[Especial] Temas Favoritos - Romances de Época



Sabemos que os Romances de Época geralmente apresentam uma fórmula clichê, contudo, há aspectos e elementos que diferenciam uma obra da outra, afinal a forma que a história de amor entre o casal é conduzida varia de autor para autor, algumas histórias são conduzidas de forma mais romântica, outras mais cômicas e outras mais sensuais. Mas não podemos negar que existem alguns temas que estão sempre presentes e são muito abordados dentro do gênero: em algumas obras temos a mocinha ingênua, outras viúvas, alguns muitos mocinhos libertinos, outros extremamente cavalheiros, amor à primeira vista, amor que se desenvolve após muitas brigas ou através de uma linda amizade e por aí vai. Portanto, resolvi selecionar os meus temas favoritos, o tipo de romance que mais me encanta dentro do gênero. Segue abaixo minha lista:


Romances com casal cão e gato:
Eu sou apaixonada por romances onde o casal se bica o tempo todo e não se dá bem no início. É muito divertido acompanhar o início desse relacionamento, que começa recheado de brigas e farpas e termina com a descoberta do amor. Tenho uma queda violenta por romances assim, pois acaba sendo uma leitura divertida, que resulta a muitas risadas e suspiros. É o tipo de livro que, se tenho tempo, leio numa tarde. Alguns exemplos que adoro: O Visconde Que Me Amava (Os Bridgertons), Era Uma Vez no Outono (As Quatro estações do Amor), Uma Dama Fora dos Padrões (Os Rokesbys), A Soma de Todos Os Beijos (Quarteto Smythe-Smith), O Último do Canalhas, Manhã de Núpcias (Os Hathaways) e Uma Proposta & Nada Mais (Clube dos Sobreviventes). De bônus vou citar Orgulho e Preconceito, pois acredito que foi aí que surgiu esse amor por essa temática.



Amor por Correspondência:
Houveram três livros que li dentro do gênero (que eu me lembro XD), onde o casal iniciou seu relacionamento trocando cartas: Para Sir Phillip, com Amor (Os Bridgertons), Paixão ao Entardecer (Os Hathaways) e Um Marido de Faz de Conta (Os Rokesbys). Em minha opinião, o ato de escrever uma carta é muito romântico, pois a pessoa coloca sentimentos reais ali, acredito que o papel faz a pessoa pensar no que vai falar (além da pessoa se preocupar em escrever bem, em não rasurar e etc). Eu já acho lindo só o fato da pessoa parar um tempo para escrever para outra, hoje em dia isso se perdeu e por mais que tenhamos meios mais rápidos como email e whats app, por exemplo, acredito que deveria ser mantido essa prática pelo menos entre pessoas mais próximas, como um casal de namorados ou até mesmo entre amigos. É muito boa a sensação de receber uma carta, a expectativa de abrir o envelope ou de receber a próxima. Enfim, eu acho a troca de cartas algo muito íntimo.

Uma curiosidade interessante é que as protagonistas de Kleypas e Quinn apresentam o mesmo nome. No Livro Paixão ao Entardecer temos Beatrix Heloise Hathaway e no livro Para Sir Phillip, Com Amor temos Eloise Bridgerton. No primeiro livro citado temos a menção da freira escritora Heloísa de Argenteuil ou Heloísa Paráclito, conhecida por seu amor e correspondência com o filósofo Pedro Abelardo. Kleypas provavelmente colocou o segundo nome de Beatrix de Heloisa devido a isso, já não tenho certeza se Quinn fez o mesmo, mas achei esse aspecto curioso e intrigante.


Viuvez
Na maioria dos Romances de Época nos deparamos com jovens inocentes que nunca tiveram contato com homens, portanto sempre fico empolgada quando aparece uma personagem mais madura e com um passado para contar. Claro que viuvez não é uma coisa legal, e geralmente apresenta uma história triste, mas também pode vir acompanhado de mistérios e segredos bombásticos. Eu não sou fã de drama, mas os Romances de Época costumam ser bem leves, então mesmo se tratando de algo sério e triste, a trama se desenvolve de forma delicada e singela. Exemplos que adoro: O Conde Enfeitiçado (Os Bridgertons), Uma Proposta & Nada Mais (Clube dos Sobreviventes) e Para Sir Phillip, Com Amor (Os Bridgertons).


E aí curtiram os temas selecionados? Já leram algum livro com alguma história de amor onde o casal brigava muito ou se correspondia por cartas ou o mocinho(a) era viúvo(a)? Compartilhem comigo, a resposta não precisa ser necessariamente de época. 


Bjokas da Elo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo