[ConversacomElo] Como Escrevo e Avalio minhas Resenhas?


Olá leitores!~~ Faz tempo que gostaria de escrever algo a respeito desse assunto para poder conversar com vocês. Acho que todo mundo tem seu jeitinho de escrever. Então, hoje compartilho com vocês algumas características que utilizo e que estão sempre presentes quando vou escrever minhas resenhas:
-Não (re)escrevo sinopses: faço um breve resumo, em minhas palavras, do que eu entendi da história para em seguida dizer o que eu achei. 
-(Tento) evitar resenha longa: eu tento não ficar enrolando muito na resenha (no ig é impossível e não gosto de colocar nos comentários continuação). Acredito que essa seja a parte mais difícil quando se trata de um livro favorito, onde você quer compartilhar aquele amor surreal por aquela leitura. 
-Sem spoiler: sempre evito spoilers, principalmente quando se trata de alguma continuação. Nessas ocasiões abordo mais minhas impressões gerais daquela leitura e se ela atendeu, superou ou não minhas expectativas como continuação de uma série.
-Notas: eu acho muito difícil dar notas. Muitas vezes fiquei pensando em retirar essa parte das minhas resenhas. Não gosto de quebrar o número, por exemplo dar 4,5 (toc meu hhaha), se for para dar nota eu me sinto mais a vontade colocando o número fixo 3 ou 4, por exemplo. Cada número, para mim, corresponde a uma referência: 5 é excelente, 4 é muito bom, 3 é bom, 2 é regular e 1 é péssimo. Até hoje nunca dei nota 1 a uma resenha, ainda bem. Mas enfim, acho que antes do número o que mais importa é o conteúdo da resenha.
-Curiosidades: eu adoro buscar, fuçar e conhecer mais sobre uma obra, sobre aspectos ou citações que um autor inseriu em seu texto (algum livro, algum lugar, alguma referência histórica...). Eu sempre marco com post it para depois da leitura ir conferir essas coisas. Quando as acho interessantes, faço um post a parte só com curiosidades e isso acaba sendo inevitável porque amo pesquisar e me divirto muito fazendo posts do tipo.
-Anotações: eu também costumo anotar em algum bloco de notas ou celular algum sentimento ou palavra que me vem em mente quando estou lendo o livro.
Acho que é isso, quando eu escrevo faço uma breve apresentação do livro e em seguida busco falar minhas impressões, sempre sendo sinceras independentemente de serem boas ou ruins, mas sem denegrir o autor ou a editora. Ah e tento não colocar a frente meu gosto particular. Busco avaliar o livro como um todo, sua escrita, como autor constrói e apresenta seus personagens, se o final possui pontas soltas (caso tiver me questiono, afinal pode ter sido proposital ou não), se o final foi corrido ou não, se a leitura é densa ou fluida, se possui erros gramaticais ou de digitação, se os personagens me conquistaram... Enfim, reflito bastante sobre e sim demoro escrever minhas resenhas. Mas não importa o tempo que eu gaste é uma atividade que gosto muito e acho legal compartilhar com vocês minhas impressões, como também ler as impressões e conhecer livros novos através dos blogs e igs de vocês. Resenhar para mim é uma atividade que  proporciona uma maior aproximação com o livro e o autor. A história fica mais tempo em minha mente, se for um livro favorito então, fica para sempre!<3
E você, tem uma fórmula própria para escrever suas resenhas? Gosta de escrever resenhas? Compartilhe comigo!
Bjokas da Elo!<3

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo