[Resenha] As Aventuras de Sherlock Holmes


Resenha: As Aventuras de Sherlock Holmes
Autor: Sir Arthur Conan Doyle 
Editora: Zahar
415 páginas

Este livro é uma coletânea de 12 contos do detetive Sherlock Holmes. Foram originalmente publicados nos anos de 1891 e 1892 pela Strand Magazine. Essa é uma ótima opção para quem nunca leu ou quer conhecer mais sobre as incríveis aventuras do detetive mais famoso do mundo.


“Nada é mais enganoso que um fato óbvio.” 

São histórias curtas, porém muito bem desenvolvidas e fechadas. Durante a leitura há várias referências de outras histórias do detetive (inclusive alguns contos fazem referências a outros contos deste mesmo livro). Foi ótimo poder conhecer mais sobre Holmes e seu nobre companheiro Dr. Watson. A narrativa é sob o ponto de vista de Watson que se mostra sempre fascinado e perplexo pela capacidade de Holmes em solucionar crimes (desde os mais simples aos mais complexos). As aventuras giram em torno de várias situações peculiares, nem sempre abordam sobre assassinatos, alguns é sobre objetos perdidos ou roubados e até mesmo situações que já eram consideradas resolvidas pela polícia. 

“Naquele caso eu ouvira o que ele ouvira, escutara o que ele escutara, e no entanto era evidente por suas palavras que ele percebia claramente não só o que acontecera como o que estava prestes a acontecer, enquanto para mim toda questão continuava confusa e absurda.”


Os 12 Contos do livro:
*Escândalo na Boêmia
*A Liga dos Cabeças Vermelhas
*Um Caso de Identidade
*O Mistério do Vale Boscombe
*As Cinco Sementes de Laranja 
*O Homem da Boca Torta
*O Carbúnculo Azul
*A Banda Malhada
*O Polegar do Engenheiro
*O Nobre Solteirão
*O Diadema de Berilos

*As Faias Acobreadas


“Eu estava tão acostumado a seu invariável sucesso que a possibilidade de ele vir a fracassar nem me passava mais pela cabeça.”

Holmes é um detetive excêntrico, que se atenta pelos detalhes. Se algo é resolvido fácil demais, ele já busca observar por detalhes que os policiais deixaram passar por acharem irrelevantes. E para Holmes nada é irrelevante. É um detetive que consegue se disfarçar como ninguém, cujo palpite é 'quase' sempre certeiro, pois sim, ele também erra e sim já conseguiram enganar o famoso Sherlock Holmes. O que me fez admirá-lo ainda mais porque apesar de suas habilidades sobre-humanas, ele não deixa de ser um humano com falhas, acertos e erros. A amizade entre Holmes e Watson é verdadeira e sincera, é muito lindo ver a confiança e admiração que um tem pelo outro.

“Faz uma diferença considerável para mim ter comigo alguém em que posso confiar inteiramente.”  (Holmes sobre Watson)

“Nada me dava mais intenso prazer que acompanhar Holmes em suas investigações profissionais e admirar as deduções rápidas, tão instantâneas quanto intuições, e não obstante sempre fundadas numa base lógica, com que destrinchava os problemas que lhe eram submetidos." (Watson sobre Holmes)


“Não se tratara de uma mera troca de roupa. A expressão de Holmes, suas maneiras, até sua alma pareciam se transformar a cada novo papel que assumia. O palco perdeu um excelente ator, assim como a ciência perdeu um cérebro afiado, quando ele se tornou um especialista em crimes.”

“A singularidade é quase invariavelmente uma pista. Quanto menos características tem um crime, quanto mais lugar-comum ele é, mais difícil se torna elucida-lo.”


“Em regra, disse Holmes, quanto mais insólita uma coisa, menos misteriosa se revela depois. Esses crimes banais, sem nada que os distinga, é que são os mais intrigantes, assim como um rosto comum é o de mais difícil identificação.”

