[Resenha] Os Homens que Não Amavam as Mulheres


Resenha: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Autor: Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
528 páginas

O primeiro contato que tive com essa obra foi com a sua adaptação cinematográfica sueca. Apesar de ter amado o filme, eu sempre achei que a leitura desse livro seria maçante, pois sabia que abordaria algumas questões políticas e falaria sobre aspectos da sociedade sueca, então isso sempre fez eu postergar a leitura, mas mal sabia eu como estava enganada.


Na Suécia, 18% das mulheres foram ameaçadas por um homem pelo menos uma vez na vida; 46% sofreram violência de um homem;13% foram vítimas de violências sexuais cometidas fora de uma relação sexual; 92% sofreram violências sexuais após uma agressão e não apresentaram queixa à polícia. (Estatística presente no livro)

Este livro é o primeiro volume da série Millennium e sua trama gira em torno da vida do jornalista Mikael Blomkvist que começa a trabalhar em uma pesquisa investigativa para Henrik Vanger após ter sua carreira derrubada por uma “falsa” acusação. Henrik é o patriarca da família, um senhor de idade que tem como principal objetivo desvendar o que aconteceu com Harriet Vanger, sua sobrinha neta, que sumiu misteriosamente, há quase quarenta anos atrás. Mikael aceita a trabalhar para Vanger em troca de ter sua carreira restaurada e passa uma temporada na ilha fictícia de Hedestad, na Suécia, local que mora a família Vanger e o último lugar que Harriet foi vista. Além de Blomkvist, também temos uma personagem extremamente interessante chamada Lisbeth Salander, uma hacker, com uma aparência excêntrica e um comportamento antissocial.

Acompanhamos os pontos de vista tanto de Lisbeth como de Mikael até o momento que suas vidas se esbarram. Através dos olhos da jovem hacker, Larsson nos mostra questões importantes como abuso e violência sexual contra as mulheres, e sob a perspectiva do jornalista somos conduzidos a um mundo repleto de corrupção e invasão de privacidade. Apesar dos vários temas relevantes levantados na leitura, o foco principal da história é o mistério que gira em torno do sumiço de Harriet, ou seria assassinato? Ao contrário do que eu pensei, este  livro está longe de ser maçante. Sim, é um livro grande, porém com uma leitura fluida e de tirar o fôlego. O leitor anseia por respostas e mergulha ao lado de Blomkvist e Salander numa teia de enigmas que envolve uma família mentirosa e manipuladora.

“Tive vários inimigos ao longo dos anos e aprendi uma coisa: não aceitar o combate quando é certo que se vai perder. Em compensação, jamis dê folga a quem o demoliu. Seja paciente e responda quando estiver em posição de força, mesmo que não haja mais necessidade de responder.” 

Eu amo demais a adaptação cinematográfica sueca desta obra, é um filme maravilhoso, mas claro que o livro me ganhou em dobro, pois através dele pude mergulhar melhor nessa história, compreender alguns aspectos políticos de forma mais detalhada e conhecer de uma maneira mais profunda seus personagens, principalmente Lisbeth. Com certeza pretendo ler os outros livros da série. Essa é uma leitura fascinante e intrigante que recomendo a todos fãs de mistério e thriller policial.


Eloise G.F

4 comentários

  1. Eu quero MUITO ler esse livro!
    Me indicaram ano passado e acho que já adiei bastante igual vc!
    Mas ainda não assiti a adaptação, então imagino que vou curtir ainda mais!!
    Parece tenso e dolorido, mas muito instigante e necessário!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,tudo bem?

    Nossa já tinha escutado elogios a este livro, mas fiquei com o pé atrás ...porém depois de ler essa resenha repensei. O livro parece ser forte e também amo livros que tenham adaptações cinematográficas. Para todos que amam um bom thriller policial pelo que vi essa é uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eloise.
    Eu também adoro as adaptações suecas do livro. Sou apaixonada pelas obras do Stieg Larsson, muito pelo aprofundamento que ele têm das personagens, principalmente da Lizbeth.
    Espero que você goste das outras leituras. A Menina Que Brincava Com Fogo é minha favorita.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Já quero assistir esse filme, pois amei sua resenha e quando o livro é adaptado e eu não li ainda, eu dou preferência ao filme, pois eu tenho livro demais para ler e o filme é mais rápido kkk.
    Bjus, amei as fotos.

    ResponderExcluir

Topo