[Série Literária] O Quarteto do Norte


Olá leitores! Para aqueles que amam romance de época ou querem conhecer o gênero, saibam que temos muitos autores nacionais cujas histórias são envolventes e os personagens cativantes. Hoje indico a vocês a série O Quarteto do Norte da autora Chirlei Wandekoken. A série é composta por 4 livros ("A Estrangeira", seguido por "A Ama Inglesa", "Um Cocheiro em Paris" e "Fronteira da Paz") e é publicada pela Editora parceira Pedrazul, que publica clássicos ingleses e também possui em seu catálogo vários romances de época/ históricos escritos por autores contemporâneos.


O primeiro livro da série, A Estrangeira, é um romance histórico, ambientado principalmente na Inglaterra, que tem como protagonistas o Conde de Northumberland também conhecido como o conde Hotspur e a misteriosa estrangeira Eliza Schumacher. A história se passa em 1830, mas a narrativa é intercalada com uma trama que se passa há 442 anos antes com intuito de retratar a vida do ancestral do conde, Sir. Henry Percy também apelidado como “Hotspur”, o segundo conde de Northumberland e seu romance com uma moça chamada Mary Evans. A autora traz muitas referências históricas tantos de lugares como de pessoas e inicia seus capítulos com lindas citações de autores como Thomas Hardy, Jane Austen, Emily Bronte, entre outros. O romance retrata muitos acontecimentos e personagens que de fato existiram. Dentre eles está a rivalidade entre o clã Percy e clã Douglas e a famosa Batalha de Otterbourne que são encontrados em sites e livros de história para quem tem interesse (assim como eu) de se aprofundar melhor no universo criado pela autora. A construção de suas personagens, tanto protagonistas como secundários, todos são cativantes, verossímeis e possuem algum segredo para contar, o que instiga a curiosidade do leitor a querer conhecer mais sobre eles. E o melhor disso tudo, é que os próximos volumes retratam justamente a história desses personagens secundários. A Estrangeira é um romance arrebatador, com uma história intrigante, recheada mistérios e segredos bombásticos. Caso queira conhecer mais tem resenha completa aqui no blog, segue link, Resenha A Estrangeira.

"Era a vida pulsando dentro dela, lembrando-a de que o amor circundava-a como um cheiro suave. Nada podia ser como antes, algo mudara repentinamente, mas de maneira indelével; e seus planos tomaram outro rumo." (A Estrangeira)


A Ama Inglesa, segundo volume da trama, aborda a história de Leonora e o duque de Pudhoe, casal que já vimos junto no primeiro volume da série. A autora nos revela o passado de Leonora e retrata o primeiro encontro e início do relacionamento dela com o duque. Leonora era filha de uma francesa e um cuidador de cavalos  que trabalhava para a duquesa viúva de Pudhoe. Perdera os pais muito jovem e teve uma vida muito difícil. É uma protagonista que enfrenta muitos obstáculos e que sabe elaborar uma boa fuga para seus problemas. É um livro mais curto, porém envolvente. Foi divertido rever alguns personagens, como eles eram antes dos acontecimentos em A Estrangeira e conhecer mais sobre o passado e a história desse casal. É uma trama recheada de emoções, revelações e reviravoltas. Diferente do primeiro volume, e por ser mais curto, a trama aborda menos aspectos históricos e gira em torno mais da vida das personagens, com um romance mais sensual e uma paixão intensa e arrebatadora. O nome Quarteto do Norte faz referência aos quatro cavalheiros principais da série: Arthur Pearl, duque de Pudhoe, Lorde Edward Percy, conde de Nothumberland e seu irmão lorde Robert e Oliver Ashlie Stanhope, duque de Belvoir . A amizade deles é bem sólida e verdadeira.

"Os quatro eram magníficos, cada um tinha sua própria beleza, embora fossem diferentes em suas feições havia um quê de semelhança entre eles." (A Ama Inglesa)


Em Um Cocheiro em Paris, temos a história do Duque de Belvoir e Lady Harriet Neville. Essa é uma história secundária que acontece em A Estrangeira. Portanto, a trama do terceiro volume ocorre ao mesmo tempo do primeiro. O romance entre Harriet e o cocheiro é um dos meus favoritos, então não tem como negar o quanto fiquei animada quando li o volume que retrata com mais detalhes este romance. Harriet é prometida de Edward Percy, mas ambos não desejam este casamento. Edward está apaixonado pela estrangeira, enquanto Harriet havia se apaixonado por um cocheiro que a salvará em Paris. O encontro entre os dois ocorre de forma inusitada. O duque de Belvoir sai às pressas da casa de sua amante (que era amante de outro homem)XD , devido a correria o duque não teve outra escolha senão dirigir sua própria carruagem pelas ruas de Paris. No caminho ele acaba socorrendo Harriet e sua tia que estavam presas numa outra carruagem devido a um acidente. Assim como em A Ama Inglesa, este romance é curto e centrado nos personagens principais. É um romance que esbanja sensualidade, mas que ao mesmo tempo retrata uma linda história de amor. É aquela trama que você não quer que acabe. Ambos possuem cicatrizes do passado e vivem a vida lidando com isso. São dois personagens que se completam. Dos quatro cavalheiros que compõem o Quarteto, o duque de Belvoir é, com certeza, meu favorito. Harriet também me conquistou com seu jeito de ser. A jovem foge dos padrões de beleza da sociedade e é considerada muitas vezes sem graça e monótona, inclusive por seu próprio primo Edward, o que acaba sendo um erro. Harriet é tímida, mas é muito inteligente e sabe o que quer, não sendo nada boba. O duque de Belvoir a enxerga do jeito que ela é, e isso é um dos pontos que mais gosto neste romance. Harriet também se apaixona por ele sem pensar em títulos ou riqueza, afinal ela pensa que ele é um humilde cocheiro.