Esse é um livro que pode ser lido ao longo do ano ou quando você quer passar uma tarde agradável lendo algo divertido. Não posso deixar de mencionar a lindeza que é esta edição. Este livro faz parte da edição bolso de luxo da editora Zahar. O livro apresenta capa dura, com tamanho (12x17cm) super prático para carregar na bolsa e faz parte de uma coleção composta (com esta) por 9 títulos (O Cão dos Baskerville, Um Estudo em Vermelho, Histórias de Sherlock Holmes, As Aventuras de Sherlock Holmes, O Último Adeus de Sherlock Holmes, O Signo dos Quatro, O Vale do Medo, A Volta de Sherlock Holmes, As Memórias de Sherlock Holmes)Todos os livros apresentam um design de capa semelhantes com a silhueta do famoso detetive e um fundo representando algum lugar ou cena que corresponda, possivelmente, as histórias dos livros. Os livros também apresentam lindas ilustrações feitas por Sidney Paget para Strand Magazine, em 1891. Tá aí uma linda coleção para se ter na estante. As Aventuras de Sherlock Holmes é uma leitura agradável, fluida com personagens ilustres da literatura. Um dos meus contos favoritos do livro foi A Banda Malhada. Super recomendo!


Eloise G.F



8 comentários

  1. Essas edições da Zahar estão belíssimas mesmo!
    Para esse ano quero tentar ler na ordem e já comecei.
    Adorei a resenha e este também está na lista.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Eloise.
    Eu particularmente adoro os livros do Arthur Conan e ele é o único autor que me faz ler contos fielmente. Gostei muito dos pontos que colocaste porque essa obra é realmente uma das minhas favoritas. Foi a primeira de contos que li, então seu post ainda entrou no meu lado emocional.
    O meu conto favorito é Um Escandalo Na Boêmia. Shippo Irene e Holmes desde os filmes.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Oiee, amei a dica!
    Conhecer Sherlock Holmes é uma das minha metas em aberto para 2019, e sua indicação veio em um bom momento, porque esse livro já está sendo adicionado a minha lista. Amei a resenha, e as fotos. Ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esse genero! ainda não li nada de sherlock, meu forte é poirot hahha, mas tenho muita vontade de ler esses e essas edições da zahar estão lindas demais ne!
    Conheço a amizade do detetive com watson pelos filmes e admiro muito!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Arthur Conan foi um dos responsáveis pelo meu amor a literatura, outro foi Jules Verne. O primeiro livro com Sherlock que li foi "Um estudo em vermelho". Nessa coletânea estão um dos meus contos favorito do autor: "O mistério do Vale Boscombe", "A liga dos cabeças vermelhas", "Um escândalo na Boemia", e também gosto muito de "A banda malhada" (CABULOSO). Arthur era um excelente contistas, bem como um excelente romancista. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Sabe aquele personagem que você conhece por nome, mas nunca leu um livro com ele ou assistiu um filme em que ele aparece? Pois bem, nunca li e nem assisti nada com o Sherlock Holmes, mas já ouvi falarem tanto dele, que é quase como se eu o conhecesse, rs.
    Acho que vou seguir a sua dica e tentar conhecer a escrita do Arthur Conan esse ano lendo esse livro de contos, pelo menos vou tentar. Assim mato a minha curiosidade e finalmente "conheço" o Sherlock.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Eu amo o Sherlock, mas estou tão mal organizada que ainda não li os últimos livros que comprei. Sou apaixonada pela série também! Até os jogos eu já joguei kkk Mas enfim...
    Adorei o post e a resenha maravilhosa! Fiquei com ainda mais vontade de ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem?

    Nossa amo essa edição da zahar, não tem como não gosta...está linda, além das histórias reunidas do Sherlock. A proposta está maravilhosa, amei os quotes e com toda certeza é uma ótima indicação, afinal quem não ouviu falar de Sherlock Homes um dos detetives mais amado ! Já ouvi falar muito bem da escrita do autor e quero comprar o físico com toda certeza.

    ResponderExcluir

Topo