[Resenha] Matéria Escura


Resenha: Matéria Escura
Autor: Blake Crouch
Editora: Intrínseca
354 páginas

“Não há avisos quando tudo está prestes a mudar, a ser tomado de você. Nenhum alerta de proximidade, nenhuma placa indicando a beira do precipício. E talvez seja isso que torna a tragédia tão trágica. Não é apenas o que acontece, mas como acontece: um soco que vem do nada, quando você menos espera. Não dá tempo de se esquivar ou se proteger.”

Jason Dessen é um professor universitário que poderia muito bem ter sido um cientista famoso caso tivesse se dedicado a seus projetos. O problema é que para seguir este futuro ele teria que abandonar tudo que tinha naquele momento, e nada poderia superar seu amor por sua esposa e filho. Jason jamais poderia imaginar que sua vida iria mudar drasticamente ao sair de casa naquela noite, jamais poderia imaginar que aquele futuro que abdicara há alguns anos atrás poderia se tornar a sua realidade.


Jason fica bastante confuso ao acordar em um estranho laboratório com inúmeras pessoas desconhecidas que o aclamavam e o parabenizavam. Ele continua sendo Jason Dessen, mas já não era aquele professor universitário frustrado. Haviam muitas questões para ponderar: Aonde ele estava? Quem eram aquelas pessoas? Onde estava sua família?


“É a grande beleza da juventude. A ausência de peso que a tudo permeia porque ainda não houve nenhuma escolha errada, nenhum caminho tomado, e a estrada que se bifurca num ponto adiante é cheia de puras e ilimitadas possibilidades.”

Quando comecei essa leitura já havia sacado grande parte da proposta do livro. De princípio, eu fiquei um pouco incomodada com o personagem, pois Jason demorou muito para compreender o que se passava com ele. Dessen fica muito confuso e custa a acreditar que o que está vivenciando não é a sua realidade. Claro que depois percebi que o ponto principal da trama não era desvendar o mistério sobre o paradeiro de Jason, (porque isso, em minha opinião, acaba sendo óbvio), mas sim como ele iria sair desta situação. E percebi que estava sendo meio injusta com o personagem, afinal se isso acontecesse comigo também ficaria bolada, na verdade acho que entraria em desespero quando entendesse o que tinha realmente acontecido.


“É assustador pensar que cada ideia que a gente tem, cada escolha que a gente faz, se ramifica num mundo novo.”

“Até tudo desabar, não fazemos ideia do que realmente temos, de como tudo se encaixa de maneira tão precária e tão perfeita.”

O livro possui capítulos bem longos, o que deixou o andamento da minha leitura um pouco lenta no início, porém assim que Jason percebe sua situação e outro personagem entra em cena as coisas começam a caminhar e aí sim tomar rumos inesperados, daí em diante a leitura fluiu super bem e esse foi um dos pontos que mais gostei do livro, porque foi mais do que esperava. Fiquei aflita por Jason e com uma enorme raiva da pessoa que fez isso com ele, um personagem super egoísta por sinal. Jason luta com garra e determinação para encontrar sua família e sua realidade, isso fez com que eu gostasse muito dele. Não posso deixar de mencionar o quanto amei esta edição, o livro apresenta um lindo design, capa dura e uma ótima diagramação. É uma trama bem complexa, mas com uma escrita fácil de compreender e acompanhar. A mensagem do livro é bem interessante, muitas vezes olhamos para trás, indagamos se fizemos a escolha certa, como seria se eu fizesse tal escolha? E se você pudesse ir lá conferir e ver de camarote essa vida? Sinceramente, acho que há coisas que não precisamos saber, melhor deixar quieto, viver o presente e enfrentar as consequências de nossas decisões. Jamais quero passar pelo que Jason passou. Recomendo a leitura!

Eloise G.F

8 comentários

  1. Ahh, eu queria muito saber do que esse livro se tratava, é a primeira resenha que leio dele e concordo contigo acho que tem coisas que não precisamos saber, melhor deixar quieto e viver bem o presente.
    Bjus, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oie!!

    A edição está linda mesmo e essa capa achei bem chamativa.
    Achei a proposta do livro interessante e diferente, gostaria de saber mais e como o personagem vai conseguir sair dessa. E concordo, tem coisas não que não precisamos saber ou entender.
    Adorei a resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. hahaha tem umas coisas que devem ficar só na ficção ne!!
    Eu quero ler esse livro a algum tempo, adio pq tb prefiro narrativas mais fluidas nos capítulos, mas calma, logo chego nele!!

    Osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eloise. Aaaa eu adoro esse livro! Diferente de você, eu não sabia nada sobre a história, então levei mais ou menos o mesmo tempo que o Jason para sacar tudo o que estava acontecendo (sim, sou lerdinha rs). Em um determinado momento da história, senti que minha cabeça poderia explodir a qualquer momento hahaha. Foi uma experiência bastante intensa que eu tive com esse livro. Gostei de conhecer o seu ponto de vista e concordo plenamente contigo: bora olhar para frente e viver o presente. Uma coisa é enfrentar as consequências dos nossos atos, mas viver olhando para o passado não é saudável. Ótima resenha como sempre, bjs.

    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Eloise.
    Confesso que a princípio não tinha muito interesse em ler nada da obra. Como não conhecia muito dela, não sabia qual era sua temática, mas agora sinto que irei amar. Livros que questionam me chamam bastante atenção. Então certamente ficaria feliz em fazer leitura da obra e entender os desafios passados por Jason.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Fiquei bem curiosa com o que aconteceu a Jason. Eu acho essa edição maravilhosa e fiquei apaixonada pela premissa, apesar dos pontos óbvios. Mas sou tão tapada que acho que não descobriria nada, kkkk. Realmente, Eloise, há coisas que não precisamos saber. Tudo são escolhas, né? Se escolhemos um caminho, renunciamos a outros. Não podemos ter tudo o que queremos. Anotei o livro.
    Beijos,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tenho escutado muitos elogios com relação a esse livro, fico cada vez mais curiosa para ler. Deve ser angustiante estar na pele dele, não saberia o que fazer e nem como reagir. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Só tenho lido coisas legais sobre esse livro, estou namorando ele a algum tempo e com certeza vou comprá-lo!
    A resenha está ótima e gostei dos pontos que você colocou, também tenho um problema com capítulos longos, mas é só no começo, depois que o livro começa a fluir eu nem percebo, só quando vou parar a leitura hahaha , não gosto de parar no meio de um capítulo!!

    Isa do @leportraitdeisa.

    ResponderExcluir

Topo