"Por que há de haver coisas eternas da vida transitória? Já viu refletida uma imagem com nitidez em águas de grande correnteza? A vida não faz outra coisa senão passar velozmente." (Um Cocheiro em Paris)


Em Fronteira da Paz nos deparamos com duas histórias de amor, muita ação e lugares exóticos. O livro se passa após a história de A Estrangeira. Lady Leanah finalmente iria se casar com lorde Robert Percy, o irmão mais novo do conde de Northumberland, Edward Percy. Contudo, o destino lhe pregou uma peça. Robert cai numa armadilha e se casa às pressas com sua antiga prometida, Charlotte Mortimer. Pensando que foi abandonada lady Leanah decide se vingar e se aproxima de Elizabeth Douglas, uma cortesã regenerada com intuito de aprender tudo o que precisa para deixar todos os homens aos seus pés. Charlotte caiu na mesma armadilha que Robert, e foi obrigada a se casar com o primo. Cansada da vida que ia levando cheia de regras e tendo que dar satisfação a sociedade, a jovem foge logo após o casamento. Em sua fuga conhece o lindo capitão Garvery. Nesta história acompanhamos os três pontos de vista. A aventura de Charlotte ao lado do capitão do navio e a história de Robert e Leanah, um casal que estava separado devido a uma armadilha que pegou a todos desprevenidos. Essa história é bem emocionante e cheia de reviravoltas. As minhas partes favoritas ficaram com Charlotte e o capitão. Mas a vingança de Leanah foi um dos pontos altos da trama. Uma história divertida, com muita ação e romances arrebatadores.

"Malditos rompantes que não lhe davam tempo para pensar antes de falar. Estava sozinha, numa terra estranha, acabara de ser roubada, estava com um estonteante pirata de quase dois metros de altura e o chamara de lindo." (Fronteira da Paz)

Já conhece a série?
Neste mês de novembro a autora nos trouxe uma novidade sobre a série. Já mostrei no instagram e amanhã estarei compartilhando por aqui no blog também. <3 
Para adquirir um livro na série basta acessar o site da Pedrazul Editora, CLIQUE AQUI.

Bjokas da Elo!



6 comentários

  1. Oie!!
    Eu adoro romances de época, mas acho que só li um nacional até hoje.
    Então, claro que adorei conhecer essa série e vou incluir entre minhas leituras. As capas também são lindas!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oii Eloise.
    Eu conheço a série das suas indicações. Parece ser uma série formidável e me anima saber que é nacional, muito embora não tenha cara nem títulos que remetam o Brasil. Talvez eu leia um dia.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não curto muito romances de época, mas acho legal quando o livro traz referências históricas, trazendo a história um pouco para o mundo real, como foi o caso do primeiro volume dessa série. Achei muito interessante a forma que você deu uma situada na série toda, para quem quiser conhecer.

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Não conhecia, mas adorei, pois amo romance de época. Não decidi qual foi meu livro favorito, mas gosto de histórias como a primeira que possuem referências históricas, acho incrível. Também gosto de quando a autora consegue misturar a sexualidade com momentos românticos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, oi,
    Primeiro, parabéns por citar/indicar obras nacionais, ajudando nossos escritores. <3 De todos da lista, acho que o qual mais me interessei foi "Um Cocheiro em Paris", lendo a descrição tentei ir imaginando como a autora desenvolveu a história e foi conduzindo os personagens. Me pareceu ser um dos mais divertidos - e olha que não costumo ler Romances de Época, hahaha.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, AMO DE TODO CORAÇÃO a escrita da Chirlei Wandekoken, nada haver com ter um livro dedicado pra mim (Sim, ela reconheceu que o Cocheiro é meu.. risos) Mas principalmente por serem romances históricos, com a vida real naquele tempo fazer um papel tão importante na vida e história dos personagens. Além do mais ela tem aquela pegada linda de novela, que te deixa desesperado (do melhor jeito) pra ler o próximo capítulo. Parabéns pelo post, acabei de reler, agora em meio físico A ama inglesa e quando os céus conspiram e foi uma experiência incrível!! Recomendo! ~ Beijos, Elis

    ResponderExcluir

Topo