[Série Literária] Os Hathaways



Já fazia um tempo que queria ler “Os Hathaways” e confesso que a série atendeu e superou todas as minhas expectativas. Eu já conhecia a escrita de Kleypas através da série “As Quatro Estações do Amor”, onde me encantei com a ótima construção de suas personagens, ambientação e sua narrativa rica e repleta de curiosidades que se baseiam em alguns fatos históricos. É bem interessante que a maioria (praticamente quase todas) as autoras de romance de época compartilham o mesmo universo de suas séries, portanto se tornamos íntimos de seus personagens e podemos revê-los, mesmo que breve, em outras histórias. Nos livros de Kleypas, temos como exemplo Cam Rohan que aparece como personagem secundário na série “As Quatros Estações do Amor” e é o mocinho protagonista do primeiro volume de “Os Hathaways”.

Desejo à Meia Noite é o primeiro volume da série onde somos apresentados a família Hathaway composta por quatro damas, Amelia, Win, Poppy e Beatrix, pelo irmão mais velho, Leo e por um irmão de consideração, Merripen, um rom, sobrevivente de uma caça aos ciganos. A série já inicia com chave de ouro com personagens carismáticos e divertidos e um romance de tirar o fôlego. Neste livro temos como protagonistas Amelia e Cam Rohan. Rohan e Merripen  vieram de uma família cigana, portanto há muitas referências a língua romani e sua cultura, principalmente nos dois primeiros livros. Nota:5/5



No segundo volume, Sedução ao Amanhecer, temos como protagonistas a frágil Winnifred e o misterioso Merripen. Neste livro houve um maior aprofundamento sobre a história da família e revelações mais detalhadas sobre os acontecimentos do passado. Outro aspecto que amo neste volume é a introdução da personagem Catherine (a governanta) à história, o que deixa tudo ainda mais divertido. A única coisa que me incomodou neste volume foram as atitudes do mocinho e o final que foi bom, mas que poderia ter sido desenvolvido de outra maneira. Nota:  4/5


Casamento Hathaway é um conto extra da série que acontece logo após o segundo volume, portanto recomendo ler na ordem que fica bem bacana. Eu sempre fico impressionada com a capacidade de Kleypas em criar histórias tão deliciosas e divertidas em poucas páginas. Um conto simples e leve e ao mesmo tempo repleto de sentimentos e muito humor. Nota: 4/5


Tentação ao Pôr do Sol foi um dos livros que mais me surpreendeu nesta série. Isso porque eu não imaginava gostar tanto de Poppy assim e me divertir tanto com este mocinho “vilão”, chamado Harry Rutledge. Poppy é mencionada em outros volumes, mas para quem ler a série entende que de todos os irmãos a mais mencionada é a Beatrix, portanto, sinceramente não sabia o que esperar da história de Poppy, por isso este livro foi uma enorme e maravilhosa surpresa. Está entre meus favoritos da série. Nota: 5/5 <3


Manhã de Núpcias é o penúltimo volume da série e um dos mais esperados por mim. O livro gira em torno do romance de Catherine e Leo, que são dois personagens que brigam como cão e gato e são mencionados em quase todos os livros. Ele é o patrão e ela a governanta, o que deixa tudo ainda mais divertido. Dois mundos diferentes que se completam perfeitamente. Uma leitura fluida, divertida, sensual e recheada de mistérios, entrando com certeza, para a lista de favoritos da série. Nota: 5/5 <3


Paixão ao Entardecer encerra –infelizmente- a história de Os Hathaways. Não vou negar que estava apreensiva, empolgada e receosa de ler essa história. Afinal, finalmente entraríamos na cabecinha da querida Beatrix, a mais excêntrica dos excêntricos e a personagem mais divertida de toda a série. Posso afirmar que a autora não só iniciou como também fechou a série com chave de ouro. Fiquei encantada pelo romance de Beatrix e o capitão Christopher Phelan, uma história delicada e ao mesmo tempo divertida. Beatrix amadurece sem perder sua essência e se torna a mulher que acredito que todos os leitores esperavam que iria ser: forte, determinada e corajosa são algumas de suas inúmeras qualidades. Mais um livro para a lista de favoritos da série. Nota: 5/5 <3


Eu não tenho o que reclamar da narrativa de Lisa Kleypas, sério, ela consegue ser excepcional. Seus romances são envolventes e tudo é disposto na dose certa. A autora desenvolve não apenas um romance arrebatador, mas todo um ambiente verdadeiro baseado em situações e acontecimentos que remetem aquela época. E o que eu acho mais incrível em sua escrita, é o fato dela conseguir conectar situações e vidas de personagens com tamanha naturalidade e fluidez. Eu li duas séries dela, até então minha favorita continua sendo “As Quatros Estações do Amor”, pois tenho um carinho muito muito forte pelas “Folhas Secas”, mas confesso que “Os Hathaways” não fica muito atrás. A família Hathaway é excêntrica, cheia de defeitos e problemas, é praticamente os Bridgertons do avesso (risos), mas são tão encantadores quanto. São personagens carismáticos, divertidos, plausíveis que conquistaram e aqueceram meu coração. É interessante que os livros contam com histórias que retratam várias situações importantes e relevantes como depressão, vícios e cleptomania, além de introduzir a linda cultura dos ciganos, abordando tópicos como preconceito e misticismo. Uma série de época que quando você inicia não quer parar, uma leitura leve, fluida e extremamente divertida. Super recomendo!

