelhante à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos.”

É evidente que o livro apresenta fortes semelhanças com a Revolução Russa e à política stanlista, desde o momento que um líder trai a revolução, a excomunhão daqueles que não seguem seus princípios, história recontada e reescrita até as execuções em massa, e entre outros aspectos que refletem esse período. Contudo, A Revolução dos Bichos acaba sendo muito mais do que uma sátira e crítica sobre o totalitarismo soviético. É um texto que transcende sua época, podendo se referir a qualquer tipo de governo, onde um grupo ou indivíduo assume ao poder para em seguida ser corrompido por ele. Inclusive, ao longo da leitura acompanhamos críticas à diferentes tipos de governo (capitalista, socialista e ditadura, por exemplo).

O livro apresenta um enredo simples e fácil de compreender, uma leitura fluida e um desfecho sensacional. É aquela leitura para refletir, que levanta questões importantes como desigualdade e injustiças, corrupção e opressão, concentração de poder e manipulação de informação. Um livro atual, com muitas lições de moral, que todos deveriam ler. Recomendo!


Eloise G.F

5 comentários

  1. Ei! Tudo bem?

    Esse livro é genial, não é?! Uma grande metáfora para a sociedade.
    Sou apaixonada no autor, infelizmente, não li esse livro, mas mudarei isso em breve.
    Amei sua resenha e as fotos! Parabéns :)

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem?

    Confesso que nunca parei para saber um pouco mais sobre este livro, mas sua resenha foi uma grata surpresa e acabou me cativando, além de me deixar com muita vontade de ler a obra. Achei a proposta bastante intrigante, gosto de livros que tem uma boa fluidez, os quotes estão maravilhosos e com toda certeza é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eloise.
    Esse livro sempre me chama muito a atenção e adoro ver as pessoas comentando sobre ele. É interessante perceber como as coisas se invertem quando os animais, antes oprimidos, assumem o poder.
    Adorei sua resenha.
    Vale muito a pena a indicação
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Ai, que resenha mais maravilhosa! Li esse livro no ano passado e amei demais! Concordo que dá pra extrapolar a história pra qualquer tipo de governo. É uma crítica muito genial!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sou louca para ler esse livro.
    De todas as resenhas que li, a sua foi a mais diferente e encantadora, agora que estou com vontade de ler mesmo, já vou correr para coloca-lo na minha lista de desejos da Amazon.
    Bjus, você arrasa amora.

    ResponderExcluir

Topo