**Abaixo alguns dos meus quotes favoritos:

“– Ficará mais segura se permanecer lá dentro. 
– Conto com sua proteção ou não? 
– Querida – disse ele com uma suavidade que abafou o ruído da multidão –, talvez seja de mim que a senhorita mais devesse se proteger.” (Desejo À Meia Noite)

"– Cam tem sido uma espécie de forasteiro a vida toda. Mesmo quando vivia com os rons. Acho que, em segredo, sempre esperou encontrar um lugar ao qual pertencesse. Mas até encontrá-la, não lhe ocorreu que talvez ele não estivesse procurando um lugar, e sim uma pessoa." (Desejo À Meia Noite)

"– Deixe o passado para trás e olhe apenas para o que tem pela frente. Só então vai poder encontrar um novo caminho. Uma nova vida. É o que dizem os gadje... mas acho que também deve fazer sentido para os ciganos." (Sedução ao Amanhecer)

“– Mas não consigo deixar de ter esperanças de encontrar alguém que veja o mundo como eu.” (Casamento Hathaway)

“Essas regras são muito tolas e sem sentido. Modos, espartilho, fofoca, aspargo, garfos… e, ó céus, conversas educadas. Se não posso falar sobre algo real, prefiro nem falar.” (Casamento Hathaway)

“Ela queria ser amada… ser arrebatada, desafiada, surpreendida.” (Casamento Hathaway)

“Mas eu trato os animais com gentileza e respeito. A maioria responde muito bem a isso. Pode tentar, algum dia.” (Casamento Hathaway)

“Não precisa mudar seu modo de ser para agradar outra pessoa. Você é perfeitamente maravilhosa assim como é. – Ela sorriu. – Só quero que seja feliz. E não acho que consiga ser se não estiver livre para seguir seu coração.” (Casamento Hathaway)

"Havia se apaixonado por um príncipe, mas acabara nos braços de um vilão. E seria tudo mais fácil se continuasse vendo a situação nesses termos simplistas. Porém seu príncipe não chegava nem perto de ser perfeito como parecia... e o vilão era um homem atencioso, de sentimentos intensos. Finalmente ficava claro para ela que amor não tinha a ver com encontrar alguém perfeito para casar. Amor era enxergar a verdade da pessoa e aceitar todas as suas nuances, o bom e o ruim. Amar era uma habilidade. E Harry a tinha em abundância, mesmo que ainda não estivesse preparado para aceitar isso." (Tentação ao Pôr do Sol)

"– Todo relógio tem uma. A roda gira para a frente e para trás sem parar. É isso que faz o barulho típico, o tique-taque, e o que move os ponteiros para marcar os minutos. Sem a roda, o relógio não funciona. Você é minha roda de equilíbrio, Poppy."  (Tentação ao Pôr do Sol)

“Acredito que o destino é quem somos e o que fazemos de nossas oportunidades." (Manhã de Núpcias)

 “– Você vai perder essa batalha, Cat. E, mesmo assim, ficará muito feliz com a derrota.” (Manhã de Núpcias)

“– Já houve dezenas de vezes no passado em que eu deveria ter gostado de algum cavalheiro em particular. Ocasiões convenientes, apropriadas, fáceis. Mas não, quis esperar por alguém especial. Alguém que faria meu coração parecer ter sido pisoteado por elefantes, jogado no rio Amazonas e devorado por piranhas.” (Paixão ao Entardecer)

“– Venho de uma família de pessoas cheias de defeitos, que se casam com outras pessoas cheias de defeitos. Todo mundo se arrisca quando ama.
– Eu a amo demais para arriscar sua segurança.
– Ame-me ainda mais então – implorou ela. – O bastante para se casar
comigo sem se importar com os obstáculos.” (Paixão ao Entardecer)

Eloise G.F


6 comentários

  1. Oi Eloise.
    Eu gostei bastante do post porque preciso ler Os Hattaways. Faz muito tempo que não leio séries de romances de época e essa está no top list, porque gosto de mais da escrita da Lisa Kleypas.
    Fiquei animada para leitura.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu sei que assim que ler o primeiro livro dessa autora nunca mais irei parar de lee, pois amo essa dinamicdde petsonagpersecundarios virarem protagonistas. Acho que esse é o motivo de também ar séries de tv...e, pela sua resemhr, já imaginei wqu essa série de livros bem que poderia ser adaptada pela Netflix.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aiinnnn, que lindo!!!!
    Eu comecei essa série, mas não peguei o ritmo e acabei deixando ela de lado prometendo voltar depois, e até hoje nada, e sempre que leio suas resenhas lembro que tenho que começar ela. E isso ocorreu novamente! kkkkkkk não sou de fazer metas ou estipular uma lista de leitura, mas com certeza essa série será minha principal meta para 2019.
    Ps: o primeiro quote de "Paixão ao Entardecer" me define muito aaahhhhhhhhhhh
    Amei esse post Elô!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço ainda a escrita da autora, mas sempre vejo resenhas positivas dessa obra.
    Olhando assim em um todo como vc fez eu meio que tenho certeza que vou amar! Tem todos os ingredientes para uma boa trama, além daquele romance bom que tanto amamos!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Minha lista de leituras de romance de época acaba de aumentar consideravelmente. Satisfeita, Elo? Hahaha xD Só li a série das quatro estações do amor, e confesso que ainda não me senti arrebatada pela Lisa Kleypas, como já aconteceu com outras autoras. Mas concordo em muitas coisas que você exaltou, como a ambientação das histórias e o incrível universo compartilhado que ela criou. Amo demais isso! Também adoro a capacidade dela de criar "mocinho-vilão", então estou muito curiosa para conhecer mais essa série dela. Adorei a recomendação <3 Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Elo, eu necessito ler Os Hattaways.
    Menina que capas são essas? São de encher os olhos.
    Ano que vem minha meta é ler mais romances de época, por isso vou anotar suas dicas preciosas, pois você entende bem do assunto kkk.
    Bjocas amora.

    ResponderExcluir

Topo